UNIREDE: A MAIORIDADE DE UMA UTOPIA SOBRE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v6i1.423Palavras-chave:
Educação Superior a Distância, Universidade Aberta o Brasil, Contornos, História, Consórcio,Resumo
O Consórcio UniRede das Universidades Públicas nasce, em 2000, como movimento horizontal, oriundo de propostas docentes, para oferta de cursos a distância pelas IPES. Reuniu 68 IPES, comprometidas numa parceria de produção de cursos online e gratuitos, com materiais didáticos produzidos em rede. Como o consórcio tinha o impedimento de receber recursos públicos e não conseguiu avançar por essa razão, bem como pela ausência de política pública. Em 2005, a Universidade Aberta do Brasil (UAB) é lançada pelo MEC-SEED em um movimento vertical, como política de Estado. A UniRede restringiu-se a oferta do Congresso ESUD, transformando-se em Associação. Hoje, reorganiza-se mostrando ser um projeto atual e necessário para apoiar as políticas públicas integrando os dois movimentos o vertical e o horizontal.
Downloads
Métricas
Referências
NEVES, C. M. de C. A Capes e a formação de professores para a educação básica. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 8, n. 2, p.353-373, 2012. Disponível em: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/229/221. Acesso em: 20 out. 2018.
MEC. Educação Superior.
PROJETO VEREDAS forma professores mineiros. 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=1981. Acesso em: 15 set. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).