Feedback, Gamificação e Motivação: contribuições para a permanência na educação a distância
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v11i.1027Palavras-chave:
Ensino a distância; Gamificação; PermanênciaResumo
Este estudo examina fatores que influenciam a motivação e a permanência dos alunos em um curso on-line de leitura em inglês. A partir de uma abordagem qualitativa, utilizou-se da pesquisa-ação e do método survey para a coleta de dados dos participantes. Observou-se que a metodologia da gamificação e o feedback utilizados no curso influenciaram a motivação e a permanência da maioria dos alunos. Contudo, fatores externos à situação de aprendizagem, como demandas da vida acadêmica e/ou pessoal, também estavam associados à motivação dos estudantes e exerceram um papel na permanência.
Downloads
Métricas
Referências
ABED. Associação Brasileira de Educação a Distância. Censo EAD.BR: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil 2020. Curitiba, PR: InterSaberes, 2022. Disponível em: https://abed.org.br/arquivos/CENSO_EAD_2020_PORTUGUES.pdf. Acesso em: 20 Dez. 2023.
ALVES, Flora. Gamification: como criar experiências de aprendizagem engajadoras. Um Guia Completo. Do Conceito à Prática. 1. ed. [S. l.: s. n.], 2015.
BRANCO, L. S. A.; CONTE, E.; HABOWSKI, A. C. Evasão na educação a distância: pontos e contrapontos à problemática. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. Campinas, v. 25, n. 1, p. 132 - 154, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/MHWXpfQMQ4jGQzR7TBrMXxN/. Acesso em: 20 Dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/s1414-40772020000100008
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2021: notas estatísticas. Brasília, DF: Inep, 2022. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/notas_estatisticas_censo_da_educacao_superior_2021.pdf. Acesso em: 20 Dez. 2023.
BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9057.htm. Acesso em 19 Dez. 2023.
COSTA, A. R.; FIALHO, V. R.; BEVILÁQUA, A. F.; LEFFA, V. J. Um olhar complexo sobre o feedback e a formação de professores a distância. Polifonia, [S. l.], v. 26, n. 44, p. 57 – 80, 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/8990. Acesso em: 20 Dez. 2023.
DECI, E. L.; RYAN, R. M. Intrinsic Motivation and Self-determination in Human Behavior. New York: Plenum. 1985. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4899-2271-7
DETERDING, C. S.; DIXON, D.; KHALED, R.; NACKE, L. From Game Design Elements to Gamefulness: Defining “Gamification”. Proceedings of the 15th International Academic MindTrek Conference: Envisioning Future Media Environments, September 28-30, Tampere, Finland, 2011. DOI: https://doi.org/10.1145/2181037.2181040. DOI: https://doi.org/10.1145/2181037.2181040
DETERDING, C. S. Eudaimonic Design, or: Six invitations to rethink gamification. In: FUCHS, M.; FIZEK, S.; RUFFINO, P.; SCHRAPE, N. (Eds) Rethinking gamification. Germany: Meson Press, 2014.
DETERDING, C. S. Make-Believe in gameful and playful design. In: Digital Make- Believe. Human-Computer Interaction. Springer, Basel, p.101-124. 2016. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-29553-4_7
DICHEV, C.; DICHEVA, D.; ANGELOVA, G.; AGRE, G. From gamification to gameful design and gameful experience in learning. Cybernetics and Information Technologies, v.14, n.4, 2014. DOI: https://doi.org/10.1515/cait-2014-0007
DÖRNYEI, Z. Motivation and motivating in the foreign language classroom. The Modern Language Journal, v. 78, p. 273 - 284, 1994. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/330107. Acesso em: 01 Set. 2023. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1540-4781.1994.tb02042.x
DÖRNEY, Z; MACINTYRE, P. D.; HENRY, A. Motivational Dynamics in Language Learning. Short Run Press: Great Britain, 2015. DOI: https://doi.org/10.21832/9781783092574
DÖRNYEI, Z. Motivation in second and foreign language learning. Language Teaching, v. 31, p. 117 - 135, 1998. DOI: https://doi.org/10.1017/S026144480001315X
DÖRNEY, Z.; CSIZÉR, K. Some dynamics of language attitudes and motivation: Results of a longitudinal nationwide survey. Applied Linguistics, v. 23, n. 4, p. 421 - 462, 2002. DOI: https://doi.org/10.1093/applin/23.4.421
DUARTE, G. B. Eventos complexos de letramentos na aprendizagem de inglês: relações entre práticas de letramentos, gamificação e motivação. 2017. Tese (Doutorado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, 2017.
