CENÁRIOS INOVADORES EM (BLENDED) ELEARNING NA SOCIEDADE DIGITAL: O CURSO DE FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA ONLINE DA UNIVERSIDADE ABERTA, PORTUGAL
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v2i2.50Palavras-chave:
Educação Online, eLearning, Formação de ProfessoresResumo
A introdução das tecnologias em diferentes cenários de atividade humana, entre os quais o pedagógico, tem contribuído para reforçar o desenho de metodologias de trabalho e de aprendizagem baseadas na cooperação entre os seus membros. Foi com esse intuito que a Universidade Aberta (UAb), instituição de ensino superior público, concebeu o Curso de Formação para a Docência Online, especificamente concebido para o ensino superior. Este curso segue o Modelo Pedagógico Virtual da UAb® especificamente concebido para o ensino online, que se baseia nos princípios da interação diversificada, da aprendizagem centrada no estudante, da flexibilidade e da inclusão digital. No presente artigo centramo-nos, pois, na análise do referido curso com o objetivo de apresentar contributos para a discussão da qualidade deste tipo de ofertas formativas.
Downloads
Métricas
Referências
AIRES, L.; AZEVEDO, J.; GASPAR, I.; TEIXEIRA, A. Comunidades virtuais de aprendizagem e identidades no ensino superior. Lisboa: Universidade Aberta, 2007.
BARROS, D.; HENRIQUES, S.; NEVES, C.; SEABRA, F.; MOREIRA, J. A. Educação e Tecnologias: reflexão, inovação e práticas, 2011. Disponível em: <http://livroeducacaoetecnologias.blogspot.com>. Acesso em 15 ago. 2015.
DIAS, P. Da e-moderação à mediação colaborativa nas comunidades de aprendizagem. Educação, Formação e Tecnologias, v. 1, n.1, 2008, p. 4-10.
DIAS, P. Comunidades de educação e inovação na sociedade digital. Educação, Formação e Tecnologias, v. 5, n. 2, 2012, p. 3-9.
DIAS, P.; CAEIRO, D.; AIRES, L.; MOREIRA, D.; GOULÃO, F.; HENRIQUES, S.; MOREIRA oreira, J. A.; NUNES, C. Educação a Distância e eLearning no Ensino Superior Público. Lisboa: UAb – Observatório da Qualidade do Ensino a Distância e eLearning, 2015 (não editado).
DIAS, P.; OSÓRIO, A. J. (Ed.). Aprendizagem (In) Formal na Web Social. Braga. Centro de Competência da Universidade do Minho, 2011.
FILATRO, A. Design Instrucional Contextualizado. São Paulo: SENAC, 2003.
GRIFOLL, J. et al. Quality Assurance of e-Learning, Helsinki: European Association form Quality Assurance in Higher Education, 2009.
MAROCO, J. Análise estatística com utilização do SPSS. Lisboa: Edições Sílabo, 2007.
PEREIRA, A.; QUINTAS MENDES, A.; MORGADO, L.; AMANTE, L.; BIDARRA, J. Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta. Lisboa: Universidade Aberta, 2007.
ROMISZOWSKI H. P. Avaliação no Design Instrucional e Qualidade da Educação a Distância: qual a relação? Revista Brasileira de Educação Aberta e a Distância, fev. 2004.
WIRTH, M. A. The proper study of instructional design. In: ROBERT, A.; Dempsey, J. (Eds.). Trends and Issues in Instructional Design and Technology. Boston: Pearson Prentice Hall, 2007, p. 336-341.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).