A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: POSSIBILIDADES E/OU LIMITES

Autores

  • Raquel Aparecida Souza UFT/IFG
  • Raquel de Almeida Moraes

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v5i3.365

Palavras-chave:

Educação a Distância. Princípio Educativo. Formação Emancipatória.

Resumo

O estudo teve como objetivo compreender a educação a distância (EAD), partindo da compreensão do conceito de educação em sua dimensão mais ampla, de modo a situar a EAD como um princípio educativo. A partir de um estudo bibliográfico e documental, levantou-se argumentos para uma discussão em torno de elementos favoráveis e contrários ao desenvolvimento da EAD, sendo as análises realizadas a partir de uma perspectiva crítica e dialética. Em relação aos argumentos favoráveis, destaca-se que existem importantes experiências que apontam possibilidades de uma formação emancipatória, que busca a transformação social dos indivíduos e em relação aos argumentos contrários encontra-se aqueles que apontam impossibilidades de cursos na modalidade a distância construírem-se como espaços de formação emancipatória. 

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Biografia do Autor

Raquel Aparecida Souza, UFT/IFG

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU , 2003), é especialista em educação continuada e a distância pela UnB (2010). É Mestre em educação com pesquisa na linha de politicas da educação pela UFU, (2007) e Doutora em educação e políticas de EAD pela UnB (2016). Professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e atualmente é professora colaboradora no Instituto Federal de Goiás - IFG/Itumbiara. Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nas áreas de políticas da educação, educação superior, educação a distancia e educação e tecnologias.

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Publicado

2018-11-05

Como Citar

Souza, R. A., & Moraes, R. de A. (2018). A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: POSSIBILIDADES E/OU LIMITES. EmRede - Revista De Educação a Distância, 5(3), 460–471. https://doi.org/10.53628/emrede.v5i3.365