JOGOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ALTERNATIVA A APRENDIZAGEM E A DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO

Autores

  • Daniela Karine Ramos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Bruna Santana Anastácio Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v5i2.319

Palavras-chave:

recurso educativo aberto, aprendizagem aberta, design de game.

Resumo

 Este trabalho objetiva descrever o processo de desenvolvimento de um jogo educativo e analisar suas contribuições à aprendizagem e à democratização do conhecimento, destacando os jogos digitais como recursos educacionais abertos. Para tanto, realizou-se um estudo de campo de abordagem descritiva e qualitativa em um curso de extensão a distância, por meio da observação, de entrevistas com 19 cursistas e de estudo do jogo. Os resultados evidenciam que vários componentes que caracterizam os jogos constituíram-se como fatores importantes à aprendizagem, especialmente os desafios, o feedback, a narrativa e os personagens. Assim, reforça-se o potencial dos jogos digitais como recursos educacionais abertos para promoção da aprendizagem e da democratização do conhecimento.

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Biografia do Autor

Daniela Karine Ramos, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em educação e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina

Bruna Santana Anastácio, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciada em Educação Física, Mestre em Educação e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2018-07-19

Como Citar

Ramos, D. K., & Anastácio, B. S. (2018). JOGOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ALTERNATIVA A APRENDIZAGEM E A DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO. EmRede - Revista De Educação a Distância, 5(2), 319–335. https://doi.org/10.53628/emrede.v5i2.319