Aprendizagem prática em Design de Moda EaD e a formação profissional do egresso

Autores

Palavras-chave:

Ensino de moda, Educação a distância, Mercado de Trabalho

Resumo

A pesquisa avalia a relação entre as disciplinas práticas de desenho e modelagem, em um curso de design de moda EaD em uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada, localizada no Paraná, confrontando com as percepções dos egressos sobre sua formação para o mercado de trabalho da região. Os dados qualitativos são de entrevistas semiestruturadas e individuais, com oito egressos que atuam na área. Como resultado, temos a compreensão que a prática acontece a partir dos instrumentos avaliativos explorados no curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gabriel Coutinho Calvi, Universidade Anhembi Morumbi (UAM), São Paulo, São Paulo, Brasil, gabrielcalvi@hotmail.com

.

Cibelle Akemi Vallim, Universidade Anhembi Morumbi (UAM), São Paulo, São Paulo, Brasil, cibellevallim@gmail.com

.

Ana Mae Barbosa, Universidade Anhembi Morumbi (UAM), São Paulo, São Paulo, Brasil, anamaebarbosa@gmail.com

.

Referências

ABED. Censo EAD.BR: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil 2020/2021. Curitiba: InterSaberes, 2022. Disponível em: <http://abed.org.br/arquivos/CENSO_EAD_2020_PORTUGUES.pdf>. Acesso em: 13 jan. 2022.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução de Reto, L; Pinheiro, A. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL, Ministério da Educação. Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia. Esplanada dos Ministérios, bloco – Brasília/DF, 2016.

LENZI, G. K. S. Framework para o compartilhamento do conhecimento na gestão de tutoria de cursos de educação a distância. 2014. 304 f. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.

MAXIMILIANO, C.; TOMASULO, S. B. O ensino de Moda e a inclusão de deficientes visuais. E-Tech: Tecnologias para Competividade Industrial, Florianópolis, 2013, v. 7, n. 2, pp. 135-164.

SANCHES, M. C. de F.; MIOTTO, T. de A.; ORTUÑO, B H.; MARTINS, S. R. Bases para o ensino/aprendizagem de projeto no design de moda: conectando diretrizes didáticas e estratégias metodológicas. ModaPalavra e-periódico. Ano 9, n.17, jan-jun 2016.

Publicado

2024-12-31

Como Citar

Calvi, G. C., Vallim, C. A., & Barbosa, A. M. (2024). Aprendizagem prática em Design de Moda EaD e a formação profissional do egresso . EmRede - Revista De Educação a Distância, 11. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/1041

Edição

Seção

Artigos