COMPORTAMENTO SOCIAL VIRTUAL EM CURSOS DE EXTENSÃO A DISTÂNCIA SOBRE DIREITOS HUMANOS DAS MULHERES NA PERSPECTIVA DA SAÚDE COLETIVA E DA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v4i1.183Palavras-chave:
Extensão Universitária. Educação à Distância. Saúde Coletiva. Transformação Social. Comportamento Social Virtual.Resumo
Esse trabalho apresenta a avaliação qualitativa de três Cursos de extensão à distância da UDESC/CEAD, Rede Feminista de Saúde e Casa da Mulher Catarina, todas com sede em Florianópolis (SC). A fim de verificar o cumprimento dos objetivos dos cursos, em uma proposição inteiramente a distância, foi analisado em cada um dos cursos o comportamento social virtual dos sujeitos participantes em comparação com a produtividade e a interatividade. Assim, estudou-se, na perspectiva da saúde coletiva e da transformação social, a relação entre a equipe executora - corpo docente, tutoras e bolsistas de extensão – e os participantes dos cursos – profissionais, pesquisadores e acadêmicos.Downloads
Métricas
Referências
BRASIL. Violência contra a mulher: feminicídios no Brasil. Publicação: IPEA. 2015. 5 p.
_________Plano nacional de políticas para as mulheres 2013-2015. Brasília, 2013. Disponível em < http://www.spm.gov.br/assuntos/pnpm/publicacoes/pnpm-2013-2015-em-22ago13.pdf >. Acesso em: 20 mar 2017.
¬¬_________. Observatório Brasileiro de Gênero. Disponível em: < http://www.observatoriodegenero.gov.br/ > . Acesso em: 17 mar 2017.
_______. Lei Maria da Penha. LEI Nº 11.340, DE 7 DE AGOSTO DE 2006.
COELHO, C. C. Feminismo: Conceitos e Contemporaneidade. In.: I Webinar (Seminário Online) “Feminismo, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos”. 2016
DESLAURIERS, J.; KÉRISIT, M. O Delineamento de pesquisa qualitativa. In: POUPAT, J. et al (Org.). A Pesquisa Qualitativa: Enfoques epistemológicos e metodológicos. Vozes: Petrópolis (RJ), 2008. P.127-153.
FARIAS, M. G.; SANTOS, V. M. M.; CALIARI, F. M.; MONTE BLANCO, S. F. M. Educação em Direitos Humanos e das Mulheres, Gestão e Sustentabilidade. Programa de extensão Edital UDESC PAEX 07/2015.
FARIAS, M. G.; FARIAS, Z. I.; SANTOS, V. M. M.; CALIARI, F. M.; MONTE BLANCO, S. F. M. Direitos Humanos e de Proteção às Mulheres: Uma análise do direito comparado Luso-brasileiro e do Conesul. Projeto de Pesquisa UDESC. 2016.
FREIRE, Paulo. Comunicação ou Extensão?. tradução de Rosisca Darcy de Oliveira. Prefácio de Jacques Chonchol 7ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983. 93 p. (O Mundo, Hoje, v. 24)
LANNES, L..L.C.; LANNES, W. Ampliando o conceito do “Estar Junto Virtual” no enfrentamento dos desafios do PIBID em um Curso de Licenciatura em Matemática na Modalidade a Distância. Revista de Educação a Distância EmRede, Porto Alegre, v. 3, n. 2, p.257-271, 2016.
Organização dos Estados Americanos - OEA. Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência Contra a Mulher. Disponível em: < http://www.oas.org/juridico/portuguese/treaties/A-61.htm > Acesso em 30 mai 2016.
ONU BRASIL. < https://nacoesunidas.org/>. Acesso em: 10 mar. 2017.
ONU MULHERES. Declaração e Plataforma de Ação da IV Conferência Mundial sobre Mulheres. Pequim. 1995. 112p.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS - ONU. Convenção sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra a Mulher - CEDAW. 1979. Disponível em: < http://www.un.org/womenwatch/daw/cedaw/ >. Acesso em: 10 mai. 2016.
____________. Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 2015. 41p.
SAMPAIO, A. A S; ANDERY, M. A. P. A. Comportamento social, produção agregada e prática cultural: uma Análise Comportamental de fenômenos sociais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v.26, n.11, 2010, p. 183-192.
SCHERER, S.; FERNANDES, F.F. “Estar Junto Virtual Ampliado” e o Uso de Tecnologias Digitais em Cursos de Formação Inicial de Professores de Matemática Na Modalidade de Educação a Distância. Revista Educação e Linguagens, Campo Mourão, v. 3, n. 5, jul./dez, p. 145-164, 2014.
STEVENSON, William J. Estatística Aplicada à Administração. São Paulo: Harper & Row do Brasil, 1981.
USP. Agência de Notícias da Universidade - AUN. Boletim Ano: 38 - Edição Nº: 17 - Saúde - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – USP, 2005
VARGAS. R. B. Gestão feminista das organizações. III Webinar (Seminário Online) do curso “Feminismo e Gestão”. 2015.
VALENTE, J. A. A espiral da espiral de aprendizagem: o processo de compreensão do papel das tecnologias de informação e comunicação na educação. 2005. 232 f. Tese (Livre¬-Docência) - Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).