Vivências no ensino remoto: desafios e apontamentos para o uso das tecnologias na EJA/EPT

Autores

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, ensino remoto, tecnologias

Resumo

Esta pesquisa qualitativa investiga a percepção dos estudantes da EJA/EPT sobre o ensino remoto durante a pandemia, com dados coletados por grupos focais. Os resultados mostram que o acesso limitado e a falta de conhecimento tecnológico, devido às desigualdades socioeconômicas, afetaram a aprendizagem. Contudo, o ensino remoto destacou a importância da inclusão digital e o potencial do ensino híbrido para a EJA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Kamylla Pereira Borges, Instituto Federal de Goiás (IFG) Anápolis, Goiás, Brasil, kamylla.borges@ifg.edu.br

.

Referências

ARTUZI, D.; VOLTOLINI, A. G. M. F. da F.; BERTOLOTO, J. S. ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA REMOTA E USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA EJA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e061, 2021. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/349. Acesso em: 22 jul. 2024.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

CURY, CRJ; SANTOS, PC Flexibilização curricular na Educação de Jovens e Adultos (EJA): uma análise a partir da perspectiva dos professores minérios. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 33, e166744, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698166744 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982017000100123&lng=pt&nrm=iso . Acesso em: 16 abr. 2023.

DE LUCA, Giovanna SL; SANTOS, Rafael L. Dos. Educação de Jovens e Adultos na pandemia: experiência de ensino híbrido. In: XVI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2020, Recife. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Recife: ABED, 2020. p. 1-10.

DELGADO, AS; SAITO, ES Educação de Jovens e Adultos: contribuições das práticas pedagógicas para a valorização dos saberes preliminares. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁT ICAS DE ENSINO (ENDIPE), 19., 2018, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: ENDIPE, 2018. Disponível em: http://www.endipe2018.com.br/anais/trabalhos/5_34.pdf . Acesso em: 16 abr. 2023.

FERREIRA, AS; SILVA, SSF A educação de jovens e adultos em tempos de pandemia: um estudo sobre o ensino remoto emergencial. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, 2021, Brasília. Anais do VII Encontro Nacional de Educação Matemática. Brasília: ENEM, 2021. p. 1-10.

FUNDAÇÃO LEMANN; ITAÚ SOCIAL. Educação em tempos de COVID-19: um retrato das desigualdades educacionais no Brasil. São Paulo, 2020. Disponível em: https://fundacaolemann.org.br/wpcontent/uploads/2020/07/relatorio_educacao_em_tempos_de_covid.pdf . Acesso em: 15 abr. 2023.

JOAQUIM, B. dos S.; VÓVIO, C. L.; PESCE, L. Inclusão e letramento digital na educação de jovens e adultos: Uma análise teórica sob a perspectiva decolonial. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 12, n. 2, p. 248–268, 2020. DOI: 10.46230/2674-8266-12-4053. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4053. Acesso em: 22 jul. 2024.

JOYCE, C. R.; MOREIRA, M. M.; ROCHA, S. S. D. Educação a Distância ou Atividade Educacional Remota Emergencial: em busca do elo perdido da educação escolar em tempos de COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, 2020.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2008.

KIND, L. Notas para o trabalho com a técnica de grupos focais. Psicologia em Revista, v. 10, n. 5, p. 124-136, 2004. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/202. Acesso em 20/07/2022.

LEITE, FF; SOUZA, LF Ensino remoto emergencial na educação de jovens e adultos em tempos de pandemia. In: Congresso Nacional de Educação, 2021, São Paulo. Anais do II Congresso Nacional de Educação. São Paulo: CONED, 2021. p. 1-10.

LELLIS, L. B.; FLORENTINO, J. F. .; COSTA, V. B. da . A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES-TRABALHADORES DA EJA SOBRE O ENSINO REMOTO. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, [S. l.], v. 7, n. 23, 2021. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3340. Acesso em: 22 jul. 2024.

