O MODELO DE AVALIAÇÃO CENTRADO EM UM CURSO NA MODALIDADE B-LEARNING"
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v5i3.355Palavras-chave:
avaliação, blended-learning, cursos onlineResumo
Este artigo descreve um Curso de Formação em TIC para professores e apresenta o modelo de avaliação desenvolvido, que esteve estruturado em 4 dimensões: participantes, pedagógica, organizacional e tecnológica. Para avaliação do curso, recorreu-se ao questionário on-line. Verificou-se que, ao realizarmos a avaliação de um curso, estamos possibilitando não só identificar e refletir, por meio das dimensões e indicadores a considerar, sobre as suas potencialidades e fraquezas, mas também servir de suporte na implementação de mudanças nas futuras edições do mesmo.Downloads
Métricas
Referências
ATTWELL (ED.), G. Evaluating e-learning. A guide to the evaluation of e-learning. [s.l: s.n.].
IONASCU, C.; DOREL, B. A model of analyses of the e-learning system quality. Revista Tinerilor Economisti (The Young Economists Jornal), [s. l.], v. 7, n. 13, p. 136–144, 2009. Disponível em: <http://ideas.repec.org/a/aio/rteyej/v1y2009i13p136-143.html>. Acesso em: 12 jan. 2015.
KHAN, B. H. Discussão em torno das dimensões do E-Learning. [s. l.], 2001.
KIRKPATRICK, D. L.; KIRKPATRICK, J. D. Evaluating training programs. The four levels. 3 ed. ed. California: Berrett-Koehler Publishers, Inc., 2006.
MACHADO, C. Avaliação de curso na modalidade b-Learning: Um estudo de caso. Revista Paidei@, [s. l.], v. 8, n. 14, 2016. Disponível em: <http://periodicos.unimesvirtual.com.brindex.php? journal=paideia&page=article&op=view&path[]=603>. Acesso em: 18 maio 2017.
MACHADO, C.; GOMES, M. J. Práticas de b-learning no ensino superior: a avaliação do curso de Mestrado em Ciências da Educação – Tecnologia Educativa na perspetiva dos alunos. Anais...Congresso Internacional de Avaliação em Educação, 2., 2010.
MACHADO, C.; GOMES, M. J. Avaliação de cursos online - algumas perspetivas. Revista Paidéi@, [s. l.], v. 5, n. 8, 2013.
PERES, P.; MESQUITA, A. Dimensões para a construção de um curso em b-learning: Um estudo de caso. Indagatio Didactica, [s. l.], v. 6, n. 1, p. 165–183, 2014. Disponível em: <http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/viewFile/2679/2532>. Acesso em: 18 fev.2018.
PERES, P.; PIMENTA, P. Teorias e práticas do BLearning. 1 Ed. ed. Lisboa.
SILVA, B. Desafios à docência online na cibercultura. Em: Políticas, Fundamentos e Práticas do Currículo. Porto Edit ed. Porto: Carlinda Leite, José A. Pacheco & António Flávio Moreira (Orgs.), 2011. v. 218, p. 206–218.
SILVA, B.; GOMES, M. J.; SILVA, A. M. Dinâmica dos três C’s’ na avaliação de cursos em e-learning: compreensão, confiança, complementaridade. Em: SILVA, M.; SANTOS, E. (Org.). Avaliação da aprendizagem em educação on-line. São Paulo: Edições Loyola, 2006. p. 227–243.
THE INSTITUTE FOR HIGHER EDUCATION POLICY. Quality on the line. Benchmarks for sucess in internet-basesd distance education. [s.l: s.n.].
USORO, A.; MAJEWSKI, G. Measuring quality e-learning in higher education. International Journal of Global Management Studies, [s. l.], v. 1, n. 2, p. 1–33, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).