O MODELO PEDAGÓGICO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS E O SEU ALINHAMENTO COM A EDUCAÇÃO PERMANENTE E AS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS EM SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v4i1.243

Palavras-chave:

educação a distância

Resumo

Este artigo faz uma análise do modelo pedagógico utilizado no período inicial de implantação (2009-2012) e funcionamento do Sistema Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), identificando os marcos conceituais que apoiam o desenvolvimento das ações educacionais e o seu alinhamento com as necessidades de aprendizagem dos profissionais de saúde frente ao modelo de atenção à saúde do SUS. Discute ainda, se a inclusão das competências profissionais em saúde e a efetiva incorporação da educação permanente em saúde nas ações pedagógicas, desenvolvidas pelas Instituições de Ensino Superior da UNA-SUS, pode ser um fator promotor do maior alinhamento dessas ações educacionais com as necessidades do serviço no ponto do cuidado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lina Sandra Barreto Brasil, Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS)

Possui graduação em Antropologia e Sociologia pela Universidade de Brasília (1985), mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (1997) e doutorado em odontologia pela FOUSP (2015). . Aposentada da UnB onde atuou como Diretora do Centro de Educação a Distância (CEAD) e como professora da Licenciatura do departamento de Ciencias da Computação (CIC). Foi consultora para projetos de educação a distância em diversas instituições (i.e  ELETRONORTE; ILB/Senado Federal;EMBRAPA; Banco Mundial; da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca-ENSP/FIOCRUZ- e as Universidades Federais do Ceará, Maranhão e Alfenas, entre outras instituições).Atualmente é consultora do Ministério da Saúde atuando na assessoria de ações educacionais a distância para o Sistema Universidade Aberta do SUS-UNA-SUS cujo objetivo é capacitar a distância os profissionais do SUS em todo o Brasil. http://lattes.cnpq.br/3331919516203905

Ana Estela Haddad, Faculdade de Odontologia - Universidade de São Paulo

Graduada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (1988), Mestre (1997), Doutora em Ciências Odontológicas (2001), Livre-Docente (2011) pela Universidade de São Paulo. Professora Associada do Departamento de Ortodontia e Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP), Membro Permanente e Professora orientadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas da Fousp . Foi Assessora do Ministro da Educação (2003-2005), tendo sido uma das idealizadoras e participado da implementação do Programa Universidade para Todos (PROUNI). Nesse período, atuou também nos trabalhos relacionados à promulgação da Lei nº 10861/2004, que criou o Sistema Nacional de Avaliação da Educaçao Superior (SINAES) e a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES). Ocupou no Ministério da Saúde o cargo de Diretora de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), de 2005 a 2010, tendo participado da idealização e implementação do Pró-Saúde, Telessaúde Brasil, Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS), pela Política Nacional de Educação na Saúde , Programa de Educação pelo Trabalho em saúde - PET Saúde, REVALIDA. Em 2011 ocupou o cargo de Diretora de Programas e Secretária Substituta da SGTES. Foi membro representante suplente do Brasil no Comitê Assessor Internacional da BIREME/OPAS (2012), membro da Subcomissão de Revalidação de Diplomas Médicos (2007-2014).É atualmente membro do Comitê Assessor da Rede Universitária de Telemedicina e Membro da Comissão de Área de Avaliação da CAPES - Odontologia (Mestrados Profissionais). Vice Presidente do Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde - CBTms (gestão 2014-2015) e atualmente Diretora de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaude (ABTms). Linhas de pesquisa: Educação Superior na Saúde, Educação Permanente na Saúde, Força de Trabalho em Saúde, Políticas públicas de educação e de saúde, Primeira Infância, Telessaúde, Teleodontologia.  http://lattes.cnpq.br/5132173662388670

Referências

BATISTA, Márcia; MENEZES, Marizilda. O design gráfico e o design instrucional na educação a distância. São Paulo: Rosari/Universidade Anhembi Morumbi/PUC-Rio/Unesp-Bauru, 2008. Disponível em: <http://portal.anhembi.br/sbds/pdf/7.pdf>. Acesso em: 30 jul. 2015.

