Formação inicial de professores e as tecnologias em comunidades de língua portuguesa: desvendando o estado do conhecimento

Autores

  • Jacinta Lucia Rizzi Marcom Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil, a098550@uri.edu.br https://orcid.org/0000-0002-4772-7800
  • Ana Paula Teixeira Porto Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil, anapaulateixeiraporto@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-2674-8020

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v11i.1058

Palavras-chave:

Formação inicial de professores;, tecnologias digitais, lusofonia

Resumo

 Este artigo visa mapear as principais contribuições acadêmicas sobre a formação inicial de
professores e as tecnologias digitais em países lusófonos, atendendo às demandas de uma sociedade
global em constante evolução. A metodologia adotada foi uma pesquisa documental de natureza
qualitativa. Os resultados revelam disparidade no número de produções entre os países analisados,
unanimidade sobre a necessidade de formação inicial de professores voltada para o uso das
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e à ausência de publicações específicas sobre o
tema na lusofonia.

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Biografia do Autor

Jacinta Lucia Rizzi Marcom, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil, a098550@uri.edu.br

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Ana Paula Teixeira Porto, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil, anapaulateixeiraporto@gmail.com

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

Marcom, J. L. R., & Porto, A. P. T. (2024). Formação inicial de professores e as tecnologias em comunidades de língua portuguesa: desvendando o estado do conhecimento . EmRede - Revista De Educação a Distância, 11. https://doi.org/10.53628/emrede.v11i.1058

Edição

Seção

Dossiê Internacionalização em Contextos Educativos: tecnologias, personalização e acessibilidade