RECONFIGURANDO ECOSSISTEMAS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM COM TECNOLOGIAS AUDIOVISUAIS

Autores

  • José António Moreira Departamento de Educação e Ensino a Distância Universidade Aberta

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v5i1.305

Palavras-chave:

Ecossistemas, modelos pedagógicos, tecnologias audiovisuais

Resumo

Em tempos de profundas mudanças, de um mundo estruturado de uma forma complexa onde coabitam o analógico e o digital, o real e o virtual, o humano e a máquina, o offline e o online, do reconhecimento de que vivemos numa nova ordem social, cultural, económica, política e até ética, e da vertiginosa evolução das tecnologias, deparamo-nos com a necessidade de focar a discussão na pedagogia, nas pedagogias emergentes, e no impacto que estas podem ter no desenvolvimento de competências para o século 21. Assim, se neste contexto aceitarmos que as tecnologias audiovisuais são ferramentas inovadoras para a criação de ecossistemas digitais de aprendizagem dinâmicos, e que as ferramentas da web social configuram novos ambientes educativos, então é crucial reconhecer a necessidade do processo ser sustentado por modelos que permitam produzir as competências hoje necessárias ao sucesso das organizações. É esta relação entre modelos pedagógicos, ambientes de aprendizagem e tecnologias que pretendemos abordar neste texto.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
1,612
Mar 16 '18Mar 19 '18Mar 22 '18Mar 25 '18Mar 28 '18Mar 31 '18Apr 01 '18Apr 04 '18Apr 07 '18Apr 10 '18Apr 13 '185.0
| |

Referências

COMISSÃO EUROPEIA. Abrir a Educação: Ensino e aprendizagem para todos de maneira inovadora graças às novas tecnologias e aos Recursos Educativos Abertos. Bruxelas: Serviço de Publicações da Comissão Europeia, 2013.

DIGITALECOSYSTEM. The Information Resource about the European approach on Digital Business Ecosystems, 2007. Disponível em: <http://www.digital-ecosystems.org/>. Acesso em 10 out. 2017.

FIGUEIREDO, A. D. Por uma escola com futuro... para além do digital. Nova Ágora, n. 5, 2016, p. 19-21.

JENKINS, H. A Cultura da Convergência. São Paulo. Editora Aleph, 2009.

PEREIRA, A.; QUINTAS MENDES, A.; MORGADO, L.; AMANTE, L.; BIDARRA, J. Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta. Lisboa: Universidade Aberta, 2007.

WEF-WORDL ECONOMIC FORUM. New Vision for Education: Unlocking the Potential of Technology. Cologny/Geneva: World Economic Forum, 2015.

WEF-WORDL ECONOMIC FORUM. New Vision for Education: Fostering Social and Emotional Learning through Technology. Cologny/Geneva: World Economic Forum, 2016.

WILKINSON, D. L. The Intersection of Learning Architecture and Instructional Design in e-Learning. In: Proceedings of the 2002 eTEE e-Technologies in Engineering Education, Suíça, p. 213-220, 2002.

Downloads

Publicado

2018-03-16

Como Citar

Moreira, J. A. (2018). RECONFIGURANDO ECOSSISTEMAS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM COM TECNOLOGIAS AUDIOVISUAIS. EmRede - Revista De Educação a Distância, 5(1), 5–15. https://doi.org/10.53628/emrede.v5i1.305