FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAR NA EAD: REFLEXÕES E PROPOSTA
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v2i1.39Palavras-chave:
Educação a distância, Docência, FormaçãoResumo
Ao se pensar sobre os processos educativos, epistemológicos e de mediação da Educação a Distância (EaD), podem surgir questionamentos como: Quem atua como docente na EaD? Quais suas experiências nesta modalidade? Que conhecimentos são necessários para atuação docente na EaD? Tais questionamentos orientam este artigo que, em um primeiro momento, tece reflexões acerca da docência universitária, da formação do docente universitário e das suas experiências com a modalidade a distância para então chegar a uma proposta de formação docente para atuar na EaD pautada em aspectos afetivos, da linguagem, tecnológicos e pedagógicos. A partir da discussão e caracterização destes aspectos interdependentes e imbricados na ação e na formação docente para atuar na EaD, compreende-se a EaD não apenas como modalidade educacional, mas também como campo epistemológico no qual agregam-se, fundem-se e produzem-se teorias e conhecimentos sobre relações do ensinar e do aprender.Downloads
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