O DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DE UM JOGO VIRTUAL PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Autores

  • Fernando Custodio Cerqueira Campos UNIFEI
  • Adhimar Flávio Oliveira Universidade Federal de Itajubá
  • João Ricardo Neves da Silva

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v2i1.25

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa, Ensino de Física, Jogos em educação, Astronomia

Resumo

Neste trabalho se apresenta a descrição e análise de um jogo virtual desenvolvido para a interação de estudantes com conteúdos de astronomia e astrofísica nas disciplinas de Física. O jogo, intitulado “O Guia do Físico das Galáxias” foi desenvolvido nos moldes de um RPG virtual e, tanto sua construção quanto sua análise são pautadas na Teoria da Aprendizagem Significativa, de modo que a interação com os conceitos físicos aconteça de uma forma potencialmente significativa. Neste texto é dada maior ênfase ao processo de elaboração e à descrição do jogo virtual como um objeto de aprendizagem de física e à análise de um teste piloto realizado com estudantes de licenciatura em física. Os primeiros testes mostram como o material educacional desenvolvido pode ser analisado na perspectiva da teoria da aprendizagem significativa, principalmente no que se refere à explicitação de subsunçores e possibilidade de facilitar as ligações conceituais. Uma das vantagens do ensino EaD é justamente explorar os conteúdos digitais que a informática e a internet oferecem, sendo assim, exploramos o jogo virtual como um objeto de aprendizagem a ser utilizado nessa prática.

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Publicado

2015-10-09

Como Citar

Campos, F. C. C., Oliveira, A. F., & da Silva, J. R. N. (2015). O DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DE UM JOGO VIRTUAL PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. EmRede - Revista De Educação a Distância, 2(1), 21–36. https://doi.org/10.53628/emrede.v2i1.25