METADADOS PARA O REPOSITÓRIO DA REDE E-TEC BRASIL

Autores

  • Rafaela Lunardi Comarella Instituto Federal de Santa Catarina
  • Luis Otoni Meireles Ribeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense
  • Dóris Roncarelli Universidade Federal de Santa Catarina
  • Araci Hack Catapan Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ricardo Azambuja Silveira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v5i1.282

Palavras-chave:

ecnologia de comunicação digital. Material didático. Hipertextualidade. Repositório.

Resumo

A Rede e-Tec Brasil é uma ação do Ministério de Educação para prover educação profissional técnica em nível médio a distância. Entre as atividades realizadas pelos professores da rede, está a elaboração de material didático. Para assegurar a socialização e o compartilhamento do uso dos materiais, a SETEC promoveu o desenvolvimento do um repositório digital — o ProEDU —, potencializando os recursos públicos.Este artigo trata da escolha do padrão de metadados e da definição do modelo desse repositório. Este estudo teve como metodologia a produção colaborativa em seminários, realizada por uma equipe de pesquisadores de quatro instituições — UFSC, IFCE, IFRN e IFSUL. Os resultados desta primeira fase de estudos compreendem a elaboração, prototipagem e a disponibilização do Repositório ProEDU.

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Biografia do Autor

Rafaela Lunardi Comarella, Instituto Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina e graduação em Ciência da Computação pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (2004). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Tecnologia da Educação e Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão e docência em educação a distância e uso das tecnologias na educação. Atuou com liderança na gestão de projetos de produtos de inovação voltados para educação, tais como: softwares, Jogos Educacionais, materiais didáticos para EaD (Objetos de Aprendizagem), organização de cursos a distância em formatos inovadores.

Luis Otoni Meireles Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Luis Otoni Meireles Ribeiro. Pós-doutorando em Educação (UFSC), doutor em Informática na Educação (UFRGS), mestre em Tecnologia (UTFPR), Especialista em Educação Continuada e a Distância (UNB), Especialista em Controle de Processos (CEFET-MG). Profissional que atua na Educação Profissional de nível técnico e tecnológico desde 1988 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) – antigo CEFET-RS. Chefiou e implantou o Departamento de Educação a Distância do IFSul. Integrou a equipe que auxiliou a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica SETEC/MEC na elaboração do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia e do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Implantou e coordenou o Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional no CEFET-RS. Participou da implantação do Núcleo de Educação a Distância do CEFET-RS, tendo atuado em diversas ações de capacitação de docentes para EAD com a UNIREDE, ADIFERS, MEC/SETEC. Atua como professor no Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia do IFSul. É líder do Grupo de Pesquisa Tecnologias Educacionais na Conectividade e Mobilidade (TEDCOM). 

Dóris Roncarelli, Universidade Federal de Santa Catarina

Araci Hack Catapan, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Palmas (1982), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). É especialista em Currículo e Filosofia pela PUCMG. Exerce o cargo de  Professor Associado II da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência em todos os níveis de Educação. Atua em pesquisa, ensino e extensão, com ênfase nos seguintes temas: Educação a Distância (EaD), cibercultura, tecnologia, Gestão do Conhecimento, mídia e conhecimento, pedagogia digital, formação de professores, tecnologia de comunicação digital e software. Atua no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento e no Programa de Pós-Graduação em Educação. É consultora para os sistemas UAB/CAPES e Rede e-Tec Brasil. É coordenadora do Núcleo de Pesquisa Científica em Educação a Distância do CNPq. É participante do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Gestão na Educação (CNPq/DGP). Coordena o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão ATELIERTCD/CED/UFSC e os Projetos de pesquisa Currículo Referência para o Sistema e-Tec Brasil: metodologias e experiências exitosas na implementação da Rede e-Tec – Objetos Digitais de Ensino-aprendizagem. Participa como pesquisadora no Projeto de Certificação de Tecnologias Educacionais/SEB/MEC. Faz parte do Conselho Editorial da revista Travessias. Pertence ao Comitê Científico da ABED. Foi coordenadora da Comissão Própria de Avaliação Institucional de 2004 a 2008, diretora de Ensino de graduação de 2004 a 2006 e diretora de Educação a Distância de 2005 a 2008 na UFSC. É líder do Laboratório de Habitats de Inovação e Empreendedorismo (www.inlab.ufsc.br).

Ricardo Azambuja Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e engenheiro eletrônico pela PUC-RS. Exerce o cargo de Professor Associado do Departamento de Informática e Estatística (INE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Áreas de Interesse: Inteligência Artificial, Sistemas Multiagentes; Linguagens Formais e Compiladores; Informática na Educação; Ambientes Inteligentes de Aprendizagem.

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Publicado

2018-03-16

Como Citar

Lunardi Comarella, R., Meireles Ribeiro, L. O., Roncarelli, D., Hack Catapan, A., & Azambuja Silveira, R. (2018). METADADOS PARA O REPOSITÓRIO DA REDE E-TEC BRASIL. EmRede - Revista De Educação a Distância, 5(1), 86–100. https://doi.org/10.53628/emrede.v5i1.282