Percepções docentes sobre o conhecimento tecnológico pedagógico em um curso de formação continuada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v11i.1025

Palavras-chave:

Tecnologias digitais da informação e comunicação, Formação continuada de professores, Conhecimento tecnológico pedagógico

Resumo

 O objetivo deste estudo é compreender as percepções dos docentes sobre o conhecimento
pedagógico tecnológico. Para isso, utilizamos o instrumento “Análise do desenvolvimento de
competências digitais em um curso de formação continuada utilizando o modelo TPACK", aplicado
entre dias 15 a 31 de agosto de 2023. Os resultados mostram que os docentes compreendem como usar ferramentas digitais enquanto facilitadora do processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Karen Adrielle de Faria Silva, Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Itajubá, Minas Gerais, Brasil, karenfaria@unifei.edu.br

.

Cláudia Eliane da Matta, Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Itajubá, Minas Gerais, Brasil, claudia.matta@unifei.edu.br

.

Referências

ARAÚJO, A. B. S.; NEGRÃO, F. C.; ANDRADE, A. N. Produção científica sobre tecnologias digitais no ensino de ciências em tempos de pandemia. Revista REAMEC, v. 10, n. 3, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13889. Acesso em: 29 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.26571/reamec.v10i3.13889

BAGANHA, R. J.; BERNARDES, A. C. B.; ANTUNES, L. G. Educação, formação docente, TDIC e saúde em tempos de pandemia pela Covid-19: Uma revisão de literatura. Temas em Educação e Saúde. v. 17, n. 00, 2021. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/15261. Acesso em: 29 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.26673/tes.v17i00.15261

BALDO, Y. P. et al. MOOC acessibilidade e tecnologia: elaboração de materiais e tarefas didático-pedagógicas digitais acessíveis. EmRede, v. 9, n. 1, 2022. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/842/675. Acesso em: 10 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.53628/emrede.v9i1.842

BRASIL. Portaria nº 522, de 9 de abril de 1997. Cria o Programa Nacional de Informática na Educação – ProInfo. Ministério da Educação e Desporto. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001167.pdf. Acesso em: 07 set. 2023.

BRASIL. Lei nº 12.249, de 14 de junho de 2010. Cria o Programa Um Computador por Aluno - PROUCA e institui o Regime Especial de Aquisição de Computadores para Uso Educacional–RECOMPE. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12249.htm. Acesso em: 07 set. 2023.

BRASIL. Decreto no 9.204, de 23 de novembro de 2017. Institui o Programa de Inovação Educação Conectada e dá outras providências. Disponível: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=77511-decreto-n9-204-de-23-de-nobembro-de-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 07 set. 2023.

BRASIL. Portaria no 1.570, de 20 de dezembro de 2017. Homologa o Parecer CNE/CP no 15/2017, do Conselho Pleno do Conselho Nacional de Educação. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/PORTARIA1570DE22DEDEZEMBRODE2017.pdf. Acesso em: 07 set. 2023.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 07 set. 2023.

BRASIL. Lei nº 14.533, de 11 de janeiro de 2023. Institui a Política Nacional de Educação Digital. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2023/lei/l14533.htm. Acesso em: 25 set. 2023.

BRASIL. Lei nº 13.005 de 25 de junho de 2014. Cria o Plano Nacional de Educação (PNE). Disponível em: https://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao. Acesso em: 25 set. 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM). Brasília: MEC/SEMTEC, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf. Acesso em: 25 set. 2023.

BUENO, R. W. S.; BALLEJO, C. C.; VIALI, L. Entrando na zona de risco: utilizando as TDIC para ensino e aprendizagem de conceitos e estatística descritiva. ReviSeM, n. 1, p. 71-88, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/ReviSe/article/view/12401/10407. Acesso em: 06 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.34179/revisem.v5i1.12401

CENTRO DE INOVAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Currículo de referência – Itinerário Formativo Cultura Digital. CIEB, 2018. Disponível em: https://cieb.net.br/wp-content/uploads/2018/12/ITINERARIO-FORMATIVO-CIEB-logo-MEC-e-Governo-compressed.pdf. Acesso em: 07 set. 2023.

COLL, C.; MONEREO, C. Educação e aprendizagem no século XXI: novas ferramentas, novos cenários, novas finalidades. In: COLL, C; MONEREO, C. (orgs.). Psicologia da educação virtual. Porto Alegre: Artmed, 2010, cap. 1, p. 15-46.

COSTA, N. M. L.; PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito. A integração das tecnologias digitais ao ensino de matemática: desafio constante no cotidiano escolar do professor. Perspectivas da Educação Matemática, n. 16, v. 8, p. 99-120, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/1392. Acesso em: 25 jan. 2024.

CUSTÓDIO, N. M.; RODRIGUES, A. Tecnologias e formação inicial docente: O papel do professor formador na construção do pensamento crítico e da cidadania digital. Revista Contexto & Educação, n.120, 2023. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/12765. Acesso em: 14 abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.12765

DAMACENO, L. M. A aula de matemática em vídeo e as redes sociais como recursos didáticos: uma experiência com a disciplina estatística no ensino médio inovador. 2013. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, Vitória da Conquista, 2013.

