O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DA TUTORIA VIRTUAL EM DIÁRIOS REFLEXIVOS

Autores

  • Aline Sommerhalder Universidade Federal de São Carlos
  • Camila Tanure Duarte Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSCar; Pedagoga
  • Camila Marques dos Santos Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSCar; Pedagoga

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v2i1.18

Resumo

Refere-se a um estudo realizado em um curso de Pedagogia, na modalidade EaD, de uma universidade pública federal que aderiu ao Sistema Universidade Aberta do Brasil. Aborda a prática docente em tutoria virtual desenvolvida na disciplina “Estágio Supervisionado da Educação Infantil”, via Moodle. Objetivou identificar e discutir possíveis contribuições de feedbacks de tutoras virtuais em diários reflexivos de estágio. Foram objetos de investigação feedbacks de duas tutoras virtuais realizados em diários reflexivos de estágio.Destaca-se que os feedbacks foram colaborativos enquanto ações pedagógicas estimulando os estudantes a reflexão sobre as experiências vividas no estágio, em especial sobre as realidades da escola de Educação Infantil e o cotidiano dos fazeres docentes. A tutoria virtual deve ser considerada e valorizada como um trabalho docente relevante no processo de formação inicial de professores, quando esse se desenvolve por meio de ambientes virtuais de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aline Sommerhalder, Universidade Federal de São Carlos

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE/UFSCar; Docente do Programa do Dep. de Teorias e Práticas Pedagógicas/CECH/UFSCar, Doutora em Educação Escolar e Pedagoga

 

Camila Tanure Duarte, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSCar; Pedagoga

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSCar; Pedagoga

Camila Marques dos Santos, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSCar; Pedagoga

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSCar; Pedagoga

Downloads

Publicado

2015-10-09

Como Citar

Sommerhalder, A., Duarte, C. T., & Santos, C. M. dos. (2015). O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DA TUTORIA VIRTUAL EM DIÁRIOS REFLEXIVOS. EmRede - Revista De Educação a Distância, 2(1), 64–75. https://doi.org/10.53628/emrede.v2i1.18