ENSINO À DISTÂNCIA EM PERSPECTIVA BAKHTINIANA: QUESTÕES FILOSÓFICAS
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v1i1.13Palavras-chave:
ética, ato, transmissão, memória, corpoResumo
O presente trabalho divide-se em duas partes. A primeira é um relato de experiência de trabalho na modalidade do ensino à distância e de alguns problemas que nela foram identificados. O trabalho foi realizado com dois grupos de alunos oriundos de classes sociais diferentes. A diferença no êxito dos grupos é analisada em sua relação com as diferentes modalidades de diálogo entre professor e aluno. A segunda parte do texto é uma tentativa de traduzir os problemas identificados em questões para uma reflexão filosófica, tomando como base conceitos do pensamento bakhtiniano. A articulação entre as dimensões ética e epistemológica que estrutura a teoria de Bakhtin é transposta para o campo educativo.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).