Feedback, Gamificação e Motivação: contribuições para a permanência na educação a distância

Autores

Palavras-chave:

Ensino a distância; Gamificação; Permanência

Resumo

Este estudo examina fatores que influenciam a motivação e a permanência dos alunos em um curso on-line de leitura em inglês. A partir de uma abordagem qualitativa, utilizou-se da pesquisa-ação e do método survey para a coleta de dados dos participantes. Observou-se que a metodologia da gamificação e o feedback utilizados no curso influenciaram a motivação e a permanência da maioria dos alunos. Contudo, fatores externos à situação de aprendizagem, como demandas da vida acadêmica e/ou pessoal, também estavam associados à motivação dos estudantes e exerceram um papel na permanência.

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Biografia do Autor

Juliana Ribeiro dos Santos, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, julianaribeirosantos27@gmail.com

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Aline Mackedanz dos Santos, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, alinemackedanz@gmail.com

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Gabriela Bohlmann Duarte, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, gabrielabduarte@gmail.com

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Publicado

2024-09-18

Como Citar

Santos, J. R. dos, Santos, A. M. dos, & Duarte, G. B. (2024). Feedback, Gamificação e Motivação: contribuições para a permanência na educação a distância. EmRede - Revista De Educação a Distância, 11. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/1027

Edição

Seção

Artigos