LEGO Braille Bricks: uma proposta internacional de alfabetização lúdica e inclusiva de crianças
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v11i.1057Palavras-chave:
Alfabetização, Inclusão, Braille, Lúdico, InternacionalizaçãoResumo
O objetivo é investigar como a aprendizagem lúdica ocorre na formação de educadores para o uso do LEGO Braille Bricks (LBB). Trata-se de uma pesquisa documental na qual foi analisada uma das atividades feitas na formação realizada no ano de 2023. Os resultados apontam que o uso do LBB na alfabetização de crianças com e sem deficiência visual proporciona um aprendizado mais lúdico e efetivo, além de contribuir para a inclusão escolar.
Downloads
Métricas
Referências
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 1. ed. São Paulo: Edições 70, 2016.
BARROS, D. M. V. (ORG.). Estilos Pedagógicos de Internacionalização no Digital: da alfabetização ao ensino superior. Coimbra: Universidade Aberta Imprensa da Universidade de Coimbra, 2023. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/15168.
BETZEL, R. F.; SATTERTHWAITE, T. D.; GOLD, J. I.; BASSETT, D. S. Positive affect, surprise, and fatigue are correlates of network flexibility. Scientific Reports, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 520, 2017. DOI: 10.1038/s41598-017-00425-z. Disponível em: https://www.nature.com/articles/s41598-017-00425-z. Acesso em: 21 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.1038/s41598-017-00425-z
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Normas Técnicas para a Produção de Textos em Braille / Elaboração: DOS SANTOS, F. C.; OLIVEIRA, R. F. C. de; Brasília-DF, 2018a, 3ª edição. 120p. Disponível em: https://www.gov.br/ibc/pt-br/pesquisa-e-tecnologia/materiais-especializados-1/livros-em-braille-1/o-sistema-braille-arquivos/normas-tecnicas-para-a-producao-de-textos-em-braille-3a-edicao-2018-pdf.pdf/view. Acesso em: 21 jun. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Grafia Braille para a Língua Portuguesa / Elaboração: DOS SANTOS, F. C.; OLIVEIRA, R. F. C. de – Brasília-DF, 2018b, 3ª edição. 95p. Disponível em: https://www.gov.br/ibc/pt-br/pesquisa-e-tecnologia/materiais-especializados-1/livros-em-braille-1/o-sistema-braille-arquivos/grafia-braille-para-a-lingua-portuguesa-pdf.pdf. Acesso em: 21 jun. 2024.
COFFITO. CONSELHO FEDERAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL. Portaria nº 3.128, de 24 de dezembro de 2008. Define que as Redes Estaduais de Atenção à Pessoa com DV sejam compostas por ações na atenção básica e Serviços de Reabilitação Visual. Disponível em: https://www.coffito.gov.br/nsite/?p=3337. Acesso em: 14 jun. 2024.
CHI, M. T. H. Active-Constructive-Interactive: A Conceptual Framework for Differentiating Learning Activities. Topics in Cognitive Science, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 73–105, 2009. DOI: 10.1111/j.1756-8765.2008.01005.x. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1756-8765.2008.01005.x. Acesso em: 21 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1756-8765.2008.01005.x
CROAKE, K.; GENTLE, F.; DUNCAN, J.. Evidence-based pedagogy used to teach beginning readers braille in a mainstream setting: A scoping review. British Journal of Visual Impairment, [S. l.], p. 02646196241250200, 2024. DOI: 10.1177/02646196241250200. Disponível em: https://doi.org/10.1177/02646196241250200. Acesso em: 7 jul. 2024. DOI: https://doi.org/10.1177/02646196241250200
DIAMOND, A. Want to Optimize Executive Functions and Academic Outcomes? Simple, Just Nourish the Human Spirit. In: ZELAZO, P. D.; SERA, M. D. (Eds.). Minnesota Symposia on Child Psychology: Developing Cognitive Control Processes: Mechanisms, Implications, and Interventions. v. 37. Wiley, 2014. p. 205-230. DOI: 10.1002/9781118732373.ch7. DOI: https://doi.org/10.1002/9781118732373.ch7
HIRSH-PASEK, K.; ZOSH, J. M.; GOLINKOFF, R. M.; GRAY, J. H.; ROBB, M. B.; KAUFMAN, J. Putting Education in “Educational” Apps: Lessons From the Science of Learning. Psychological Science in the Public Interest, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 3–34, 2015. DOI: 10.1177/1529100615569721. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1529100615569721. Acesso em: 15 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.1177/1529100615569721
MATTAR, J; RAMOS, D. K.. Metodologia da pesquisa em educação abordagens qualitativas, quantitativas e mistas. São Paulo: Almedina Brasil, 2021.
PEREZ, D. J. G.; FLUMINHAN, C. S. L. BARBOSA, L. M. M.; SCHLÜNZEN, E. T. M.; SCHLÜNZEN JUNIOR, K.; DUGOIS, R. C. M.. Formação on-line de educadores de instituições especializadas em deficiência visual no Programa Braille Bricks Brasil. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 8, p. e45911831321–e45911831321, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i8.31321. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/31321. Acesso em: 2 maio. 2023. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i8.31321
PIAGET, J.. Play, Dreams, and Imitation in Childhood. New York: Norton, 1962.
SCHLÜNZEN, E. T. M.. Abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa: formação, extensão e pesquisa em uma perspectiva inclusiva. 2015. Livre docência - Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2015.
SCHLÜNZEN, E. T. M.; SCHLÜNZEN JUNIOR, K.; REZENDE, A. M. S. S.; LIMA, A. V. I.; SANTOS, D. A. Do N. Dos. Abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa: Formação, Extensão E Pesquisa No Processo De Inclusão. 1a edição ed. Curitiba: Appris, 2020.
Sgambelluri, R. (2015). Il gioco come strumento di cura educativa: cenni storici e codici pedagogici a confronto.
ZOSH, J. M.; HIRSH-PASEK, K.; HOPKINS, E. J.; JENSEN, H.; LIU, C.; NEALE, D.; SOLIS, S. L.; WHITEBREAD, D.. Accessing the Inaccessible: Redefining Play as a Spectrum. Frontiers in Psychology, [S. l.], v. 9, 2018. DOI: 10.3389/fpsyg.2018.01124. Disponível em: https://www.frontiersin.org/journals/psychology/articles/10.3389/fpsyg.2018.01124/full. Acesso em: 17 maio. 2024. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2018.01124
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Daniela Jordão Garcia Perez, Elisa Tomoe Moriya Schlunzen, Klaus Schlünzen Junior, Cícera Aparecida Lima Malheiro, Carmem Silvia de Souza Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).