Internacionalização na educação: personalização e acessibilidade em contextos digitais

Autores

Palavras-chave:

Ensino superior; Internacionalização; Acessibilidade

Resumo

Objetivo do presente trabalho consiste em identificar a forma como está a ser abordada a
internacionalização da educação superior em Portugal e Espanha. Por meio de uma metodologia qualitativa baseada no contraste de estudos, experiências e boas práticas, obtém-se uma visão sobre o tema em questão em ambos os países. Conclui-se que, embora tenha havido muitos avanços na internacionalização universitária, é necessário melhorar os currículos, a formação do corpo docente e
as iniciativas pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Silvia Carrascal Domínguez, Universidad San Jorge (USJ), Zaragoza, España, scarrascal@usj.es

.

Juana María Anguita Acero, Universidad Complutense de Madrid (UCM), Madrid, España, juanamaa@ucm.es

.

Óscar Navarro Martínez, Universidad de Castilla-La Mancha (UCLM), Ciudad Real, España, oscar.navarro@uclm.es

.

Daniela Melaré Vieira Barros, Universidade Aberta (UAb), Lisboa, Portugal, dabrros@uab.pt

.

Referências

BARROS, D.M.V. Didática e estilos de uso do virtual para a Educação a Distância Periódicos / Edição Especial: Diálogo Educacional, PUC- Paraná, v. 20, n. 64, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.20.064.DS06

BARROS, D.M.V.; IKESHOJI, E.A.B.; SANTOS, V. M.DOS; MELLO,D.E.; SANTO,E. DO E.; OKADA, A.; TERÇARIOL, A.A.DE L. Ensino Superior em Tempos de Pandemia: personalização, envolvimento, autonomia e novas estratégias de aprendizagem TICs & EaD em Foco. UEMA, n. 8, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.18817/ticseademfoco.v8i2.626

CARBONELL SEBARROJA, J. A Aventura de Inovar: A mudança na escola. Porto: Porto Editora 2001.

COLL, C. La personalización del aprendizaje escolar, una exigencia de la nueva ecología del aprendizaje. Dosier Graó, v. 3, p. 5-11, 2018.

COLL, C. Procesos de aprendizaje generadores de sentido y estrategias de personalización. Dosier Graó, v. 3, p. 14- 18, 2018.

CROSSCOMBE, N. Innovation. Brock Education Journal, v. 27, n. 2, p. 48-52, 2018.

CUZZOCREA, V.; KRZAKLEWSKA, E. Erasmus students’ motivations in motion: understanding super-mobility in higher education. High Educ., n. 85, p. 571–585, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10734-022-00852-6

ENGEL ROCAMORA, A.; COLL SALVADOR, C. Entornos híbridos de enseñanza y aprendizaje para promover la personalización del aprendizaje. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, v. 25, n. 1, p. 225-242, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.5944/ried.25.1.31489

ESCUDERO, J. M. Tecnología e innovación educativa. Bordón. Revista de pedagogía, v. 47, n. 2, p.161-175, 1995.

GARCÍA HOZ, V. Introducción general a una pedagogía de la persona. Madrid: Rialp, 1993.

GONZÁLEZ, Á. L.; NAVARRO, Ó.; SÁNCHEZ-VERDEJO, F. J.; MUELAS, Á. Psychological Well-Being and Intrinsic Motivation: Relationship in Students Who Begin University Studies at the School of Education in Ciudad Real. Frontiers in Psychology, n. 11(2054), 2020. Disponível em: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.02054

JESUS, P.; AZEVEDO, J. Inovação educacional. O que é? Porquê? Onde? Como?. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, n. 20, p. 21-55, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2020.9683

JIA, N.; TIAN, X. Accessibility and materialization of firm innovation. Journal of Corporate Finance, n. 48, p. 515-541, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jcorpfin.2017.12.002

JORBA, J.; SANMARTÍ, N. Aula de Innovación Educativa. Revista Aula de Innovación Educativa, n. 20, p. 1-7, 1993.

LERÍS, D.; SEIN-ECHALUCE, M. L. La personalización del aprendizaje: Un objetivo del paradigma educativo centrado en el aprendizaje. Arbor, v. 187, n. 3, p. 123-134, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.3989/arbor.2011.Extra-3n3135

MEDINA RIVILLA, A.; DE LA HERRÁN GASCÓN, A.; DOMÍNGUEZ GARRIDO, M. Hacia una Didáctica Humanista. UNED., 2020.

MOKTHTARI MOUGHARI, M.; DAIM, T. U. Developing a model of technological innovation for export development in developing countries. Technology in Society, n. 75, p. 1-11, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.techsoc.2023.102338

PĂUNESCU, C.; LEPIK, K-L.; SPENCER, N. Social Innovation in Higher Education. Springer, 2022. Disponível em: https://library.oapen.org/bitstream/handle/20.500.12657/52419/978-3-030-84044-0.pdf?sequence=1#page=69

SEALE, J. When digital capital is not enough: reconsidering the lives of disabled university students. Learning Media and Technology, v. 38, n. 3, p. 256-269, 2013.

SEALE, J.; COOPER, M. E-learning and accessibility: an exploration of the potential role of generic pedagogical tools. Computers and Education, n. 54, p. 1107-1116, 2010.

SEARA, I; DIAS I.B.; BARROS, D. M. V. Projeto acessibilidades: modelo de inclusão no ensino superior a distância. In: DIAS, P.; MOREIRA, D.; MENDES, A. (coord.). Práticas e cenários de inovação em educação online Lisboa: Universidade Aberta, 2016. p. 419.

TAVARES, F. O conceito de inovação em educação: uma revisão necessária. Educação, Revista da UFSM, n. 44, p. 1-19, 2018.

THURLER, M. G. Inovar no Interior da Escola. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

WAGNER, L. C.; LINDEMAYER, C. K.; PACHECO, A.; DA SILVA, L. D. Acessibilidade de pessoas com deficiência: o olhar de uma comunidade da periferia de Porto Alegre. Ciência em Movimento, n. 23, p. 55-67, 2010.

WISE, D. Personalized Learning: Personalized schooling. In: DE FREITAS, S.; YAPP, C. Personalizing Learning in the 21st Century. Stafford: Network Educational Press, 2005, p. 47-51.

SACHS, D.; SCHREUER, N. Inclusion of Students With Disabilities in Higher Education: Performance and Participation. Student Experiences. Disability Studies Quarterly, v. 31, n. 2, 2011.

DE WIT, H. Reconsidering the Concept of Internationalization. International Higher Education, n. 70, p. 6-7, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.6017/ihe.2013.70.8703

Publicado

2024-08-10

Como Citar

Domínguez, S. C., Acero, J. M. A., Martínez, Óscar N., & Barros, D. M. V. (2024). Internacionalização na educação: personalização e acessibilidade em contextos digitais. EmRede - Revista De Educação a Distância, 11. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/1026

Edição

Seção

Internacionalização em Contextos Educativos: tecnologias, personalização e acessibilidade