Compreendendo as formas de interação no MOODLE por uma educação a distância mais significante: uma abordagem enunciativa

Autores

  • Silvana Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, ssilvana2011@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-4069-580X
  • Daniel Rodrigues Affeldt Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, danielr.affeldt@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v7i1.541

Palavras-chave:

Subjetividade. Enunciação. Moodle.

Resumo

Neste artigo, analisamos interações entre professora e alunos na plataforma Moodle, referentes à modalidade de Educação a Distância oferecida em disciplinas de cursos de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Para tanto, fazemos observações sobre a natureza das interações feitas em EaD sob a luz da teoria da enunciação do linguista Émile Benveniste. De um corpus constituído por 32 interações, escolhemos as seis que julgamos ilustrar melhor nossas análises. Os resultados, de um ponto de vista quantitativo, revelaram a predominância da não-resposta dos alunos aos bilhetes da professora. Em contrapartida, uma análise qualitativa mostrou que, respeitadas as particularidades de uma aula a distância, as interações podem ser mais significantes.

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Biografia do Autor

Silvana Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, ssilvana2011@gmail.com

Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras- UFRGS.

Daniel Rodrigues Affeldt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, danielr.affeldt@gmail.com

Graduando em Letras- UFRGS. Bolsista de Pesquisa SEAD-UFRGS (2018-2019).

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Publicado

2020-05-15

Como Citar

Silva, S., & Affeldt, D. R. (2020). Compreendendo as formas de interação no MOODLE por uma educação a distância mais significante: uma abordagem enunciativa. EmRede - Revista De Educação a Distância, 7(1), 55–68. https://doi.org/10.53628/emrede.v7i1.541