FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: EDUCAR-SE EM COLABORAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v5i3.374Palavras-chave:
Educação a Distância, Colaboração, Formação de Professores, Processos Educativos,Resumo
Este estudo foi realizado na disciplina “Organização do Trabalho Docente na Educação Infantil”, do curso de Pedagogia, na modalidade de Educação a Distância. Foi elaborada uma problemática: Que processos educativos decorrem das interações via fórum virtual de discussão no Moodle? Delineou-se como objetivo identificar e refletir sobre processos educativos construídos na participação em um dos fóruns de discussão da disciplina. De abordagem qualitativa, a pesquisa debruçou-se no conteúdo de um fórum de discussão para conhecimento e reflexão de possíveis processos educativos produzidos. Os resultados revelaram que os estudantes se educaram na dialogicidade, tecendo narrativas sustentadas nas literaturas estudadas e nas experiências, anteriores, relacionadas à Educação Infantil.
Downloads
Métricas
Referências
ALMEIDA, M. I. B. de. Transformações no trabalho e na formação docente na educação a distância on-line. Em Aberto, Brasília, v. 23, n. 84, p. 5-6, nov. 2010. p. 67-78.
ARAUJO, R. M. B. de. A formação de professores para a educação infantil: novos olhares. Revista de Educação Cogeime, ano 12, n. 27, p. 55-65, Dezembro, 2005.
BASSEDAS, E.; HUGUET, T.; SOLÉ, I. Aprender e ensinar na Educação Infantil. Tradução: Cristina Maria de Oliveira. – Porto Alegre: Artmed, 1999.
BICALHO, R. N. M.; OLIVEIRA, M. C. S. L. O processo dialógico de construção do conhecimento em fóruns de discussão. Interface - Comunic., Saude, Educ., v. 16, n. 41, p.469-83, abr./jun. 2012.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Maria João Alvarez; Sara Bahia dos Santos; Telmo Mourinho Baptista (Trad.) Porto: Porto, 2010. 336 p.
DENNEN, V. P. From message posting to learning dialogues: factores affecting learner participation in asynchronous discussion. Distance Educ., v. 26, n. 1, p.127-148, 2005.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.
FORMIGA, M. Educação Superior e Educação a Distância. In: MORHY, Lauro (Org.). Universidade em questão. Brasília: Ed. da UnB, 2003.
IMBERNÓN, F. Formação Docente e Profissional: Formar-se para a mudança e a incerteza. 7. ed. São Paulo, Cortez, 2009.
KISHIMOTO, T. M. Encontros e desencontros na formação dos profissionais de educação infantil. In: MACHADO, M. L. de A. (org.). Encontros e desencontros em educação infantil. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005, p. 107-115.
KISHIMOTO, T. M. Política de formação profissional para a educação infantil: Pedagogia e Normal Superior. Educação e Sociedade, ano XX, No. 68, p. 61-75, Dezembro. 1999.
KRAMER, S. Educação Infantil: enfoques em diálogo. Campinas: Papirus, 2011.
MINAYO, M. C. S. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. S. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petropolis, RJ: Vozes, 1994, p. 9-29.
OLIVEIRA, M. W.; SILVA, P. B. G.; GONÇALVES JUNIOR, L.; MONTRONE, A. V. G.; JOLY, I. Z. L. Processos educativos em práticas sociais: reflexões teóricas e metodológicas sobre pesquisa educacional em espaços sociais. In: OLIVEIRA, M. W.; SOUSA, F. R. (Orgs). Processos Educativos em Práticas Sociais: pesquisas em educação. São Carlos: EdUFSCar, 2014.
PALLOF, R. M.; PRATT, K. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço: estratégias eficientes para salas de aula on-line. Porto Alegre: Artmed, 2002.
PRETI, O. O estado da arte sobre "tutoria": modelos e teorias em construção. Pcientífica, Cuiabá: UFMT, v. 1, 2003.
SCHLEMMER, E. Formação de professores na modalidade on-line: experiências e reflexões sobre a criação de espaços de convivência digitais virtuais. Em Aberto, Brasília, v. 23, n. 84, p. 5-6, nov. 2010. p. 99-122.
SOMMER, L. H. Formação inicial de professores a distância: questões para debate. Em Aberto, Brasília, v. 23, n. 84, p. 5-6, nov. 2010. p. 17-30.
ZANOTTO, L. SOMMERHALDER, A. NICOLIELO, M. E. MARTINS, A. O. Interações virtuais entre tutores e estudantes no moodle: processos educativos em contexto de estágio na Educação Infantil. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 25, n 1., p. 218-237, Jan./ Abr. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).