DOMINGUES, G. H. C.; CARVALHO, H. A. P.; PHILIPPSEN, G. S. Ensino de circuitos elétricos por meio de tecnologias digitais: uma proposta didática baseada na Aprendizagem Significativa e nos Três Momentos Pedagógicos. Revista Insignare Scientia, v. 4, n. 6, p. 597-613. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12152. Acesso em: 14 abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i6.12152

FURLANI, J. M. S.; MATTA, C. E.; COSTA, M. C. Escolarização aberta: dificuldades e aprendizados na produção de objetos de aprendizagem. Revista Diálogo Educacional. v. 23, n. 77, p. 778-792, 2023. Disponível em: https://fliphtml5.com/hvylx/bbms/Escolarizacao_aberta_dificuldades_e_aprendizados_n/. Acesso em: 15 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.077.DS08

FRANCO. A. P.; REZENDE, J. D. A.; MORAES, L. F. T. Docência, família e escola no ere: arranjos e tensões no programa escola em casa da SME de uberlândia. Revista EmRede. v. 10. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/966/849. Acesso em: 01 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.53628/emrede.v10i.966

GONÇALVES, B. M. F. Massive Open Online Courses (MOOC) no desenvolvimento profissional de professores. 2018. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) - Universidade do Minho, Braga, Portugal, 2018. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/54363. Acesso em: 14 maio 2023.

GOULART, B. N. K.; PASTORIO, D. P.; VIDMAR, M. P. O papel do professor diante das tecnologias digitais de informação e comunicação no contexto do ensino remoto emergencial de Física e Ciências. Revista de Enseñanza de la física. v. 35, n. 1, p. 17-26, 2023. Disponível em: https://revistas.unc.edu.ar/index.php/revistaEF/article/view/41387. Acesso em: 06 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.55767/2451.6007.v35.n1.41387

KOEHLER, M. J.; MISHRA, P.; CAIN, W. What is technological pedagogical content (TPACK)?. Journal of Education. V. 193, n. 3, 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/260281100_What_is_technological_pedagogical_content_TPACK. Acesso em: 06 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.1177/002205741319300303

LIMA, E. R. P. O.; MOITA, F. M. G. S. C. A tecnologia e o ensino de Química: jogos digitais como interface metodológica. Campina Grande: EDUEPB, 2011. Disponível em: http://books.scielo.org/id/6pdyn/pdf/sousa-9788578791247-06.pdf. Acesso em: 14 abr. 2024.

MATTA, C. E.; FURLANI, J. M. S. Ações de extensão para formação de professores da educação básica no uso das TDIC. EmRede, v. 7, n. 2, p. 156-172, 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/615. Acesso em: Acesso em: 20 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.53628/emrede.v7.2.615

MATTA, C. E.; RODRIGUES, A.; LIMA, R. Percepções de estudantes e docentes sobre o regime de tratamento excepcional para cursos de engenharia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 48, 2020. Anais […] UCS, 2020. Disponível em: https://abenge.org.br/sis_artigo_doi.php?e=COBENGE&a=20&c=3280. Acesso em: 20 jul. 2023.

MATTA, C. E.; FURLANI, J. M. S.; OLIVEIRA, J. R. Tecnologias emergentes a serviço da aprendizagem: um curso de extensão para professores da educação básica. In: CONGRESSO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 13., 2016, São João Del Rei, Anais [...] São João Del Rei, Unirede, 2016.

MARRONI, L. S.; MIRANDA, F. C.; CARVALHO, M. A. Competências Digitais e Docência do Ensino Superior: do que estamos falando?. Revista EmRede. v. 9, n. 2, 2022. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/909/771. Acesso em: 01 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.53628/emrede.v9i2.909

MASETTO, M. T. Professor universitário: um profissional da educação na atividade docente. In: MASETTO, M. T. (Org.). Docência na universidade. Campinas: Papirus, 2003. p.9-26.

MISHRA, P.; KOEHLER, M. J. Technological pedagogical content knowledge: a framework for teacher knowledge. Teachers College Record. v.108, n. 6, p.1017–1054, 2006. Disponível em: https://one2oneheights.pbworks.com/f/MISHRA_PUNYA.pdf. Acesso em: 14 maio 2023. DOI: https://doi.org/10.1177/016146810610800610

MORAIS, M. O. S.; MORAIS, F. A.; GONÇALVES, J. L. Tecnologias digitais no ensino superior em saúde no contexto da pandemia. Revista EmRede. v. 10, 2023. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/973/825. Acesso em: 01 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.53628/emrede.v10i.973

NAKASHIMA, R. H. R.; PICONEZ, S. C. B. Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK): Modelo explicativo da ação docente. Revista Eletrônica de Educação, v. 10, n. 3, 2016. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1605. Acesso em: 14 maio 2023. DOI: https://doi.org/10.14244/198271991605

