REDES DE COOPERAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA SEAD/UFRB

Autores

  • Adilson Gomes dos Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Eniel do Espírito Santo Universidade Federal do Recôncavo da Bahia http://orcid.org/0000-0003-0589-1298
  • Ariston de Lima Cardoso Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v6i2.480

Palavras-chave:

redes de cooperação, internacionalização, globalização

Resumo

O formato organizacional de redes firmado em acordos de cooperação e/ou protocolo de intenções entre instituições tem se constituído em novas oportunidades de desenvolvimento de programas, atividades e projetos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão nas instituições de ensino superior (IES). Tais acordos são viabilizados em redes interinstitucionais, imersas em um contexto de mudança nos diversos segmentos sociais. Neste relato de experiência do acordo de cooperação e o protocolo de intenções firmados pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD), constitui-se em um estudo caso, com o objetivo de analisar aspectos importantes da forma organizacional em redes de cooperação com ênfase na internacionalização.


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Biografia do Autor

Adilson Gomes dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutorando em Ciências da Educação pela Uni- versidade do Minho (UMinho), Mestre em Educa- ção e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), licenciado em Ciências com Habilitação em Biologia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Atual- mente, é professor e pesquisador do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). É o atual Superintendente da Superintendência de Educa- ção Aberta e a Distância (SEAD-UFRB) e Coor- denador da Universidade Aberta do Brasil (UAB- UFRB). Tem experiência na área de Educação, com interesse nos seguintes temas: Educação a Distância (EaD), Tecnologia Educativa (TE) e For- mação de Professores, atua na docência como professor multidisciplinar da educação digital, sa- beres e práticas pedagógicas e suas tecnologias. Na pesquisa, é membro dos grupos CNPq: Edu- cação, Avaliação e Tecnologias (GEAT) e Tecno- logias Educacionais, Robótica e Física (G-TERF) da UFRB.

Eniel do Espírito Santo, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutor em Educação (UDE/FCDE), com pós-doutoramento em Educação (FCU/EUA). Mestre em Gestão Integrada de Organizações (UNEB). Especialista em Formação de Docentes e Tutores em EaD (UNINTER) e em Psicologia Organizacional (UNIFACS). Bacharel em Administração de Empresas (UNICASTELO) e Licenciado em Pedagogia (UNINTER). Professor Adjunto no Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT) da  Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), coordena o Núcleo de Educação ContinuadaDigitalda Superintendência de Educação Aberta e a Distância e aPós-graduação Lato Sensuem Tecnologias e Educação Aberta e Digital.  Membro do grupo de pesquisa CNPq em Tecnologias Educacionais, Robótica e Física (G-TERF),com investigações na área das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação. Editor associado do periódico científico Research, Society and Development, publicado pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFEI). Avaliador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do INEP/MEC.

Ariston de Lima Cardoso, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutor em Geociências (IGEO-UFBA), Mestre em Física, bacharel e licenciado pela Universidade Federal da Bahia, atualmente Pós Doutorando na Universidade Aberta de Portugal. Professor Ad- junto na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Tem experiência em gestão acadêmica e administrativa de cursos de graduação, tecnoló- gico e pós-graduação, superintendência e coor- denação de programas nacionais e institucionais. Em pesquisa atua na área interdisciplinar das tec- nologias educacionais e robóticas, além de proje- tos em desenvolvimento na área das geotecnolo- gias aplicadas a área ambiental e agricultura atra- vés de veículos aéreos não tripulados, sendo lí- der do grupo CNPq do grupo de Tecnologias Edu- cacionais, Robótica e Física (G-TERF). Extensão na área de museus científicos, feiras de ciência e programas de formação social através da educa- ção digital. Em ensino, atua como professor mul- tidisciplinar da física, geotecnologias, matemática e educação digital.

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Publicado

2019-10-22

Como Citar

Santos, A. G. dos, Santo, E. do E., & Cardoso, A. de L. (2019). REDES DE COOPERAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA SEAD/UFRB. EmRede - Revista De Educação a Distância, 6(2), 334–348. https://doi.org/10.53628/emrede.v6i2.480