FLICK, U. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre: Penso, 2013.
HERMIDA, J. F.; BONFIM, C. R. S. A educação à distância: história, concepções e perspectivas. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. especial, p. 166 - 181, 2006. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/4919/art11_22e.pdf. Acesso em: 04 Set. 2023.
LARSEN-FREEMAN, D.; CAMERON, L. Complex Systems and Applied Linguistics. Oxford: Oxford University Press, 2008.
MORAN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, C. A.; MORALES, O. E. T. (orgs.). Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. Coleção Mídias Contemporâneas: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015.
PAIVA, V. L .M. O. Feedback em ambiente virtual. In: LEFFA. V. (Org.) Interação na aprendizagem das línguas. Pelotas: EDUCAT, 2003. p. 219 - 254.
PAIVA, V. L. M. O. Identity, motivation, and autonomy from the perspective of complex dynamical systems. In: MURRAY, G.; GAO, X.; LAMB, T. Identity, motivation and autonomy in language learning. Bristol, Buffalo, Toronto: Multilingual Matters, 2011, p. 57 - 72. DOI: https://doi.org/10.21832/9781847693747-006
PAIVA, V. L. M. O. Pesquisa-ação. In: PAIVA, V. L. M. O. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2019. p. 72 - 78.
PRENSKY, M. Aprendizagem baseada em jogos digitais. 1. ed. São Paulo: Senac, 2012.
p.
RYAN, R. M.; DECI, E. L. Intrinsic and Extrinsic Motivations: Classic Definitions and New Directions. Contemporary Educational Psychology, vol. 25, 2000, p. 54 - 67. Disponível em: http://www.idealibrary.com. Acesso em: 01 Set. 2023. DOI: https://doi.org/10.1006/ceps.1999.1020
SANTOS, E. M.; NETO, J. D. O. Evasão na educação a distância: identificando causas e propondo estratégias de prevenção. Paidei@, vol. 2, n. 2, 2009. Disponível em: https://periodicosunimes.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/101. Acesso em: 04 Set. 2023.
SENHORINHA, M. J. K.; OLIVEIRA, M. A.; FUTAMI, A. H.; VALENTINA, L. V. D. Critical factors of pedagogical management that influence the evasion in higher education distance learning courses: a case study. Gestão & Produção, v. 28, n. 1, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/gp/a/wzvF9Xxjq4hNwzV6dcgNNVR/abstract/?lang=en#. Acesso em: 04 Set. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9649.2020v28e4726
SILVA, J. C.; CASTRO, M. C. D. Os desafios da retenção acadêmica no Ensino a Distância: identificação e análise de Fatores Críticos de Sucesso. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, [S. l.], v. 12, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i12.34078. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/34078. Acesso em: 20 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i12.34078
STANLEY, G. 2012. Language Teaching and learning: Online Digital Games And Gamification. Disponível em: http://www.tesol-spain.org/uploaded_files/files/Graham-Stanley.pdf. Acesso em: 28 Jan. 2024.
WERBACH, K.; HUNTER, D. For The Win: How Game Thinking Can Revolutionize Your Business? Wharton Digital Press: Philadelphia, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Juliana Ribeiro dos Santos, Aline Mackedanz dos Santos, Gabriela Bohlmann Duarte

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).