Internacionalização na educação: personalização e acessibilidade em contextos digitais
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v11i.1026Palavras-chave:
Ensino superior; Internacionalização; AcessibilidadeResumo
Objetivo do presente trabalho consiste em identificar a forma como está a ser abordada a
internacionalização da educação superior em Portugal e Espanha. Por meio de uma metodologia qualitativa baseada no contraste de estudos, experiências e boas práticas, obtém-se uma visão sobre o tema em questão em ambos os países. Conclui-se que, embora tenha havido muitos avanços na internacionalização universitária, é necessário melhorar os currículos, a formação do corpo docente e
as iniciativas pedagógicas.
Downloads
Métricas
Referências
BARROS, D.M.V. Didática e estilos de uso do virtual para a Educação a Distância Periódicos / Edição Especial: Diálogo Educacional, PUC- Paraná, v. 20, n. 64, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.20.064.DS06 DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.064.DS06
BARROS, D.M.V.; IKESHOJI, E.A.B.; SANTOS, V. M.DOS; MELLO,D.E.; SANTO,E. DO E.; OKADA, A.; TERÇARIOL, A.A.DE L. Ensino Superior em Tempos de Pandemia: personalização, envolvimento, autonomia e novas estratégias de aprendizagem TICs & EaD em Foco. UEMA, n. 8, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.18817/ticseademfoco.v8i2.626 DOI: https://doi.org/10.18817/ticseademfoco.v8i2.626
CARBONELL SEBARROJA, J. A Aventura de Inovar: A mudança na escola. Porto: Porto Editora 2001.
COLL, C. La personalización del aprendizaje escolar, una exigencia de la nueva ecología del aprendizaje. Dosier Graó, v. 3, p. 5-11, 2018.
COLL, C. Procesos de aprendizaje generadores de sentido y estrategias de personalización. Dosier Graó, v. 3, p. 14- 18, 2018.
CROSSCOMBE, N. Innovation. Brock Education Journal, v. 27, n. 2, p. 48-52, 2018. DOI: https://doi.org/10.26522/brocked.v27i2.576
CUZZOCREA, V.; KRZAKLEWSKA, E. Erasmus students’ motivations in motion: understanding super-mobility in higher education. High Educ., n. 85, p. 571–585, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10734-022-00852-6 DOI: https://doi.org/10.1007/s10734-022-00852-6
ENGEL ROCAMORA, A.; COLL SALVADOR, C. Entornos híbridos de enseñanza y aprendizaje para promover la personalización del aprendizaje. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, v. 25, n. 1, p. 225-242, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.5944/ried.25.1.31489 DOI: https://doi.org/10.5944/ried.25.1.31489
ESCUDERO, J. M. Tecnología e innovación educativa. Bordón. Revista de pedagogía, v. 47, n. 2, p.161-175, 1995.
GARCÍA HOZ, V. Introducción general a una pedagogía de la persona. Madrid: Rialp, 1993.
GONZÁLEZ, Á. L.; NAVARRO, Ó.; SÁNCHEZ-VERDEJO, F. J.; MUELAS, Á. Psychological Well-Being and Intrinsic Motivation: Relationship in Students Who Begin University Studies at the School of Education in Ciudad Real. Frontiers in Psychology, n. 11(2054), 2020. Disponível em: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.02054 DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.02054
JESUS, P.; AZEVEDO, J. Inovação educacional. O que é? Porquê? Onde? Como?. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, n. 20, p. 21-55, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2020.9683
JIA, N.; TIAN, X. Accessibility and materialization of firm innovation. Journal of Corporate Finance, n. 48, p. 515-541, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jcorpfin.2017.12.002 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jcorpfin.2017.12.002
JORBA, J.; SANMARTÍ, N. Aula de Innovación Educativa. Revista Aula de Innovación Educativa, n. 20, p. 1-7, 1993.
LERÍS, D.; SEIN-ECHALUCE, M. L. La personalización del aprendizaje: Un objetivo del paradigma educativo centrado en el aprendizaje. Arbor, v. 187, n. 3, p. 123-134, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.3989/arbor.2011.Extra-3n3135 DOI: https://doi.org/10.3989/arbor.2011.Extra-3n3135
MEDINA RIVILLA, A.; DE LA HERRÁN GASCÓN, A.; DOMÍNGUEZ GARRIDO, M. Hacia una Didáctica Humanista. UNED., 2020.
MOKTHTARI MOUGHARI, M.; DAIM, T. U. Developing a model of technological innovation for export development in developing countries. Technology in Society, n. 75, p. 1-11, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.techsoc.2023.102338 DOI: https://doi.org/10.1016/j.techsoc.2023.102338
PĂUNESCU, C.; LEPIK, K-L.; SPENCER, N. Social Innovation in Higher Education. Springer, 2022. Disponível em: https://library.oapen.org/bitstream/handle/20.500.12657/52419/978-3-030-84044-0.pdf?sequence=1#page=69
SEALE, J. When digital capital is not enough: reconsidering the lives of disabled university students. Learning Media and Technology, v. 38, n. 3, p. 256-269, 2013. DOI: https://doi.org/10.1080/17439884.2012.670644
SEALE, J.; COOPER, M. E-learning and accessibility: an exploration of the potential role of generic pedagogical tools. Computers and Education, n. 54, p. 1107-1116, 2010. DOI: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2009.10.017
SEARA, I; DIAS I.B.; BARROS, D. M. V. Projeto acessibilidades: modelo de inclusão no ensino superior a distância. In: DIAS, P.; MOREIRA, D.; MENDES, A. (coord.). Práticas e cenários de inovação em educação online Lisboa: Universidade Aberta, 2016. p. 419.
TAVARES, F. O conceito de inovação em educação: uma revisão necessária. Educação, Revista da UFSM, n. 44, p. 1-19, 2018. DOI: https://doi.org/10.5902/1984644432311
THURLER, M. G. Inovar no Interior da Escola. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
WAGNER, L. C.; LINDEMAYER, C. K.; PACHECO, A.; DA SILVA, L. D. Acessibilidade de pessoas com deficiência: o olhar de uma comunidade da periferia de Porto Alegre. Ciência em Movimento, n. 23, p. 55-67, 2010. DOI: https://doi.org/10.15602/1983-9480/cmrs.v12n23p55-67
WISE, D. Personalized Learning: Personalized schooling. In: DE FREITAS, S.; YAPP, C. Personalizing Learning in the 21st Century. Stafford: Network Educational Press, 2005, p. 47-51.
SACHS, D.; SCHREUER, N. Inclusion of Students With Disabilities in Higher Education: Performance and Participation. Student Experiences. Disability Studies Quarterly, v. 31, n. 2, 2011. DOI: https://doi.org/10.18061/dsq.v31i2.1593
DE WIT, H. Reconsidering the Concept of Internationalization. International Higher Education, n. 70, p. 6-7, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.6017/ihe.2013.70.8703 DOI: https://doi.org/10.6017/ihe.2013.70.8703
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Silvia Carrascal Domínguez, Juana María Anguita Acero, Óscar Navarro Martínez, Daniela Melaré Vieira Barros

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).