AUTORIA E COAUTORIA COMO ATOS ÉTICOS E ESTÉTICOS EMERGENTES NO MOVIMENTO RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS

Autores

  • Elena Maria Mallmann UFSM
  • Juliana Sales Jacques UFSM
  • Mara Denize Mazzardo Universidade Aberta (UAb) - Portugal
  • Sabrina Bagetti UFSM
  • Rosiclei Aparecida Cavichioli Lauermann UFSM

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v5i1.295

Palavras-chave:

Recursos Educacionais Abertos. Autoria. Coautoria. Formação continuada.

Resumo

Autoria e coautoria são atos éticos e estéticos condizentes tanto com a criação quanto com suas implicações no contexto situacional. Os Recursos Educacionais Abertos são caminhos emergentes para a mobilização do conhecimento em Educação, uma vez que se sustentam em autoria e coautoria. O foco deste artigo é a análise crítico-interpretativa do curso de formação continuada a distância “REA: Educação para o futuro”, ofertado através de Small Open Online Course a professores do Ensino Médio. No movimento iterativo de Design-Based Research, analisou-se em que medida o curso potencializou autoria e coautoria de REA. Argumenta-se que o autorar e o coautorar não se dicotomizam se houver ação emancipatória oriunda do desejo de superar a cultura de produções com licenças fechadas.


Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
440
Mar 16 '18Mar 19 '18Mar 22 '18Mar 25 '18Mar 28 '18Mar 31 '18Apr 01 '18Apr 04 '18Apr 07 '18Apr 10 '18Apr 13 '185.0
| |

Referências

AMIEL, T. Recursos Educacionais Abertos: uma análise a partir do livro didático de história. Revista História Hoje, Brasília: IBICT. v. 3, nº 5, 2014, p. 189-205. Disponível em: <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/128>. Acesso em: 03 maio 2017.

AMIEL, Tel; SOARES, Tiago Chagas. Identifying Tensions in the Use of Open Licenses in OER Repositories. The International Review of Research in Open and Distributed Learning, v. 17, n. 3, 2016. Disponível em: http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/ article/view/2426. Acesso em 15 jan. 2017.

ANTUNES, I. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

ARAYA, E. R. M.; VIDOTTI, S. A. B. G. Criação, proteção e uso legal de informação em ambientes da World Wide Web [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 144. Disponível em: <https://goo.gl/Rq3EFZ>. Acesso em: 03 de maio 2017.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 6ª ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.

BRASIL. Lei 9.609 de 19.02.1998. Dispõe sobre a proteção da propriedade intelectual de programa de computador, sua comercialização no País e dá outras providências. Disponível em: <https://goo.gl/sl2ZNg>. Acesso em: 03 maio 2017.

______ Lei 9.610 de 19.02.1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Disponível em: <https://goo.gl/DLykU5>. Acesso em: 03 de mai. 2017.

______ Plano Nacional de Educação - Lei 13.005, 25/06/14. Disponível em: <https://goo.gl/Ilj7cq>. Acesso em: 03 abr. 2017.

_______ Projeto de Lei. Projeto de lei que altera e acresce dispositivos à Lei 9.610 de 19.02.1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Disponível em: <https://goo.gl/pZfRAH>. Acesso em: 03 maio 2017.

CABRAL, P. A nova lei de direitos autorais: comentários. Harbra, 2003.

CHAUHAN, A. Massive Open Online Courses (MOOCS): Emerging Trends un Assessment and Accreditation. Digital Education Review. n. 25, jun. 2014, p. 7-18. Disponível em: <https://goo.gl/nNUFxw>. Acesso em: 07 mar. 2016.

CREATIVE COMMONS. Creative Commons. Disponível em: <https://br.creativecommons.org/>. Acesso em: 15 jan. 2018.

HILTON, J. L. III. et al. The Four R’s of Openness and ALMS Analysis: Frameworks for Open Educational Resources. All Faculty Publications. Paper 822. 2010. Disponível em: <http://scholarsarchive.byu.edu/facpub/822>. Acesso em: 12 abr. 2017.

JACQUES, J. S. Performance docente na (co)autoria de recursos educacionais abertos (rea) no ensino superior: atos éticos e estéticos. 2017. 225 p. Tese. Doutorado em Educação. Universidade Federal de Santa Maria: Santa Maria, 2017.

MALLMANN, E. M. et al. Formação de professores da educação básica no RS: inovação didático-metodológica mediada por Recursos Educacionais Abertos (REA). Projeto de Pesquisa com auxílio financeiro Edital 02/2017 Programa Pesquisador Gaúcho -PqG – FAPERGS. Santa Maria: UFSM, 2017.

OKADA, A; SERRA, A. R. Produzindo recursos educacionais abertos com mídias sociais e mobilidade. In: 20º CIAED – Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Curitiba, 2014.

ORLANDI, E. P. Discurso e leitura. Campinas: UNICAMP, 2001.

___________. Interpretação; autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Campinas: Pontes, 2004.

PLOMP, T. Educational Design Research: An Introduction. In PLOMP, T. ; NIEVEEN, N. (eds.). Educational Design Research. Enschede: SLO. 2013.

ROMERO-ARIZA, M. Uniendo investigación, política y práctica educativas: DBR, desafíos y oportunidades. Magis. Revista Internacional de Investigación en Educación, Bogotá, Colômbia. v. 7, n.14 (ed.esp.). jul./dez., 2014, p. 159-176.

ROSS, H. Instead of a MOOC, How About a SOOC? Disponível em: <https://goo.gl/VeOj0z>. Acesso em: 09 jun. 2017.

SHIMABUKURO, J. SPOCs Are MOOC Game Changers. Educational Technology and Change Journal. 26. set. 2013. Disponível em: <https://etcjournal.com/2013/09/26/ spocs-are-mooc-game-changers/>. Acesso em: 12 jan. 2017.

TAROUCO, L. M. R. et al (Orgs.). Objetos de aprendizagem: teoria e prática. Porto Alegre: Evangraf, 2014. p. 504.

UNESCO. Declaração REA de Paris. 2012. Disponível em: <https://goo.gl/LAjsAZ>. Acesso em: 03 abr. 2017.

_______ Diretrizes para os Recursos Educacionais Abertos no Ensino Superior. 2015. Disponível em: <https://goo.gl/MmE7ij>. Acesso em: 03 abr. 2017.

WANG, F.; HANNAFIN, M. J. Design-based Research and Technology-Enhanced Learning Environments. ETR&D. v. 53, n. 4, 2005, p. 5-23. Disponível em: <https://goo.gl/51oyRk>. Acesso em: 08 mar. 2017.

WILEY, D. A. Open Education License Draft. Iterating Toward Openness, 08 ago. 2007. Disponível em: <https://goo.gl/g35kaJ>. Acesso em: 08 abr. 2017.

WILEY, D. A. The Access Compromise And The 5th R. Iterating Toward Openness, 05 mar. 2014. Disponível em: <https://goo.gl/WmuOAv>. Acesso em: 08 abr. 2017.

Downloads

Publicado

2018-03-16

Como Citar

Mallmann, E. M., Jacques, J. S., Mazzardo, M. D., Bagetti, S., & Cavichioli Lauermann, R. A. (2018). AUTORIA E COAUTORIA COMO ATOS ÉTICOS E ESTÉTICOS EMERGENTES NO MOVIMENTO RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS. EmRede - Revista De Educação a Distância, 5(1), 167–182. https://doi.org/10.53628/emrede.v5i1.295