DIPLOMAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA

Autores

  • Carlos Bielschowsky FUNDAÇÃO CEDERJ
  • Masako Oya Masuda FUNDAÇÃO CEDERJ

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v5i1.304

Palavras-chave:

educação a distância, evasão, percentual de diplomação, curso superior, CEDERJ.

Resumo

São poucos os trabalhos versando sobre percentuais de diplomação em cursos EaD com grande número de alunos/cursos/anos. O presente trabalho analisa o percentual de diplomação nos cursos EaD/CEDERJ envolvendo 109.112 alunos ao longo de 16 anos. Propõe metodologias para estimar os percentuais de diplomação e aponta aspectos específicos para EaD importantes de serem considerados em uma análise deste tipo e conclui: globalmente, o percentual de diplomação do CEDERJ equivale a 70-75% do percentual de diplomação dos cursos presenciais, em consonância com a tendência relatada na literatura. Apesar desta diferença destaca-se a importância da oferta da EaD CEDERJ, pela qualidade do profissional formado e por atender um público que estaria fora do sistema universitário na ausência desta modalidade.

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Publicado

2018-03-16

Como Citar

Bielschowsky, C., & Masuda, M. O. (2018). DIPLOMAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA. EmRede - Revista De Educação a Distância, 5(1), 16–44. https://doi.org/10.53628/emrede.v5i1.304