DOCÊNCIA COMPARTILHADA EM EAD: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v2i1.26Palavras-chave:
licenciatura em física a distância, Foucault, químicaResumo
As relações de poder que permeiam a prática docente. As relações de poder propostas por Foucault podem ser pensadas para o entendimento de diversas relações envolvidas na EaD. Neste sentido, o artigo apresenta a experiência vivenciada por uma equipe de dois professores e dois tutores das disciplinas: Química Básica e Tópicos de Química, ofertadas ao curso de Licenciatura em Física, modalidade a distância, da Universidade Federal de Santa Catarina. A equipe de Química buscou minimizar os conflitos adaptativos fornecendo elementos essenciais para o processo de aprendizagem, sistematização e gerenciamento dos conteúdos específicos pensando nas relações de poder propostas por Foucault e privilegiando o interacionismo nas aprendizagens múltiplas. Faz-se necessário um trabalho conjunto entre professores e tutores para que seja possível mediar as atividades propostas no ambiente virtual com vistas à minimização do estranhamento dos alunos e maximização das possibilidades de aprendizado.Downloads
Métricas
Referências
BAKHTIN, M. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1986.
CASTRO, M. F. A.; ALVES, L. A. The implementation and use of computers in education in Brazil: Niterói city/Rio de Janeiro. Computers & Education, v. 49, n. 4, p. 1378-1386, 2007.
CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.
CHEN, H. M.; YU, C.; CHANG, C. S. E-Homebook System: A web-based interactive education interface. Computers & Education, v. 49, n. 2, p. 160-175, 2007.
CURTO, L. M. Escrever e ler: Como as crianças aprendem e como o professor pode ensiná-las a escrever e a ler. Porto Alegre: Artmed, 2000.
FERNÁNDEZ, S. La Educación Adaptativa como Respuesta a la Diversidad. Signos. Teoría y práctica de la educación, v. 8/9 Enero/Junio, p. 128-139, 1993. Disponível em: <http://goo.gl/M7A1l>. Acesso em: 11 out. 2012.
FERREIRA, A. B. H. Dicionário Aurélio Básico da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.
FOUCAULT, M. Os anormais. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
HARVEY, D. Condição Pós-Moderna. São Paulo: Loyola, 1989.
LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte Universitário, 1978.
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
SIMPSON, O. O Futuro da Educação a Distância: Que fatores afetarão como a educação a distância se desenvolverá no futuro? Revista Brasileira de Ensino de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 12, p.149-162, 2013.
PRAGNELL, M. V.; ROSELLI, T.; ROSSANO, V. Can a hypermedia cooperative e-learning environment stimu¬late constructive collaboration? Educational Technology & Society, v. 9, n. 2, p. 119-132, 2006.
ROMANI, L. A. S.; ROCHA, H. V. A complexa tarefa de educar a distância: uma reflexão sobre o processo educacional baseado na web. Revista Brasileira de Informática na Educação, n. 8, p. 71-81, 2001.
SFORNI, M. S. F. Aprendizagem conceitual e organização do ensino: Contribuições da teoria da Atividade. Araraquara: JM, 2004.
SILVA, M. Educação online. São Paulo: Loyola, 2006.
VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
WALLACE, R. M. The Internet as a site for changing practice: The case of Ms. Owens. Research in Science Education, v. 32, n. 4, p. 465-487, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).