Feedback de tutores: contribuições para a formação de estudantes na educação superior a distância

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v7i1.548

Palavras-chave:

Educação a Distância. Interação. Estudante. Formação.

Resumo

O estudo visa refletir sobre como o feedback de tutores pode contribuir para a formação dos estudantes da modalidade de educação a distância. Para tal, foi realizada a análise do discurso de 15 tutores que atuaram em uma universidade pública federal e participaram de uma formação continuada intitulada “Feedback como elemento formativo na EaD”. A análise dos registros foi realizada com a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). O discurso produzido suscita que o feedback é um recurso fundamental para qualificar a tutoria, pois engloba distintas perspectivas de interação através da escrita, sendo também uma ferramenta indispensável para o engajamento acadêmico e para consolidação da EaD pelo seu caráter formativo, interativo e social que promove na educação superior.

 

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
341
May 16 '20May 19 '20May 22 '20May 25 '20May 28 '20May 31 '20Jun 01 '20Jun 04 '20Jun 07 '20Jun 10 '20Jun 13 '204.0
| |

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais de qualidade para cursos a distância. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação a Distância, 2007.

BRASIL. Censo da Educação Superior 2016. – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2016. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2016/notas_sobre_o_censo_da_educacao_superior_2016.pdf. Acesso em: jan. 2020.

COFFERRI, F. F.; MARTINEZ, M. L.; NOVELLO, T. P. As Gerações na EaD: Realidades que se conectam. EaD em Foco, v. 7, p. 18-28, 2017. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v7i3.607

DUARTE, S. J. H.; MAMEDE, M. V.; ANDRADE, S. M. O. de. Opções Teórico Metodológicas em Pesquisas Qualitativas: Representações Sociais e Discurso do Sujeito Coletivo. Revista Saúde e Sociedade – USP. São Paulo, v. 18, n. 4, p. 620626, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/sausoc/v18n4/06.pdf. Acesso em: 15 jan. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-12902009000400006

GONZALEZ, M. Fundamentos da tutoria em educação a distância. São Paulo: Avercamp, 2005.

GUTIERREZ, F.; PRIETO, D. A mediação pedagógica: educação à distância alternativa. Campinas, São Paulo: Papirus, 1994.

KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas: Papirus, 2003.

KOURGANOFF, Wladimir. A face oculta da universidade. São Paulo: Ed. UNESP, 1990.

LEFÈVRE, F.; LEFÈVRE, A. M. C. O discurso do Sujeito Coletivo: Um novo enfoque em pesquisa qualitativa (Desdobramentos). 2 ed. Caxias do Sul: EDUCS, 2005. 256 p.

MAGGIO, M. O tutor na educação a distância. In: LITWIN, E. (org.). Educação à distância: temas para o debate de uma nova agenda educativa. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2001.

MARQUES, M. O. A aprendizagem na mediação social do aprendido e da docência. Ijuí: Editora Unijuí, 1995.

MILL, D., DIAS-TRINDADE, S., MOREIRA, J. A. M. Subsídios para a Educação a Distância como Campo Investigativo. REVISTA EDUCAONLINE, v. 13, p. 79-98, 2019.

NOVELLO, T. P. Cooperar no enatuar de professores e tutores. Rio Grande: FURG, 2011. Tese (Doutorado em Educação Ambiental) – Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande, 2011.

NOVELLO, T. P., PEREIRA, D. Educação a distância: seus cenários e autores. Revista Iberoamericana de Educación, v. 58, n. 4, 2012. p. 1-15. DOI: https://doi.org/10.35362/rie5841419

SILVA, W. B.; AMARO, R.; MATTAR, J. Distance Education and Open University in Brazil: History, Structure, and Challenges. International Review of Research in Open and Distributed Learning, v. 20, p. 99-115, 2019. DOI: https://doi.org/10.19173/irrodl.v20i4.4132

SOUZA, R. A.; MORAES, R. de A. A Educação a Distância como princípio educativo: possibilidades e/ou limites. Revista EmRede - Revista de Educação à Distância, v. 5, p. 460-471, 2018.

Downloads

Publicado

2020-05-15

Como Citar

Feedback de tutores: contribuições para a formação de estudantes na educação superior a distância. (2020). EmRede - Revista De Educação a Distância, 7(1), 69–80. https://doi.org/10.53628/emrede.v7i1.548