O TUTOR E A IMPORTÂNCIA DOS FEEDBACKS NAS ATIVIDADES ASSÍNCRONAS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v2i1.21Palavras-chave:
feedback, tutoria, fórum de discussão, comunicação assíncrona, processo de aprendizagemResumo
Neste artigo buscamos identificar o papel dos tutores nos processos comunicativos e a forma como as participações destes têm contribuído com o processo de aprendizagem significativa. O contexto da pesquisa foram os fóruns de discussão desenvolvidos em AVEA, onde foram analisadas as participações dos professores formadores e dos tutores a distância, em disciplinas de um curso técnico em alimentos. Buscou-se identificar os modelos de feedback utilizados e os resultados obtidos nas discussões, sendo possível perceber o estímulo à reflexão. Como resultado da pesquisa, verificou-se que o fórum de discussão representa um excelente espaço de cognição coletiva, em que os participantes podem edificar o espaço de trocas, a partir da reflexão e da construção social do conhecimento.
Downloads
Métricas
Referências
ABREU-E-LIMA, D. M.; ALVES, M. N. O feedback e sua importância no processo de tutoria a distância. Revista Pro-Posições vol. 22 n°. 2 Campinas, São Paulo, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072011000200013>. Acesso em: 27 mai. 2015.
AUSUBEL, D. P. Educational psychology: A cognitive view. New York: Rinehart & Wilson, 1968.
BICALHO, R.N.M. O processo de construção intersubjetivo do conhecimento em educação a distância. 2010. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Brasília, Brasília.
BICALHO, Rute Nogueira de Morais; OLIVEIRA, Maria Cláudia Santos Lopes de. O processo dialógico de construção do conhecimento em fóruns de discussão. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 16, n. 41, Junho 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/icse/v16n41/aop2712.pdf>. Acesso em: 27 mai. 2015.
MOREIRA, Marco A. Aprendizagem significativa. Brasília: UnB, 1999.
PERRIER, Gerlane Romão Fonseca. A importância do feedback nas atividades assíncronas do AVEA Moodle: discutindo o papel do tutor enquanto agente facilitador da aprendizagem significativa na EaD. 2013. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.
PERRIER, Gerlane Romão Fonseca; SILVEIRA, Ricardo Azambuja. A importância dos feedbacks nas atividades assíncronas em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem. In: XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância - ESUD. 2014. Florianópolis. Anais ... Florianópolis: NUTE/UFSC. PEN DRIVE. Disponível em: <http://esud2014.nute.ufsc.br/anais-esud2014/>. Acesso em: 28 maio 2015.
WILLIAMS, R. L. Preciso saber se estou indo bem!: uma história sobre a importância de dar e receber feedback. Rio de Janeiro: Sextante, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).