O MODELO PEDAGÓGICO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS E O SEU ALINHAMENTO COM A EDUCAÇÃO PERMANENTE E AS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS EM SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v4i1.243Palavras-chave:
educação a distânciaResumo
Este artigo faz uma análise do modelo pedagógico utilizado no período inicial de implantação (2009-2012) e funcionamento do Sistema Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), identificando os marcos conceituais que apoiam o desenvolvimento das ações educacionais e o seu alinhamento com as necessidades de aprendizagem dos profissionais de saúde frente ao modelo de atenção à saúde do SUS. Discute ainda, se a inclusão das competências profissionais em saúde e a efetiva incorporação da educação permanente em saúde nas ações pedagógicas, desenvolvidas pelas Instituições de Ensino Superior da UNA-SUS, pode ser um fator promotor do maior alinhamento dessas ações educacionais com as necessidades do serviço no ponto do cuidado.
Downloads
Métricas
Referências
BATISTA, Márcia; MENEZES, Marizilda. O design gráfico e o design instrucional na educação a distância. São Paulo: Rosari/Universidade Anhembi Morumbi/PUC-Rio/Unesp-Bauru, 2008. Disponível em: <http://portal.anhembi.br/sbds/pdf/7.pdf>. Acesso em: 30 jul. 2015.
BRASIL, Lina Sandra Barreto. Modelo de taxonomia baseada nas competências profissionais de cirurgiões-dentistas que atuam na estratégia de saúde da família: uma ferramenta para planejamento instrucional. 2015. 259 f. Tese (Doutorado em Ciências odontológicas) – Faculdade de Odontologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.Disponível em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/23/23132/tde-24052016-163129/pt-br.php
BRASIL. Lei n. 8080 de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da União, 20 set. 1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ leis/L8080.htm>. Acesso em: 12 jun. 2017.
BRASIL. Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, 23 dez. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 12 jun. 2017.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n. 1996 de 20 de agosto de 2007. In: BRASIL. Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2009. p. 7-27. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/ pacto_saude_volume9.pdf>. Acesso em: 12 jun. 2017.
BRASIL. Decreto Presidencial n. 7.385 de 08 de dezembro de 2010. Institui o Sistema Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde - UNA-SUS, e dá outras providências. Diário Oficial da União, 9 dez. 2010. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/ D7385.htm>. Acesso em: 12 jun. 2017.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n. 825 de 25 de abril de 2016. Redefine a Atenção Domiciliar no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e atualiza as equipes habilitadas. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2016/ prt0825_25_04_2016.html>. Acesso em: 12 jun. 2017.
DAVINI, Maria Cristina. Enfoques, Problemas e Perspectivas na Educação Permanente dos Recursos Humanos de Saúde. In: BRASIL. Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2009. p. 45.
DELUIZ, Neide. Qualificação, competências e certificação: visão do mundo do trabalho. Revista Formação, Brasília, n. 2, p. 7–17, 2001.
GUSMÃO, Cristine et al. Relatos de uso de tecnologias educacionais na educação permanente de profissionais de saúde no sistema Universidade Aberta do SUS. 22. ed. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2014. 345 p.
INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS (INPE). INPE, 1968. Projeto Satélite Avançado de Comunicações Interdisciplinares (SACI). Disponível em: <http://www.inpe.br/50anos/linha_tempo/68.html>. Acesso em: 17 ago. 2015.
LE BOTERF, Guy. Avaliar a competência de um profissional: três dimensões a explorar. Reflexão RH, jun. 2006.
ROMISZOWSKI, Alex; ROMISZOWSKI, Lina. Retrospectiva e perspectivas do design instrucional e educação a distância: análise da literatura. Rev Bras Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 4, 2005. Disponível em: http://seer.abed.net.br/edicoes/2005/ 2005_Retrospectiva_Perspectivas_Design_Instrucional_Alexander Romiszowski_Lina_Romiszowski.pdf>. Acesso em: 30 jul. 2015.
SHULMAN, Lee. Conocimiento y enseñanza: fundamentos de la nueva reforma. Rev Curric Form Profr, Espanha, v. 9, n. 2, 2005.
SOUZA, Katyusha Madureira Loures et al. Competência: diferentes abordagens e interpretações como estímulo à ciência da informação. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, XV. 2008, São Paulo. Anais.... 2008.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNASUS). O que é o ARES. Disponível em: <https://www.unasus.gov.br/page/ares/o-que-e-o-ares>. Acesso em: 12 jun. 2017a.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNASUS). O que é a Plataforma AROUCA. Disponível em: <https://www.unasus.gov.br/page/plataforma-arouca/o-que-e-plataforma-arouca>. Acesso em: 12 jun. 2017b.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNASUS). O que é a UNA-SUS. Disponível em: <https://www.unasus.gov.br/page/una-sus/o-que-e-una-sus>. Acesso em: 12 jun. 2017c.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).