O MODELO DE AVALIAÇÃO CENTRADO EM UM CURSO NA MODALIDADE B-LEARNING"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v5i3.355

Palavras-chave:

avaliação, blended-learning, cursos online

Resumo

Este artigo descreve um Curso de Formação em TIC para professores e apresenta o modelo de avaliação desenvolvido, que esteve estruturado em 4 dimensões: participantes, pedagógica, organizacional e tecnológica. Para avaliação do curso, recorreu-se ao questionário on-line. Verificou-se que, ao realizarmos a avaliação de um curso, estamos possibilitando não só identificar e refletir, por meio das dimensões e indicadores a considerar, sobre as suas potencialidades e fraquezas, mas também servir de suporte na implementação de mudanças nas futuras edições do mesmo.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
184
Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 20266.0
|

Referências

ATTWELL (ED.), G. Evaluating e-learning. A guide to the evaluation of e-learning. [s.l: s.n.].

IONASCU, C.; DOREL, B. A model of analyses of the e-learning system quality. Revista Tinerilor Economisti (The Young Economists Jornal), [s. l.], v. 7, n. 13, p. 136–144, 2009. Disponível em: <http://ideas.repec.org/a/aio/rteyej/v1y2009i13p136-143.html>. Acesso em: 12 jan. 2015.

KHAN, B. H. Discussão em torno das dimensões do E-Learning. [s. l.], 2001.

KIRKPATRICK, D. L.; KIRKPATRICK, J. D. Evaluating training programs. The four levels. 3 ed. ed. California: Berrett-Koehler Publishers, Inc., 2006.

MACHADO, C. Avaliação de curso na modalidade b-Learning: Um estudo de caso. Revista Paidei@, [s. l.], v. 8, n. 14, 2016. Disponível em: <http://periodicos.unimesvirtual.com.brindex.php? journal=paideia&page=article&op=view&path[]=603>. Acesso em: 18 maio 2017.

MACHADO, C.; GOMES, M. J. Práticas de b-learning no ensino superior: a avaliação do curso de Mestrado em Ciências da Educação – Tecnologia Educativa na perspetiva dos alunos. Anais...Congresso Internacional de Avaliação em Educação, 2., 2010.

MACHADO, C.; GOMES, M. J. Avaliação de cursos online - algumas perspetivas. Revista Paidéi@, [s. l.], v. 5, n. 8, 2013.

PERES, P.; MESQUITA, A. Dimensões para a construção de um curso em b-learning: Um estudo de caso. Indagatio Didactica, [s. l.], v. 6, n. 1, p. 165–183, 2014. Disponível em: <http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/viewFile/2679/2532>. Acesso em: 18 fev.2018.

PERES, P.; PIMENTA, P. Teorias e práticas do BLearning. 1 Ed. ed. Lisboa.

SILVA, B. Desafios à docência online na cibercultura. Em: Políticas, Fundamentos e Práticas do Currículo. Porto Edit ed. Porto: Carlinda Leite, José A. Pacheco & António Flávio Moreira (Orgs.), 2011. v. 218, p. 206–218.

SILVA, B.; GOMES, M. J.; SILVA, A. M. Dinâmica dos três C’s’ na avaliação de cursos em e-learning: compreensão, confiança, complementaridade. Em: SILVA, M.; SANTOS, E. (Org.). Avaliação da aprendizagem em educação on-line. São Paulo: Edições Loyola, 2006. p. 227–243.

THE INSTITUTE FOR HIGHER EDUCATION POLICY. Quality on the line. Benchmarks for sucess in internet-basesd distance education. [s.l: s.n.].

USORO, A.; MAJEWSKI, G. Measuring quality e-learning in higher education. International Journal of Global Management Studies, [s. l.], v. 1, n. 2, p. 1–33, 2009.

Downloads

Publicado

2018-11-05

Como Citar

Machado, C. (2018). O MODELO DE AVALIAÇÃO CENTRADO EM UM CURSO NA MODALIDADE B-LEARNING". EmRede - Revista De Educação a Distância, 5(3), 397–405. https://doi.org/10.53628/emrede.v5i3.355