PESQUISA E AVALIAÇÃO DE NARRATIVAS

Autores

  • Elizabeth A.L.M. Martines Universidade Federal de Rondônia/Departamento de Biologia
  • Fernanda B.A. Reis Universidade Federal de Rondônia / Mestrado de Psicologia
  • Maria Freire Costa Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Acre

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v1i1.11

Palavras-chave:

Narrativas. Autobiografia. Análise do discurso. Psicologia Cultural.

Resumo

Este trabalho apresenta o referencial teórico e metodológico utilizado em pesquisas com narrativas produzidas no Mestrado de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como possibilidade de avaliação de narrativas digitais, entre outras, considerando que este é um tema emergente na área educacional, especialmente na área de educação com uso de novas tecnologias de informação e comunicação. Este referencial é a Psicologia Cultural que relaciona a cultura, o desenvolvimento do psiquismo e a (re)construção da identidade. O procedimento metodológico privilegiado por esta disciplina  tem se mostrado promissor como mecanismo de autoconhecimento para alunos, professores em formação inicial e continuada, bem como conhecimento dos alunos por parte dos professores, além de seu amplo uso em espaços terapêuticos. O texto autobiográfico também poderá se configurar como uma autoanálise, levando o autor-narrador a reorganizar emoções e imagens mentais pela ressignificação dos acontecimentos vividos. 

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
400
Jul 28 '14Jul 31 '14Aug 01 '14Aug 04 '14Aug 07 '14Aug 10 '14Aug 13 '14Aug 16 '14Aug 19 '14Aug 22 '14Aug 25 '143.0
| |

Downloads

Publicado

2014-07-27

Como Citar

Martines, E. A., Reis, F. B., & Costa, M. F. (2014). PESQUISA E AVALIAÇÃO DE NARRATIVAS. EmRede - Revista De Educação a Distância, 1(1), 51–66. https://doi.org/10.53628/emrede.v1i1.11