EDUCAÇÃO EM REDE: TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS NA SOCIEDADE EM REDE
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v3i2.116Palavras-chave:
Educação em Rede, Tecnologias Digitais, Tendências Tecnológicas e Pedagógicas,Resumo
O objetivo deste artigo é discorrer sobre o conceito de Educação em Rede, apresentando pesquisas sobre o tema e contextualizando as tendências tecnológicas emergentes na educação superior, identificadas nas bases do Portal de Periódicos da Capes e nos Anais do Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD). Para isso, realizou-se uma pesquisa teórica de cunho descritivo por meio de uma revisão sistemática, bem como a análise qualitativa das últimas tendências tecnológicas apresentadas no New Media Consortium (NMC) Horizon Report, 2016. Nos resultados, constatou-se um baixo número de trabalhos com os termos “Educação em Rede” e “Tecnologias Digitais”, apesar das tendências apontarem que a Educação em Rede está cada vez mais presente no dia-a-dia das pessoas.
Downloads
Métricas
Referências
BORGES, M. A. F. Apropriação das tecnologias de informação e comunicação pelos gestores educacionais. 2009. 320 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUCSP, São Paulo, 2009.
CARVALHO, G. S. Histórias digitais: narrativas no século XXI. O software Movie Maker como recurso procedimental para construção de narrações. 2008. 196 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
CASTELLS, M. A Sociedade em rede. 6 ed. São Paulo, SP: Paz e Terra, 2010.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Rizoma: introducción. México: Premia, 1983.
FREIRE, P. F. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GOMEZ, M. V. A transversalidade como abertura máxima para a didática e a formação contemporâneas. Revista Iberoamericana de Educación, v. 3, n. 48, p. 1-12, 2009.
GOMEZ, M. V. Educação em rede: uma visão emancipadora. São Paulo: Cortez, 2004.
GOMEZ, M. V. Educación en red: Una visión emancipadora. México: Universidad de Guadalajara, 2005.
GOMEZ, M. V. Redes na educação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 37-47, 2000.
JOHNSON, L. et al. NMC Horizon Report: 2016 Higher Education Edition. Austin, Texas: The New Media Consortium, 2016. Disponível em: <http://www.nmc.org/publication/ nmc-horizon-report-2016-higher-education-edition/>. Acesso em: jun. 2016.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2008.
LÉVY, P. Cibercultura. Tradução: Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.
LEMOS, A. Cibercultura, tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina. 2002.
LEMOS, A. Cibercultura e mobilidade: a era da conexão. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 28, 2005. Rio de Janeiro. Anais eletrônicos. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2005/resumos/R1465-1.pdf>. Acesso em: jun. 2016.
LOPES, R. P. Formação para uso das tecnologias digitais de informação e comunicação nas licenciaturas das universidades estaduais paulistas. 2011. 224 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Presidente Prudente, 2011.
MIGUEL, D. G. Objetos de aprendizagem: ferramentas tecnológicas na educação executiva. São Paulo, 2012. 146 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
MORAN, J. M. Como utilizar a Internet na educação. Ci. Inf., BrasÍlia, v. 26, n. 2, maio, 1997. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19651997000200006&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: jun. 2016.
MORAN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, C. A. de; MORALES, O. E. T. (Org.). Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015. Disponível em: <http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/ mudando_moran.pdf>. Acesso em: jun. 2016.
OLIVEIRA, R. G. Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) em educação escolar: um diagnóstico a partir da formação inicial de professores de matemática, Nucleus, Ituverava (Impresso), v. 9, p. 351-361, 2012.
PETARNELLA, L.; DE AMORIM SOARES, M. L. As tecnologias midiáticas e digitais de informação e comunicação (TMDICs) e a educação contemporânea, Eccos Revista Científica (impresso), São Paulo, v. 12, p. 181-194, 2010.
SCORSOLINI-COMIN, F. Psicologia do desenvolvimento, educação a distância e as tecnologias digitais da informação e da comunicação, Psico (PUCRS, Impresso), Porto Alegre, v. 44(3), p. 352-361, 2013.
SOUZA, M. V. Mídias digitais, globalização, redes e cidadania no Brasil. In:
SOUZA, M. V.; GIGLIO, K. (Org.). Mídias digitais, redes sociais e educação em rede: experiências na pesquisa e extensão universitária. São Paulo: Edgar Blucher, v. 1, 2015. p. 15-46.
SOUZA, M. V.; GIGLIO, K. (Org.). Mídias digitais, redes sociais e educação em rede: experiências na pesquisa e extensão universitária. São Paulo: Edgar Blucher, v. 1, 2015.
SOUZA, M. V.; SIMON, R. M. Redes sociais e MOOCs: análise de mídias para uma educação em rede, Em Rede, Porto Alegre, v. 2, p. 5, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).