APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA: DA FORMAÇÃO AOS SABERES NECESSÁRIOS À DOCÊNCIA NA MODALIDADE VIRTUAL

Autores

  • Priscila Menarin Cesário Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Daniel Mill Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v3i2.124

Palavras-chave:

Aprendizagem da Docência, Saberes da Docência Virtual, Formação para a Tutoria Virtual, Educação a Distância.

Resumo

Este artigo teve como objetivo compreender o processo de desenvolvimento da aprendizagem da docência pela formação e pelos saberes da tutoria virtual. A metodologia utilizada foi de natureza quali-quantitativa e os instrumentos para a coleta de dados foram a análise documental, questionário online, entrevistas semiestruturadas e visita técnica. A amostra utilizada na pesquisa corresponde a 461 tutores virtuais dos cursos de graduação de quatro Instituições de Ensino Superior (IES) parceiras do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). Como principais resultados, constatou-se que a aprendizagem da docência virtual possui particularidades, mas também similaridades em relação à formação e aos saberes docentes da educação presencial.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
828
Jan 28 '17Jan 31 '17Feb 01 '17Feb 04 '17Feb 07 '17Feb 10 '17Feb 13 '17Feb 16 '17Feb 19 '17Feb 22 '179
| |

Biografia do Autor

Priscila Menarin Cesário, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) na linha de pesquisa Formação de professores e outros Agentes Educacionais, Novas Tecnologias e Ambientes de Aprendizagem. Membro do Grupo de Pesquisa HORIZONTE (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens). Pedagoga graduada pela UFSCar. Especialista em Educação Infantil pela UFSCar, Especialista em Psicopedagogia no Processo Ensino-aprendizagem pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (CEUCLAR) e Especialista em Ética, Valores e Cidadania na Escola pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadora na área de Educação a Distância, Formação de professores, Docência Virtual e Tecnologias na Educação. Trabalha como docente na Educação Infantil nas séries iniciais do Ensino Fundamental e no Ensino Superior.

Referências

BELLONI, M. L. O que é mídia-educação. 3. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Características da investigação qualitativa. Investigação qualitativa em educação. Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Portugal: Porto Editora, 1994.

FERENC, A. V. F.; MIZUKAMI, M. G. N. Formação de professores, docência universitária e o aprender a ensinar, VII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. In: Anais do VII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores – 2005, UNESP – Pró-Reitoria de Graduação.

GARCIA, C. M. Los profesores como trabajadores del conocimiento. Certidumbres y desafíos para una formación a lo largo de la vida. Educar, n. 30, p. 27-56, 2002.

KENSKI, V. M. Formação/ação de professores: A urgência de uma prática docente mediada. In: PIMENTA, S. G. e ALMEIRA, M. I. de (orgs.). Pedagogia universitária:

Caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez, 2011.

LÜDKE, M; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens qualitativas. Editora Pedagógica e Universitária Ltda: São Paulo, 1986.

MILL, D. Sobre o conceito de polidocência ou sobre a natureza do processo de trabalho pedagógico na Educação a Distância. In: MILL, D.; RIBEIRO, L. R. C.; OLIVEIRA, M. R. G. (orgs) Polidocência na Educação a Distância: múltiplos enfoques. EdUFSCar: São Carlos, 2010.

MOORE, M. G; KEARSLEY, G. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

OLIVEIRA, M. R. G.; ARAÚJO, C. L. S.; MILL, D.; ABREU-E-LIMA, D. P. Proposta de formação continuada em EaD: uma experiência voltada para docentes da UFSCar. p. 2-13. Anais do XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - UNICAMP - Campinas – 2012.

RIBEIRO, L. R. C.; OLIVEIRA, M. R. G.; MILL, D. Ensino superior, tutoria online e profissão docente. Trabalho apresentado no X Congresso Estadual Paulista para a Formação de Educadores (X CEPFE) realizado em Lindóia, SP, em 30/08 a 02/09/2009, com apoio da UAB-FNDE-UFSCar, p.243-258, 2009.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

2017-01-26

Como Citar

Cesário, P. M., & Mill, D. (2017). APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA: DA FORMAÇÃO AOS SABERES NECESSÁRIOS À DOCÊNCIA NA MODALIDADE VIRTUAL. EmRede - Revista De Educação a Distância, 3(2), 172–183. https://doi.org/10.53628/emrede.v3i2.124