EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA: a influência da internet nos hábitos de leitura do adolescente

Autores

  • Dênisson Neves Monteiro UNAP – Universidad Arturo Pratt – Dpt Gestión Nead - Universidade Federal de São João del Rei
  • Tatiane Chaves Ribeiro Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0001-8872-4190
  • Marise Maria Santana Rocha Nead - Universidade Federal de São João del Rei
  • Fernando Rocha Athayde Nead - Universidade Federal de São João del Rei

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v3i2.115

Palavras-chave:

educação a distância, tecnologias da informação e da comunicação

Resumo

Este artigo visa a descrever e identificar a influência da internet nos hábitos de leitura de estudantes do ensino médio. O método que conduzirá o processo científico segue uma abordagem de pesquisa quali-quantitativa através da coleta de dados e observação de uma amostra de 35 alunos do 1º ano do EM de uma escola em Varginha/MG. A ideia central motivadora da pesquisa foram as inúmeras manifestações de docentes questionando a utilização das novas tecnologias como fomento para a leitura e melhoria da escrita dos alunos. Foi utilizada a técnica do estudo de caso. O trabalho desenvolvido permitiu realizar uma avaliação da relação dos adolescentes com a tecnologia, e informações de leitura e de comunicação recolhidas antes de começar a pesquisa e ao final permitiram perceber as transformações ocorridas.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
1,793
Jan 28 '17Jan 31 '17Feb 01 '17Feb 04 '17Feb 07 '17Feb 10 '17Feb 13 '17Feb 16 '17Feb 19 '17Feb 22 '176.0
| |

Referências

ÁLVAREZ, V. et al. Diseño y evaluación de programas. Madrid: EOS, 2002.

BORGES, M; HOPPEN, N.; LUCE, F. B. Information technology impact on Market orientation in e business. Journal of Business Research, v. 62, p. 886, 2009.

EDEL, R. Las nuevas tecnologías para el aprendizaje: estado del arte. In: VALES, J. Las nuevas tecnologías para el aprendizaje. México: PearsonPrentice Hall, 2009. p.04-20

FACHIN, O. Fundamentos da metodologia. São Paulo: Saraiva, 2001.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

LOPES, R. M. A. Referenciais para a educação empreendedora. In: LOPES, R. M. A. (Org.). Educação empreendedora: conceitos, modelos e práticas. Rio de Janeiro: Elsevier; São Paulo: SEBRAE, 2010.

MILL, D; et. al. (Org.) Polidocência na Educação a Distância - múltiplos enfoques. São Carlos: EdufSCar, 2010. p. 123.

MONTEIRO, D. N; RIBEIRO, T. C. Ambiente virtual de aprendizagem para formação de docentes em EAD. Um estudo de caso sobre a formação de professores NEAD – UFSJ. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL APEC, 21., Barcelona, 2015. Anais... Barcelona, 2015.

MONTEIRO, D. N; ROCHA, M. Perfil de alunos de um curso à distância: uma experiência de educação empreendedora. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL APEC, 21., Barcelona, 2015. Anais... Barcelona, 2015.

MORAN, J. M. A integração das tecnologias na educação. 2008. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/tecnologias_eduacacao/integracao.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2016

RIPPER, A. V. O preparo do professor para as novas tecnologias. 1996. In: Oliveira, V.B. (Org.) Informática em psicopedagogia. São Paulo: Editora SENAC. p. 55 – 83

SAMPIERI, Roberto Hernandez. Metodología de la Investigación. Tercera Edición. McGraw-Hill. México. p.65. 2003.

SANTOS, J. R. A Moodle nas práticas pedagógicas de uma escola básica: realidade ou ficção na inserção das TIC em sala de aula. Educação, Formação & Tecnologias, n. 5, v. 1, p. 72-83, 2012.

SIERRA, B. Técnicas de Investigación Social: Teoría y Ejercicios. Decimocuarta Edición. Thonson Editores Spain. Madrid: 2004.

SILVA, M. Internet na escola e inclusão. In: BRASIL. MEC. Secretaria de Educação a Distância. Integração das tecnologias na educação. Brasília: Ministério da Educação, SEED, p.62-69. 2005.

VALENTE, J. A; ALMEIDA, F. J. Visão analítica da informática na educação: a questão da formação do professor. Revista Brasileira de Informática na Educação, Sociedade Brasileira de Informática na Educação, n. 1, p. 45-60, 1997.

VALENTE, J. A. Diferentes usos do computador na educação. Em Aberto. Brasília, ano 12, n. 57, p. 3-16, jan/mar. 1993.

WEISS, A. M. L; CRUZ, M. L. R. M. da. Informática e os Problemas Escolares de Aprendizagem. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução: Daniel Grassi. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Downloads

Publicado

2017-01-26

Como Citar

Monteiro, D. N., Ribeiro, T. C., Rocha, M. M. S., & Athayde, F. R. (2017). EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA: a influência da internet nos hábitos de leitura do adolescente. EmRede - Revista De Educação a Distância, 3(2), 295–307. https://doi.org/10.53628/emrede.v3i2.115

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.