A FORMAÇÃO INICIAL DOS FUTUROS PROFESSORES PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA ANÁLISE DAS MATRIZES CURRICULARES DE CURSOS DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Karina Pinto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul- IFRS
  • Júlia Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul- IFRS

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v3i2.110

Palavras-chave:

docentes, novas tecnologias, licenciatura

Resumo

Neste artigo, procurou-se identificar se a resistência dos professores em realizar atividades a distância se dá pela falta de formação inicial para o uso de tecnologias digitais. Para isso, foi realizado o levantamento dos cursos de licenciaturas em instituições públicas e privadas no estado do Rio Grande do Sul via plataforma e-MEC. Em seguida, foram realizadas a análise documental de 155 matrizes curriculares dos cursos encontrados ativos na plataforma e-MEC, por um especialista da área educacional. Identificou-se que 68,6% das instituições não oferecem disciplinas obrigatórias, referente ao uso de novas tecnologias na educação. Como trabalhos futuros, pretende-se identificar percepção de professores e alunos referente as disciplinas ofertadas.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
554
Jan 28 '17Jan 31 '17Feb 01 '17Feb 04 '17Feb 07 '17Feb 10 '17Feb 13 '17Feb 16 '17Feb 19 '17Feb 22 '178
| |

Referências

ALMEIDA, M. E. B.; MENEZES, L. C. B. O papel do gestor escolar na incorporação das TIC na escola: experiências em construção e redes colaborativas de aprendizagem. São Paulo: PUC-SP, 2004.

ANDRADE, F. G.; ROSITO, M. C.; SILVA, J. M. C. O que o professor pensa sobre os ambientes virtuais de ensino e aprendizagem: dificuldades, melhorias e novas funcionalidades. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 2015, Salvador, Anais... Salvador: 2015.

BLACKBOARD. Disponível em: <http://blackboard.grupoa.com.br/> Acesso em: jun. 2016.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 009/2001. Diário Oficial da União, Brasília, 18 jan. 2002, Seção 1, p. 31. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pdf>. Acesso em: jun. 2016.

_____. Decreto nº 6.300, de 12 de dezembro de 2007. Dispõe sobre o Programa Nacional de Tecnologia Educacional - ProInfo. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 13 dez. 2007. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil03/ Ato20072010/2007/Decreto/D6300htm>. Acesso em: jun. 2016.

_____. Ministério de Educação e do Desporto. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília, DF: MEC/CNE, 2001.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em Rede - A era da informação: economia, sociedade e cultura, Vol. 1. São Paulo: Paz e Terra, 2000. p. 17-49.

CGIBR. Comitê Gestor da Internet no Brasil. Disponível em: <http://cetic.br/pesquisa/educacao/>. Acesso em: jun. 2016.

CUNHA, C. R.; SILVA, J. M. C.; BERCHT, M. Proposta de um Modelo de Atributos para o Aprimoramento da Comunicação Afetiva para Professores que atuam na Educação a Distância. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, Rio de Janeiro, 2008. Anais... Rio de Janeiro, 2008. p. 573-582.

CYBIS, A. T.; SCHIMITT, V.; DIAS, M. R. A. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. In: CYBIS, A. T. (Org). Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Em Diferentes Contextos. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2007.

E-PROINFO. Disponível em: <http://e-proinfo.mec.gov.br/eproinfo/interativo/ acessar_espaco_sistema/acessar.htm>. Acesso em: jun. 2016.

FREITAS, M. T. Letramento digital e formação de professores. Educação em Revista, v. 26, n. 03, p. 335-352, 2010.

GATTI, B. A.; BARRETO. E. S. de S. (Org.) Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: Unesco, 2009.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LISBÔA, E. et al. LMS em contexto escolar: estudo sobre o uso da Moodle pelos docentes de duas escolas do concelho de Braga. Educação, Formação & Tecnologias-ISSN 1646-933X 2.1, p. 44-57, 2009.

MARTIA, E. EAD: mudança de paradigmas pedagógicos. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/ead-mudanca-de-paradigmaspedagogicos/23386/>. Acesso em ago. 2016.

LOPES, A. M.; GOMES, M. J. Ambientes virtuais de aprendizagem no contexto do ensino presencial: uma abordagem reflexiva. 2007. Disponível em: <http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/7098>. Acesso em: jun. 2016.

MOODLE. Disponível em: <https://moodle.org/?lang=pt_br>. Acesso em: jun. 2016.

PERRENOUD, P. Profissionalização do professor e desenvolvimento dos ciclos de aprendizagem. Cadernos de Pesquisa, 1999, n. 108, p. 07-26.

SANTOS, J. R. A Moodle nas práticas pedagógicas de uma escola básica: realidade ou ficção na inserção das TIC em sala de aula. Educação, Formação & Tecnologias-ISSN 1646-933X 5.1, p. 72-83, 2012.

TelEduc. Disponível em: <http://www.teleduc.org.br/>. Acesso em: jun. 2016.

YAMAN, S. Technology Supported Learning Platform: Moodle Integrated Academic Course. Turkish Online Journal of Distance Education, v. 1, n. 2, p. 146-160, abr. 2010.

Downloads

Publicado

2017-01-26

Como Citar

Pinto, K., & Silva, J. (2017). A FORMAÇÃO INICIAL DOS FUTUROS PROFESSORES PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA ANÁLISE DAS MATRIZES CURRICULARES DE CURSOS DO RIO GRANDE DO SUL. EmRede - Revista De Educação a Distância, 3(2), 227–236. https://doi.org/10.53628/emrede.v3i2.110

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.