MUDANÇA CURRICULAR E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v5i1.301Palavras-chave:
Docência EAD, Prática Pedagógica, Mudança Curricular,Resumo
Este artigo analisa a compreensão de professores de uma instituição comunitária de educação superior acerca das suas práticas pedagógicas em currículos de cursos de graduação oferecidos na modalidade a distância. Foram reunidos depoimentos sobre mudança curricular realizada em 23 cursos, considerando as implicações das alterações realizadas no projeto pedagógico institucional para as suas atividades docentes. Os depoimentos foram coletados em fórum de discussão no ambiente virtual de ensino e aprendizagem, promovido pelo Programa de Formação Continuada da instituição no ano de 2014. Participaram 91 professores, havendo mediação de analistas educacionais vinculados à Pró-Reitoria de Ensino.
Downloads
Métricas
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Decreto Federal nº. 5.622, de 20.12.2005. Regulamenta o art. 80 da Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5622.htm>. Acesso em: 04 jun. 2017a.
BRASIL. Ministério da Educação. Decreto Federal nº. 9.057, de 25.05.2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9057.htm>. Acesso em: 04 jun. 2017b.
BRASIL. Lei n 12.881, de 13.11.2013. Dispõe sobre a definição, qualificação, prerrogativas e finalidades das Instituições Comunitárias de Educação Superior - ICES, disciplina o Termo de Parceria e dá outras providências. Diário Oficial da União. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/ Lei/L12881.htm>. Acesso em: 04 jun. 2017c.
CONTRERAS, J. A autonomia dos professores. São Paulo: Cortez, 2002.
LEITE, D., BRAGA, A.M., GENRO, M.E., FERLA, A.A.. Avaliação institucional e os desafios da formação do docente na universidade pós-moderna. Heuresis: Rev Electr Investig Curric Educativa. v.1, n.2, 1998. Disponível em: <http://www2.uca.es/HEURESIS/heuresis98/V.1n2-1.pdf>. Acesso em: 26 jun. 2014.
LIMA, W.S.R.; RODRIGUES, P.M.L.; VIANA, M.A.P. A educação a distância e o processo de ensino-aprendizagem: desafios e possibilidades, Emrede, v.3, n.1, 2016. p. 50-64. Disponível em: <http://aunirede.org.br/revista_2.4.8-2/index.php/emrede/article/ view/86>. Acesso em: 12 dez. 2018.
LUCARELLI, E. Teoría y práctica en la universidad: la innovación en las aulas. Buenos Aires, Argentina: Miño y Dávila, 2009.
MÜLBERT, A.L; QUERIQUELLI, L.H.M.; SILVA, J.G. O modelo de educação a distância e seu reflexo no papel atribuído ao polo em experiências de iniciação científica. EmRede, v.4, n.2, 2017. p. 356-367. Disponível em: <http://aunirede.org.br/revista_2.4.8-2/index.php/emrede/article/view/206>. Acesso em: 12 dez.2018.
POPKEWITZ, T. S. Reforma educacional: uma política sociológica - poder e conhecimento em educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: ArtMed, 2000.
__________. Consciência e ação sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (org.). Profissão Professor. Lisboa: Porto Editora, 1992. p. 63-91
SILVA. M. G. S. Pedagogia universitária e mudança: a reforma dos cursos de graduação pós-LDB de 1996 e suas implicações para a docência em uma instituição comunitária de Santa Catarina - Brasil. 2015. 198 p. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/128927/000974191.pdf? sequence=1>. Acesso em: 15 jan. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).