Aprendizagem prática em Design de Moda EaD e a formação profissional do egresso
Palavras-chave:
Ensino de moda, Educação a distância, Mercado de TrabalhoResumo
A pesquisa avalia a relação entre as disciplinas práticas de desenho e modelagem, em um curso de design de moda EaD em uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada, localizada no Paraná, confrontando com as percepções dos egressos sobre sua formação para o mercado de trabalho da região. Os dados qualitativos são de entrevistas semiestruturadas e individuais, com oito egressos que atuam na área. Como resultado, temos a compreensão que a prática acontece a partir dos instrumentos avaliativos explorados no curso.
Downloads
Métricas
Referências
ABED. Censo EAD.BR: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil 2020/2021. Curitiba: InterSaberes, 2022. Disponível em: <http://abed.org.br/arquivos/CENSO_EAD_2020_PORTUGUES.pdf>. Acesso em: 13 jan. 2022.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução de Reto, L; Pinheiro, A. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL, Ministério da Educação. Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia. Esplanada dos Ministérios, bloco – Brasília/DF, 2016.
LENZI, G. K. S. Framework para o compartilhamento do conhecimento na gestão de tutoria de cursos de educação a distância. 2014. 304 f. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.
MAXIMILIANO, C.; TOMASULO, S. B. O ensino de Moda e a inclusão de deficientes visuais. E-Tech: Tecnologias para Competividade Industrial, Florianópolis, 2013, v. 7, n. 2, pp. 135-164.
SANCHES, M. C. de F.; MIOTTO, T. de A.; ORTUÑO, B H.; MARTINS, S. R. Bases para o ensino/aprendizagem de projeto no design de moda: conectando diretrizes didáticas e estratégias metodológicas. ModaPalavra e-periódico. Ano 9, n.17, jan-jun 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Gabriel Coutinho Calvi, Cibelle Akemi Vallim, Ana Mae Barbosa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).