A HIBRIDIZAÇÃO COMO CAMINHO PARA A INOVAÇÃO DO ENSINOAPRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v6i2.464Palavras-chave:
Ensino Hibrido. Metodologias Ativas de Aprendizagem. Tecnologias Educacionais. Competência de Organização.Resumo
Por reconhecer o valor da hibridização e sua capacidade em apresentar alternativas para a inovação no ensino-aprendizagem, esse artigo indica práticas de metodologias ativas e tecnologias educacionais que podem compor a dinâmica didático-pedagógica de cursos oferecidos de forma híbrida, a fim de sugerir caminhos possíveis para professores interessados em mobilizar novas formas de ensinar e aprender. Além disso, destaca quais competências e habilidades são exigidas para esse professor. As reflexões compartilhadas nesse texto são resultado de uma síntese das práticas realizadas pela autora nos últimos 14 anos no campo do ensino híbrido, bem como de leituras de referências teóricos relevantes para pesquisa em educação, como Moran, Ausubel, Vygotsky, Silberman, Bruner e Antônio Nóvoa.
Downloads
Métricas
Referências
AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.
FROES BURNHAM, Teresinha. Políticas de educação a distância no Brasil. Buscando entender o discurso oficial contemporâneo. Versão não publicada. Salvador. 2002.
BRASIL. Ministério de Educação e Comunicação do Brasil. Portaria Nº 4.059/04. [online]. Brasília, 10 dez;2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/ pdf/port4059-2004.pdf. Acesso em: 14 mar 2013.
MACEDO, Roberto Sidnei. Chrysallís, currículo e complexidade: a perspectiva crítico-multirrefrencial e o currículo contemporâneo. Salvador: EDUFBA, 2002.
MATURANA, H. Cognição, Ciência e Vida Cotidiana. Tradução de Cristina Magro. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001.
MORAN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens, v.2, 2015.
NÓVOA, A. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.
NÓVOA, A. O Professor Pesquisador e Reflexivo. Entrevista concedida em 13 de setembro de 2001. Disponível em: http://www.tvebrasil.com.br/salto/ entrevistas/antonio_novoa.htm. Acesso em: 11 fev. 2013.
PAIVA, M. R. F. et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa. SANARE- Revista de Políticas Públicas, v. 15, n. 2, 2017.
SILBERMAN, M. Active learning: 101 strategies do teach any subject. Massachusetts: Ed. Allyn and Bacon, 1996.
VIGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. São Paulo, Martins Fontes, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).