AUTORIA E COAUTORIA COMO ATOS ÉTICOS E ESTÉTICOS EMERGENTES NO MOVIMENTO RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v5i1.295Palavras-chave:
Recursos Educacionais Abertos. Autoria. Coautoria. Formação continuada.Resumo
Autoria e coautoria são atos éticos e estéticos condizentes tanto com a criação quanto com suas implicações no contexto situacional. Os Recursos Educacionais Abertos são caminhos emergentes para a mobilização do conhecimento em Educação, uma vez que se sustentam em autoria e coautoria. O foco deste artigo é a análise crítico-interpretativa do curso de formação continuada a distância “REA: Educação para o futuro”, ofertado através de Small Open Online Course a professores do Ensino Médio. No movimento iterativo de Design-Based Research, analisou-se em que medida o curso potencializou autoria e coautoria de REA. Argumenta-se que o autorar e o coautorar não se dicotomizam se houver ação emancipatória oriunda do desejo de superar a cultura de produções com licenças fechadas.
Downloads
Métricas
Referências
AMIEL, T. Recursos Educacionais Abertos: uma análise a partir do livro didático de história. Revista História Hoje, Brasília: IBICT. v. 3, nº 5, 2014, p. 189-205. Disponível em: <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/128>. Acesso em: 03 maio 2017.
AMIEL, Tel; SOARES, Tiago Chagas. Identifying Tensions in the Use of Open Licenses in OER Repositories. The International Review of Research in Open and Distributed Learning, v. 17, n. 3, 2016. Disponível em: http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/ article/view/2426. Acesso em 15 jan. 2017.
ANTUNES, I. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
ARAYA, E. R. M.; VIDOTTI, S. A. B. G. Criação, proteção e uso legal de informação em ambientes da World Wide Web [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 144. Disponível em: <https://goo.gl/Rq3EFZ>. Acesso em: 03 de maio 2017.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 6ª ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.
BRASIL. Lei 9.609 de 19.02.1998. Dispõe sobre a proteção da propriedade intelectual de programa de computador, sua comercialização no País e dá outras providências. Disponível em: <https://goo.gl/sl2ZNg>. Acesso em: 03 maio 2017.
______ Lei 9.610 de 19.02.1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Disponível em: <https://goo.gl/DLykU5>. Acesso em: 03 de mai. 2017.
______ Plano Nacional de Educação - Lei 13.005, 25/06/14. Disponível em: <https://goo.gl/Ilj7cq>. Acesso em: 03 abr. 2017.
_______ Projeto de Lei. Projeto de lei que altera e acresce dispositivos à Lei 9.610 de 19.02.1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Disponível em: <https://goo.gl/pZfRAH>. Acesso em: 03 maio 2017.
CABRAL, P. A nova lei de direitos autorais: comentários. Harbra, 2003.
CHAUHAN, A. Massive Open Online Courses (MOOCS): Emerging Trends un Assessment and Accreditation. Digital Education Review. n. 25, jun. 2014, p. 7-18. Disponível em: <https://goo.gl/nNUFxw>. Acesso em: 07 mar. 2016.
CREATIVE COMMONS. Creative Commons. Disponível em: <https://br.creativecommons.org/>. Acesso em: 15 jan. 2018.
HILTON, J. L. III. et al. The Four R’s of Openness and ALMS Analysis: Frameworks for Open Educational Resources. All Faculty Publications. Paper 822. 2010. Disponível em: <http://scholarsarchive.byu.edu/facpub/822>. Acesso em: 12 abr. 2017.
JACQUES, J. S. Performance docente na (co)autoria de recursos educacionais abertos (rea) no ensino superior: atos éticos e estéticos. 2017. 225 p. Tese. Doutorado em Educação. Universidade Federal de Santa Maria: Santa Maria, 2017.
MALLMANN, E. M. et al. Formação de professores da educação básica no RS: inovação didático-metodológica mediada por Recursos Educacionais Abertos (REA). Projeto de Pesquisa com auxílio financeiro Edital 02/2017 Programa Pesquisador Gaúcho -PqG – FAPERGS. Santa Maria: UFSM, 2017.
OKADA, A; SERRA, A. R. Produzindo recursos educacionais abertos com mídias sociais e mobilidade. In: 20º CIAED – Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Curitiba, 2014.
ORLANDI, E. P. Discurso e leitura. Campinas: UNICAMP, 2001.
___________. Interpretação; autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Campinas: Pontes, 2004.
PLOMP, T. Educational Design Research: An Introduction. In PLOMP, T. ; NIEVEEN, N. (eds.). Educational Design Research. Enschede: SLO. 2013.
ROMERO-ARIZA, M. Uniendo investigación, política y práctica educativas: DBR, desafíos y oportunidades. Magis. Revista Internacional de Investigación en Educación, Bogotá, Colômbia. v. 7, n.14 (ed.esp.). jul./dez., 2014, p. 159-176.
ROSS, H. Instead of a MOOC, How About a SOOC? Disponível em: <https://goo.gl/VeOj0z>. Acesso em: 09 jun. 2017.
SHIMABUKURO, J. SPOCs Are MOOC Game Changers. Educational Technology and Change Journal. 26. set. 2013. Disponível em: <https://etcjournal.com/2013/09/26/ spocs-are-mooc-game-changers/>. Acesso em: 12 jan. 2017.
TAROUCO, L. M. R. et al (Orgs.). Objetos de aprendizagem: teoria e prática. Porto Alegre: Evangraf, 2014. p. 504.
UNESCO. Declaração REA de Paris. 2012. Disponível em: <https://goo.gl/LAjsAZ>. Acesso em: 03 abr. 2017.
_______ Diretrizes para os Recursos Educacionais Abertos no Ensino Superior. 2015. Disponível em: <https://goo.gl/MmE7ij>. Acesso em: 03 abr. 2017.
WANG, F.; HANNAFIN, M. J. Design-based Research and Technology-Enhanced Learning Environments. ETR&D. v. 53, n. 4, 2005, p. 5-23. Disponível em: <https://goo.gl/51oyRk>. Acesso em: 08 mar. 2017.
WILEY, D. A. Open Education License Draft. Iterating Toward Openness, 08 ago. 2007. Disponível em: <https://goo.gl/g35kaJ>. Acesso em: 08 abr. 2017.
WILEY, D. A. The Access Compromise And The 5th R. Iterating Toward Openness, 05 mar. 2014. Disponível em: <https://goo.gl/WmuOAv>. Acesso em: 08 abr. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).