MACEDO, S. Ser mulher trabalhadora e mãe no contexto da pandemia COVID-19: tecendo sentidos. Rev. NUFEN, Belém , v. 12, n. 2, p. 187-204, ago. 2020 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-25912020000200012&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 18 jun. 2023. http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol12.nº02rex.33.

MARTINS, O. B.; MOSER, A. Conceito de mediação em Vygotsky, Leontiev e Wertsch. REVISTA INTERSABERES, [S. l.], v. 7, n. 13, p. 8–28, 2012. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/245. Acesso em: 22 jul. 2024.

NICODEMOS, A.; SERRA, E. Educação de jovens e adultos em contexto pandêmico: entre o remoto e a invisibilidade nas políticas curriculares. Currículo sem Fronteiras, online, v. 20. n. 3, p. 871-892, set./dez. 2020. Disponível em: https://seperj.org.br/wp-content/uploads/2023/02/nicodemos-serra.pdf. Acesso 22/07/2024.

OLIVEIRA, A. L. A espacialidade aberta e relacional do lar: a arte de conciliar maternidade, trabalho doméstico e remoto na pandemia da COVID-19. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 16, n. 1, p. 154-166, 2020.

PEIXOTO, Joana. Tecnologias e relações pedagógicas: a questão da mediação. Revista Diálogo Educacional, v. 5, n. 13, pág. 69-83, 2004. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/1451/145111318006.pdf . Acesso em: 14 abr. 2023.

PEIXOTO, Joana; ECHALAR, Adda Daniela Lima Figueiredo. Tensões que marcam a inclusão digital por meio da educação no contexto de políticas neoliberais. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Brasília, v. 35, n. 2, pág. 465-482, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-90292019000200465&lng=en&nrm=iso . Acesso em: 20 abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.21573/vol35n22019.83355 .

RAMOS, MLA Educação de jovens e adultos no contexto da pandemia da Covid-19: a importância da inclusão digital. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 2020, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2020. p. 1-13.

ROOZBEH, Negar; AZIZINEZHAD, Masoud. Os desafios do aprendizado online durante a pandemia de COVID-19: uma pesquisa com estudantes do ensino superior no Irã. Revista Internacional de Tecnologia Educacional no Ensino Superior, v. 18, n. 1, pág. 1-15, 2021. Disponível em: https://educationaltechnologyjournal.springeropen.com/articles/10.1186/s41239-021-00291-0 . Acesso em: 15 abr. 2023.

SCHIEHL, E. P.; GASPARINI, I. Contribuições do Google Sala de Aula para o Ensino Híbrido. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70684. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70684. Acesso em: 22 jul. 2024.

SILVA, C. R. da .; FREITAS, A. C. S. .; ALMEIDA, N. R. O. de . A EJA e o ensino remoto emergencial: um olhar discente. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–10, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6626. Acesso em: 22 jul. 2024.

SILVA, G. C. E .. Tecnologia, educação e tecnocentrismo: as contribuições de Álvaro Vieira Pinto. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 94, n. 238, p. 839–857, set. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/8yzpyFXhFS3bHdpCRsgGRtH/abstract/?lang=pt# . Acesso em 22/07/2024.

SILVA, Renata Borges Leal da; COUTO JUNIOR, Dilton Ribeiro. INCLUSÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): PENSANDO A FORMAÇÃO DE PESSOAS DA TERCEIRA IDADE. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 24–40, 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/46818. Acesso em: 22 jul. 2024.

UNESCO. Educação em um mundo pós-COVID: Nove ideias para ação pública. Paris: UNESCO, 2020. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000374813 . Acesso em: 15 abr. 2023.

VYGOTSKY, LS A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Publicado

2024-12-31

Como Citar

Borges, K. P. (2024). Vivências no ensino remoto: desafios e apontamentos para o uso das tecnologias na EJA/EPT. EmRede - Revista De Educação a Distância, 11. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/1064

Edição

Seção

Dossiê Qualidade e institucionalização da educação híbrida e a distância