BRASIL, Lina Sandra Barreto. Modelo de taxonomia baseada nas competências profissionais de cirurgiões-dentistas que atuam na estratégia de saúde da família: uma ferramenta para planejamento instrucional. 2015. 259 f. Tese (Doutorado em Ciências odontológicas) – Faculdade de Odontologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.Disponível em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/23/23132/tde-24052016-163129/pt-br.php

BRASIL. Lei n. 8080 de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da União, 20 set. 1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ leis/L8080.htm>. Acesso em: 12 jun. 2017.

BRASIL. Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, 23 dez. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 12 jun. 2017.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n. 1996 de 20 de agosto de 2007. In: BRASIL. Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2009. p. 7-27. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/ pacto_saude_volume9.pdf>. Acesso em: 12 jun. 2017.

BRASIL. Decreto Presidencial n. 7.385 de 08 de dezembro de 2010. Institui o Sistema Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde - UNA-SUS, e dá outras providências. Diário Oficial da União, 9 dez. 2010. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/ D7385.htm>. Acesso em: 12 jun. 2017.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n. 825 de 25 de abril de 2016. Redefine a Atenção Domiciliar no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e atualiza as equipes habilitadas. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2016/ prt0825_25_04_2016.html>. Acesso em: 12 jun. 2017.

DAVINI, Maria Cristina. Enfoques, Problemas e Perspectivas na Educação Permanente dos Recursos Humanos de Saúde. In: BRASIL. Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2009. p. 45.

DELUIZ, Neide. Qualificação, competências e certificação: visão do mundo do trabalho. Revista Formação, Brasília, n. 2, p. 7–17, 2001.

GUSMÃO, Cristine et al. Relatos de uso de tecnologias educacionais na educação permanente de profissionais de saúde no sistema Universidade Aberta do SUS. 22. ed. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2014. 345 p.

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS (INPE). INPE, 1968. Projeto Satélite Avançado de Comunicações Interdisciplinares (SACI). Disponível em: <http://www.inpe.br/50anos/linha_tempo/68.html>. Acesso em: 17 ago. 2015.

LE BOTERF, Guy. Avaliar a competência de um profissional: três dimensões a explorar. Reflexão RH, jun. 2006.

ROMISZOWSKI, Alex; ROMISZOWSKI, Lina. Retrospectiva e perspectivas do design instrucional e educação a distância: análise da literatura. Rev Bras Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 4, 2005. Disponível em: http://seer.abed.net.br/edicoes/2005/ 2005_Retrospectiva_Perspectivas_Design_Instrucional_Alexander Romiszowski_Lina_Romiszowski.pdf>. Acesso em: 30 jul. 2015.

SHULMAN, Lee. Conocimiento y enseñanza: fundamentos de la nueva reforma. Rev Curric Form Profr, Espanha, v. 9, n. 2, 2005.

SOUZA, Katyusha Madureira Loures et al. Competência: diferentes abordagens e interpretações como estímulo à ciência da informação. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, XV. 2008, São Paulo. Anais.... 2008.

UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNASUS). O que é o ARES. Disponível em: <https://www.unasus.gov.br/page/ares/o-que-e-o-ares>. Acesso em: 12 jun. 2017a.

UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNASUS). O que é a Plataforma AROUCA. Disponível em: <https://www.unasus.gov.br/page/plataforma-arouca/o-que-e-plataforma-arouca>. Acesso em: 12 jun. 2017b.

UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNASUS). O que é a UNA-SUS. Disponível em: <https://www.unasus.gov.br/page/una-sus/o-que-e-una-sus>. Acesso em: 12 jun. 2017c.

Downloads

Publicado

2017-10-14

Como Citar

Barreto Brasil, L. S., & Haddad, A. E. (2017). O MODELO PEDAGÓGICO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS E O SEU ALINHAMENTO COM A EDUCAÇÃO PERMANENTE E AS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS EM SAÚDE. EmRede - Revista De Educação a Distância, 4(1), 38–50. https://doi.org/10.53628/emrede.v4i1.243

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.