Sujeito, ideologia e a disciplna no ambiente virtual da uab-unb: uma análise de discursos para uma imagem de si
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v7i1.561Palavras-chave:
Análise de Discursos, Disciplinas virtuais, Educação a DistânciaResumo
Este artigo apresenta uma pesquisa de mestrado acerca dos discursos de uma disciplina virtual da UAB-UnB presentes em suas estratégias de enunciação e nas imagens associadas a seus interlocutores. Adotou-se, como perspectiva teórico-metodológica, a Análise de Discursos (AD), de caráter interpretativo. Como resultado, a pesquisa mostrou que a prática social de elaboração da disciplina virtual constrói uma imagem discursiva dos sujeitos envolvidos na Educação a Distância on-line; os discursos presentes nessa disciplina revelaram diferentes modos de incorporação das tecnologias digitais; e o ideológico presente no desenho da disciplina se marcou sempre quando suas matérias significantes se relacionaram com as suas “condições de produção”.
Downloads
Métricas
Referências
CASTELLS, M. A era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999. v. 1.
CASTELLS, M. A era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999. p. 411-439. v. 3.
CASTELLS, M. Fluxos, redes e identidades: uma teoria crítica da sociedade internacional. In: CASTELLS, M. et al. Novas perspectivas críticas em educação. Porto Alegre: Artes Médicas,1996.
CHARAUDEAU, P. Discursos das mídias. Tradução Ângela S. M. Corrêa. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2009.
CHARCZUK, S. B.; ALONSO, K. M.; ARAGÓN, R. SILVA, D. G. da. Aprender e ensinar em tempos de cultura digital. EmRede- Revista de Educação a Distância, 2014. v. 1. n. 1.
FEENBERG, A. A fábrica ou a cidade: qual o modelo de educação a distância via web? In: NEDER, R. T. (org.). A teoria crítica de Andrew Feenberg: racionalização democrática, poder e tecnologia. Brasília: Observatório do Movimento pela Tecnologia Social na América Latina/CDS/UnB/Capes, 2010.
FOUCAULT, M. A ordem do discurso - aula inaugural no College de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 19. ed. São Paulo: Loyola, 2009.
KENSKI, M. V. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas-SP: Papirus, 2007.
LÉVY, P. Educação e Cybercultura. In: LÉVY, Pierre. Cibercultura. França: Odle Jacob, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Luciana Maria Libório Eulálio
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).