LEGO Braille Bricks: uma proposta internacional de alfabetização lúdica e inclusiva de crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v11i.1057

Palavras-chave:

Alfabetização, Inclusão, Braille, Lúdico, Internacionalização

Resumo

O objetivo é investigar como a aprendizagem lúdica ocorre na formação de educadores para o uso do LEGO Braille Bricks (LBB). Trata-se de uma pesquisa documental na qual foi analisada uma das atividades feitas na formação realizada no ano de 2023. Os resultados apontam que o uso do LBB na alfabetização de crianças com e sem deficiência visual proporciona um aprendizado mais lúdico e efetivo, além de contribuir para a inclusão escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Daniela Jordão Garcia Perez, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Presidente Prudente, São Paulo, Brasil, daniela.jordao@unesp.br

.

Elisa Tomoe Moriya Schlunzen, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Presidente Prudente, São Paulo, Brasil, elisa.tomoe@unesp.br

.

Klaus Schlünzen Junior, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Presidente Prudente, São Paulo, Brasil, klaus.junior@unesp.br

.

Cícera Aparecida Lima Malheiro, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Presidente Prudente, São Paulo, Brasil, cicera.malheiro@unesp.br

.

Carmem Silvia de Souza Lima, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Presidente Prudente, São Paulo, Brasil, carmem.fluminhan@unesp.br

.

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 1. ed. São Paulo: Edições 70, 2016.

BARROS, D. M. V. (ORG.). Estilos Pedagógicos de Internacionalização no Digital: da alfabetização ao ensino superior. Coimbra: Universidade Aberta Imprensa da Universidade de Coimbra, 2023. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/15168.

BETZEL, R. F.; SATTERTHWAITE, T. D.; GOLD, J. I.; BASSETT, D. S. Positive affect, surprise, and fatigue are correlates of network flexibility. Scientific Reports, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 520, 2017. DOI: 10.1038/s41598-017-00425-z. Disponível em: https://www.nature.com/articles/s41598-017-00425-z. Acesso em: 21 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.1038/s41598-017-00425-z

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Normas Técnicas para a Produção de Textos em Braille / Elaboração: DOS SANTOS, F. C.; OLIVEIRA, R. F. C. de; Brasília-DF, 2018a, 3ª edição. 120p. Disponível em: https://www.gov.br/ibc/pt-br/pesquisa-e-tecnologia/materiais-especializados-1/livros-em-braille-1/o-sistema-braille-arquivos/normas-tecnicas-para-a-producao-de-textos-em-braille-3a-edicao-2018-pdf.pdf/view. Acesso em: 21 jun. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Grafia Braille para a Língua Portuguesa / Elaboração: DOS SANTOS, F. C.; OLIVEIRA, R. F. C. de – Brasília-DF, 2018b, 3ª edição. 95p. Disponível em: https://www.gov.br/ibc/pt-br/pesquisa-e-tecnologia/materiais-especializados-1/livros-em-braille-1/o-sistema-braille-arquivos/grafia-braille-para-a-lingua-portuguesa-pdf.pdf. Acesso em: 21 jun. 2024.

COFFITO. CONSELHO FEDERAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL. Portaria nº 3.128, de 24 de dezembro de 2008. Define que as Redes Estaduais de Atenção à Pessoa com DV sejam compostas por ações na atenção básica e Serviços de Reabilitação Visual. Disponível em: https://www.coffito.gov.br/nsite/?p=3337. Acesso em: 14 jun. 2024.

CHI, M. T. H. Active-Constructive-Interactive: A Conceptual Framework for Differentiating Learning Activities. Topics in Cognitive Science, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 73–105, 2009. DOI: 10.1111/j.1756-8765.2008.01005.x. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1756-8765.2008.01005.x. Acesso em: 21 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1756-8765.2008.01005.x

CROAKE, K.; GENTLE, F.; DUNCAN, J.. Evidence-based pedagogy used to teach beginning readers braille in a mainstream setting: A scoping review. British Journal of Visual Impairment, [S. l.], p. 02646196241250200, 2024. DOI: 10.1177/02646196241250200. Disponível em: https://doi.org/10.1177/02646196241250200. Acesso em: 7 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.1177/02646196241250200

DIAMOND, A. Want to Optimize Executive Functions and Academic Outcomes? Simple, Just Nourish the Human Spirit. In: ZELAZO, P. D.; SERA, M. D. (Eds.). Minnesota Symposia on Child Psychology: Developing Cognitive Control Processes: Mechanisms, Implications, and Interventions. v. 37. Wiley, 2014. p. 205-230. DOI: 10.1002/9781118732373.ch7. DOI: https://doi.org/10.1002/9781118732373.ch7

HIRSH-PASEK, K.; ZOSH, J. M.; GOLINKOFF, R. M.; GRAY, J. H.; ROBB, M. B.; KAUFMAN, J. Putting Education in “Educational” Apps: Lessons From the Science of Learning. Psychological Science in the Public Interest, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 3–34, 2015. DOI: 10.1177/1529100615569721. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1529100615569721. Acesso em: 15 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.1177/1529100615569721

MATTAR, J; RAMOS, D. K.. Metodologia da pesquisa em educação abordagens qualitativas, quantitativas e mistas. São Paulo: Almedina Brasil, 2021.

PEREZ, D. J. G.; FLUMINHAN, C. S. L. BARBOSA, L. M. M.; SCHLÜNZEN, E. T. M.; SCHLÜNZEN JUNIOR, K.; DUGOIS, R. C. M.. Formação on-line de educadores de instituições especializadas em deficiência visual no Programa Braille Bricks Brasil. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 8, p. e45911831321–e45911831321, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i8.31321. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/31321. Acesso em: 2 maio. 2023. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i8.31321

PIAGET, J.. Play, Dreams, and Imitation in Childhood. New York: Norton, 1962.

SCHLÜNZEN, E. T. M.. Abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa: formação, extensão e pesquisa em uma perspectiva inclusiva. 2015. Livre docência - Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2015.

SCHLÜNZEN, E. T. M.; SCHLÜNZEN JUNIOR, K.; REZENDE, A. M. S. S.; LIMA, A. V. I.; SANTOS, D. A. Do N. Dos. Abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa: Formação, Extensão E Pesquisa No Processo De Inclusão. 1a edição ed. Curitiba: Appris, 2020.

Sgambelluri, R. (2015). Il gioco come strumento di cura educativa: cenni storici e codici pedagogici a confronto.

ZOSH, J. M.; HIRSH-PASEK, K.; HOPKINS, E. J.; JENSEN, H.; LIU, C.; NEALE, D.; SOLIS, S. L.; WHITEBREAD, D.. Accessing the Inaccessible: Redefining Play as a Spectrum. Frontiers in Psychology, [S. l.], v. 9, 2018. DOI: 10.3389/fpsyg.2018.01124. Disponível em: https://www.frontiersin.org/journals/psychology/articles/10.3389/fpsyg.2018.01124/full. Acesso em: 17 maio. 2024. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2018.01124

Publicado

2024-11-19

Como Citar

Perez, D. J. G., Schlunzen, E. T. M., Junior, K. S., Malheiro, C. A. L., & Lima, C. S. de S. (2024). LEGO Braille Bricks: uma proposta internacional de alfabetização lúdica e inclusiva de crianças. EmRede - Revista De Educação a Distância, 11. https://doi.org/10.53628/emrede.v11i.1057

Edição

Seção

Dossiê Internacionalização em Contextos Educativos: tecnologias, personalização e acessibilidade