A disciplina atenção primária à saúde da mulher do curso de medicina da UFMG mediada por tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v7i1.551Palavras-chave:
Educação a distância. Medicina. Unidade Básica de Saúde. Metodologia de EnsinoResumo
Discutimos o impacto da Educação a Distância aplicada à disciplina Atenção Primária à Saúde da Mulher, da Faculdade de Medicina da UFMG. Essa disciplina é ministrada em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com o objetivo de capacitar alunos para o atendimento ambulatorial. Como algumas UBSs não possuem espaço adequado ao ensino acadêmico o conteúdo teórico da disciplina e as avaliações foram disponibilizados virtualmente. Investigamos a aceitação da metodologia, a retirada da teoria dos ambulatórios, a relação entre o ambiente virtual Moodle e o aprendizado, a motivação para o estudo, o local de acesso ao Moodle e o sistema operacional. Os resultados mostraram que a estratégia de adoção da EaD empregada foi bem aceita pelos alunos, melhorando o aprendizado e otimizando o atendimento nas UBSs.
Downloads
Métricas
Referências
BASTOS, F. P.; ALBERTI, T. F.; MAZZARDO, M. D. Ambientes virtuais de ensino-aprendizagem: os desafios dos novos espaços de ensinar e aprender e suas implicações no contexto escolar. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 3, n. 3, p. 2 – 9, maio. 2005.
BRASIL. Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018. Dispõe sobre a proteção de dados pessoais e altera a Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014 (Marco Civil da Internet). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 155, n. 157, p. 59-64, 15 ago. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 1.428 de 28 de dezembro de 2018. Dispõe sobre a oferta, por Instituições de Educação Superior - IES, de disciplinas na modalidade a distância em cursos de graduação presencial. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 250, p. 59, 31 de dezembro de 2018.
CHIRSTENSEN, C.; HORN, M.; JOHNSON, C. Inovação na sala de aula: como a inovação de ruptura muda a forma de aprender. Porto alegre: Armed,2009.
CORRADI, W. J. B.et al. O Ciclo Básico de Física: Desafios e Soluções das Disciplinas Semipresenciais. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. SIED: EnPED:2014, São Carlos. Anais [...] São Carlos: UFSCAR, 2014.
CORRADI, W. J. B.; PINHEIRO, C. B.; ALENCAR, S. H. P.; VIANNA, R. O.; MOREIRA, J. G. A.; BALZUWEIT, Karla; TÁRSIA, R. D.; NEMES, M. C.; FONSECA, L.; OLIVEIRA, W. S.; FONSECA, C. H. D.; VIEIRA, S.L.A. Apoio Didático para as disciplinas de Física do Ciclo Básico na Modalidade de Ensino a Distância na UFMG. ln: FIDALGO, F. et al. (org.). Educação a Distância: Tão Longe, Tão Perto. v. 1, 1.ed. Belo Horizonte: Editora CAED - UFMG, 2012. p. 195-220.
LITTO, F. M.; FORMIGA, M. O setor de Saúde e a EAD. In: Educação a Distância: o estado da arte. v. 2, São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009, p. 196-208.
KENSKI, V. M. Novos processos de interação e comunicação no ensino mediado pelas tecnologias. Cadernos de Pedagogia Universitária. São Paulo, v. 1, n. 7, nov. 2008. p. 1-24. Disponível em: http://www.prpg.usp.br/attachments/article/640/Caderno_7_PAE.pdf. Acesso em: 10 set. 2019.
MAIA, M. C. O uso da tecnologia de informação para a educação a distância no ensino Superior. Tese (doutorado em administração de empresa) - Escola de administração de empresa de São Paulo da fundação Getúlio Vargas. São Paulo. 2003.
PNAD Contínua – 2017. Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - Divulgação anual. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/ populacao/17270-pnad-continua.html?edicao=23205&t=o-que-e. Acesso em: 10 set. 2019.
POLAK, Y. N. S. A Avaliação do aprendiz em EaD. In: LITTO, F. M.; FORMIGA, C. (org.). Educação a Distância: O Estado da Arte. São Paulo: Pearson Education, 2009. p.153-160.
TORI, R. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Senac, 2010. Disponível em: :https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/44023. Acesso em 11 set. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Patrícia Gonçalves Teixeira, Eura Martins Lage, Mario Dias Corrêa júnior, Cirdes Lopes De Oliveira, Wagner José Corradi Barbosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).