Pela emergência de novos modos de conduzir a docência - um estudo a partir do ERE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v11i.1045

Palavras-chave:

Educação a Distância, Ensino Remoto Emergencial, Educação mediada pelas tecnologias

Resumo

O artigo apresenta e discute desafios e impactos da experiência da educação mediada pelas
tecnologias durante o ERE na UFRGS. Com base em estatística descritiva e análise de conteúdo,
constatou-se tanto a potência, expressa pela adoção de métodos e estratégias pedagógicas, criando o
contexto para novos modos de exercer a docência suportada pelas tecnologias digitais, quanto as
limitações da EaD, acentuadas pelo contexto emergencial, tais como o aumento da carga de estudos e
a redução do engajamento dos estudantes.

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Biografia do Autor

Rodrigo Foresta Wolffenbuttel, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, rodrigo.foresta@ufrgs.br

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Silvia de Oliveira Kist, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, silvia.kist@ufrgs.br

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Silvane Gema Mocellin Petrini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, silvane.petrini@sead.ufrgs.br

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Laura Wunsch, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, laura.wunsch@sead.ufrgs.br

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Publicado

2024-10-24

Como Citar

Wolffenbuttel, R. F., Kist, S. de O., Petrini, S. G. M., & Wunsch, L. (2024). Pela emergência de novos modos de conduzir a docência - um estudo a partir do ERE. EmRede - Revista De Educação a Distância, 11. https://doi.org/10.53628/emrede.v11i.1045

Edição

Seção

Dossiê Qualidade e institucionalização da educação híbrida e a distância