AUTONOMIA E O USO DAS TECNOLOGIAS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE HÁBITOS DE ESTUDO DE LICENCIANDOS EM FÍSICA DAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA

Autores/as

  • Denise Pereira de Alcântara Ferraz Universidade Federal de Itajubá
  • Juliana Maria Sampaio Furlani Universidade Federal de Itajubá
  • Mikael Frank Rezende Jr Universidade Federal de Itajubá

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v3i2.121

Palabras clave:

hábitos de estudo, educação superior, aprendizagem, autonomia

Resumen

Este trabalho objetivou conhecer os hábitos de estudo dos alunos de uma universidade pública brasileira através da análise dos Fatores Planejamento de Estudo e Uso de Tecnologias do Questionário de Hábitos de Estudo para estudantes universitários, a partir das respostas dos alunos dos cursos de Licenciatura em Física nas modalidades presencial e a distância, visando uma comparação entre as modalidades. Identificamos que os alunos da modalidade a distância planejam mais seus estudos e usam mais as tecnologias do que os alunos da modalidade presencial. Os resultados indicam ainda a necessidade de se pensar em cursos que não só estimulem a autonomia do aluno, mas também se estruturem para que os alunos exercitem essa autonomia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Denise Pereira de Alcântara Ferraz, Universidade Federal de Itajubá

Possui graduação em Licenciatura em Psicologia pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena (1988), graduação em Psicologia pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena (1989), mestrado em Educação pelo Centro Universitário Salesiano (2000), mestrado em Psicologia da Saúde - Universiddae Metodista de São Paulo (2005) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é professora da Universidade Federal de Itajubá.

Juliana Maria Sampaio Furlani, Universidade Federal de Itajubá

Professora na Universidade Federal de Itajubá, atuando no ensino de graduação presencial e a distância. Doutora em Ciências (2014) pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Educação (2003) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em Ensino de Ciências (1999/UFMG), licenciada em Química (1994/UTRAMIG) e bacharel em Engenharia Química (1992/UFMG).

Mikael Frank Rezende Jr, Universidade Federal de Itajubá

Licenciado em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), Mestre em Ensino de Ciências e Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). É professor da Universidade Federal de Itajubá - MG 

Citas

ALMEIDA, O. C. S. Evasão em Cursos a Distância: Validação de instrumento, fatores Influenciadores e Cronologia da Desistência. Dissertação (Mestrado em Gestão Social e Trabalho). Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2007.

ALMEIDA, L. S.; SOARES, A. P. Os estudantes universitários: Sucesso escolar e desenvolvimento psicossocial. In: MERCURI, E.; POLYDORO, S. A. J. (Org.). Estudante universitário: Características e experiências de formação. Taubaté, SP: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2004. p. 15-40.

BITTENCOURT, I. M.; MERCADO, L. P. L. Evasão nos cursos na modalidade de educação a distância: estudo de caso do Curso Piloto de Administração da UFAL/UAB. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 22, n. 83, p. 465-504, 2014.

COLL, C.; MONEREO, C. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.

FERRAZ, D. P. A.; REZENDE JUNIOR, M. F.; BARRETO, T. M. Planejamento de estudo na licenciatura em física: estudo comparativo entre alunos do curso presencial e a distância. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 12, Salvador, 2015. Anais... Salvador, 2015. p. 1076-1088.

FREIRE, P. A pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1983.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

LITTO, F. M. Aprendizagem a distância. São Paulo: imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

MARTINS, A. M.; ARROTEIA, J. C.; GONÇALVES, M. M. B. Práticas socioculturais e escolares dos estudantes universitários: Estudo de caso. Coleção Universidade Hoje, Série Contributos. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro, 1999.

MONEREO, C.; POZO, J. I. O aluno em ambientes virtuais. Condições, perfil e competências. In: COLL, C.; MONEREO, C. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.

MONTEIRO, S.; VASCONCELOS, R. M.; ALMEIDA, L. S. Rendimento acadêmico: Influência dos métodos de estudos. In: ACTAS DO CONGRESSO GALAICO PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIA. v. 8, p. 14-16, Braga, Portugal, 2005.

NOGUEIRA, A. B. L. Criatividade e percepção em estudantes de Psicologia. Lorena, SP: Stiliano/Centro UNISA, 1998.

NOGUEIRA, A. B. L. Criatividade, autoestima e rendimento acadêmico: Um estudo com universitários de psicologia. Tese de doutorado não publicada, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

NOTARE, M. R.; BEHAR, P. A. A comunicação matemática online por meio do ROODA Exata. In: BEHAR, P. A. Modelos pedagógicos em educação a distância. Porto Alegre: Artmed, 2009. p. 182.

OLIVEIRA, K. L.; OLIVEIRA, R. A. M. Propriedades psicométricas de uma escala de condições de estudo para universitários. Avaliação Psicológica, v. 6, n. 2, p. 181-188, 2007.

POLYDORO, S. A. J.; PRIMI, R. Integração ao ensino superior: Explorando sua relação com características de personalidade e envolvimento acadêmico. In MERCURI, E. ; S. A. J. POLYDORO, S. A. J. (Org.). Estudante universitário: Características e experiências de formação. Taubaté, SP: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2004. p. 41-66.

PETERS, O. Didática do ensino a distância. São Leopoldo: Ed. Unisinos, 2006.

PRETI, O. Autonomia do Aprendiz na Educação a Distância: significados e dimensões. In: Oreste Preti. (Org.). Educação a Distância: construindo significados. 1. ed. Brasília: Plano, 2000.

RAMOS, A. L. M. et al. Questionário de Hábitos de Estudo para estudantes universitários: validação e precisão. Paidéia (Ribeirão Preto), 2011, v. 21, n. 50, p. 363-371. ISSN 0103-863X. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2011000300009>. Acesso em: 01 jan. 2017.

ROGERS, C. Sobre o poder pessoal. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

SILVA, A.; SÁ, I. Saber estudar e estudar para saber. Porto: Porto Editora, 1997.

VENDRAMINI, C. M. M. et al. Construção e validação de uma escala sobre avaliação da vida acadêmica – EAVA. Estudos de Psicologia, v.9, n. 2, p. 259-268, 2004.

Publicado

2017-01-26

Cómo citar

Ferraz, D. P. de A., Furlani, J. M. S., & Rezende Jr, M. F. (2017). AUTONOMIA E O USO DAS TECNOLOGIAS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE HÁBITOS DE ESTUDO DE LICENCIANDOS EM FÍSICA DAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA. EmRede - Revista De Educación a Distancia, 3(2), 266–281. https://doi.org/10.53628/emrede.v3i2.121