EDUCAÇÃO EM REDE: TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS NA SOCIEDADE EM REDE

Autores

  • Lucyene Lopes da Silva Todesco Nunes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - IFC
  • Luziana Quadros da Rosa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Márcio Vieira de Souza Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fernando José Spanhol Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v3i2.116

Palavras-chave:

Educação em Rede, Tecnologias Digitais, Tendências Tecnológicas e Pedagógicas,

Resumo

 

O objetivo deste artigo é discorrer sobre o conceito de Educação em Rede, apresentando pesquisas sobre o tema e contextualizando as tendências tecnológicas emergentes na educação superior, identificadas nas bases do Portal de Periódicos da Capes e nos Anais do Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD). Para isso, realizou-se uma pesquisa teórica de cunho descritivo por meio de uma revisão sistemática, bem como a análise qualitativa das últimas tendências tecnológicas apresentadas no New Media Consortium (NMC) Horizon Report, 2016. Nos resultados, constatou-se um baixo número de trabalhos com os termos “Educação em Rede” e “Tecnologias Digitais”, apesar das tendências apontarem que a Educação em Rede está cada vez mais presente no dia-a-dia das pessoas.


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Biografia do Autor

Lucyene Lopes da Silva Todesco Nunes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - IFC

Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento EGC - Universidade Federal de Santa Catarina. Área: Interdisciplinar

Luziana Quadros da Rosa, Universidade Federal de Santa Catarina

Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, da Universidade Federal de Santa Catarina. Área: Interdisciplinar

Márcio Vieira de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Universidade Federal de Santa Catarina. Área: Interdisciplinar

Fernando José Spanhol, Universidade Federal de Santa Catarina

Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informaçãoe e da Comunicação. Universida Federal de Santa Catarina. Área: Interdisciplinar 


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Publicado

2017-01-26

Como Citar

Nunes, L. L. da S. T., da Rosa, L. Q., de Souza, M. V., & Spanhol, F. J. (2017). EDUCAÇÃO EM REDE: TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS NA SOCIEDADE EM REDE. EmRede - Revista De Educação a Distância, 3(2), 197–212. https://doi.org/10.53628/emrede.v3i2.116