OLIVEIRA, É. T.; GARBIN, M. C.; PIRILLO, N. R. Experiências de formação continuada de professores da educação básica para criação e uso de materiais didáticos em tempos de pandemia. Revista Conhecimento Online, v.3, 2021. Disponível em: https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2635. Acesso em: 06 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.25112/rco.v3.2635

OLIVEIRA, G. S.; PIETRI, A. P. Z. S.; BIZZO, N. Pesquisa quantitativa e educação: desafios e potencialidades. Revista Práxis Educacional, v.15, n. 34, p. 526 - 541, 2019. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5637. Acesso em: 06 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5637

PAIM, I.; PAIM, R. T. T. A articulação do DigCompEdu e as metodologias ativas para a promoção das competências digitais de educadores. Revista EmRede, v. 9, n. 2, 2022. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/908/745. Acesso em: 05 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.53628/emrede.v9i2.908

PALIS, G. L. R. O conhecimento tecnológico, pedagógico e do conteúdo do professor de Matemática. Educação Matemática Pesquisa, v. 12, n. 3, p. 432-451, 2010. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/4288. Acesso em: 25 jan. 2024.

PÉREZ, M. L. et al. Aportes de la revisión de literatura al diseño de una ruta de apropiación TIC, vinculada con el modelo tecnológico-pedagógico-disciplinar. Revista Virtual Universidad Católica Del Norte, n. 62, p. 276–307, 2021. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/1942/194265735012/html/. Acesso em: 06 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.35575/rvucn.n62a11

PREDEBON, F.; DEL PINO, J. C. Uma análise evolutiva de modelos didáticos associados às concepções didáticas de futuros professores de química envolvidos em um processo de intervenção formativa. Investigações em Ensino de Ciências, v.14, n. 2, p. 237-254, 2009. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/357. Acesso em: 20 ago. 2023.

REIS, R. M. S.; LEITE, B. S.; LEÃO, M. B. C. Estratégias Didáticas envolvidas no uso das TIC. Educação Temática Digital, v. 23, n. 2, p. 551- 571, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8657601. Acesso em: 13 abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v23i2.8657601

RIBEIRO, L. O. M.; FILHO, R. C. M. F. Plataformas digitais, repositórios online e competências digitais para profissionais da educação na área pública. Revista EmRede, v. 9, n. 2, 2022. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/912/833. Acesso em: 05 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.53628/emrede.v9i2.893

RODRIGUES, N. N.; BATISTA, M. R. R. Ações e Políticas Públicas de Inclusão Digital: do global ao local, através de conceitos e processos educacionais. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24., 2018, Fortaleza, CE. Anais [...] Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.624

SALES, K. M. B.; ALBUQUERQUE, J. C. M.; SANTOS, E. Auto formação docente para mediação por interfaces digitais -vivências de cocriação em rede no contexto do distanciamento físico imposto pela pandemia da COVID-19. Revista EmRede, v. 9, n. 1, 2022. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/870/765. Acesso em: 10 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.53628/emrede.v9i1.870

SILVA, R. F.; CORREA, E. S. Novas tecnologias e educação: a evolução do processo de ensino e aprendizagem na sociedade contemporânea. Revista Educação e linguagem, n. 1, p. 23‐35, 2014. Disponível em: https://www.fvj.br/revista/wp-content/uploads/2014/12/2Artigo1.pdf. Acesso em: 20 jul. 2023.

SILVA, A. T.; TOMIO, D. Práticas inovadoras de formação continuada docente e o lugar das tecnologias. Revista FAEEBA. v. 32, n. 69, p. 203-222, 2023. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/11618. Acesso em: 06 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n69.p203-222

SOUZA, J. C. G. Integração das TDIC na educação: espaços digitais. Revista científica FESA. v. 1, n. 2, p. 74–88, 2021. Disponível em: https://revistafesa.com/index.php/fesa/article/view/15. Acesso em: 06 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.29327/232022.1.2-6

STRYCKER, J. K-12 art teacher technology use and preparation. Heliyon, v. 6, n. 7, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/342695319_K-12_art_teacher_technology_use_and_preparation. Acesso em: 25 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2020.e04358

TARDIF, M; LESSARD, C. O ofício de professor: história, perspectivas e desafios internacionais, 2009.

TESTA, M. J. et al. Um olhar para a disciplina curricular cultura digital do novo ensino médio: a relação das tecnologias digitais de informação e comunicação e o ensino de física. Revista Brasileira Ensino Física, v. 45, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/GzKFWVjFrzPhHJf3L8xL8ZS/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 20 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2023-0048

VALENTE, J. A.; ALMEIDA, M. E. B. Políticas de Tecnologia na Educação no Brasil: Visão Histórica e Lições Aprendidas. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 28, n. 94, 2020. Disponível em: https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/download/4295/2460/22789. Acesso em: 19 abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.28.4295

WERMUTH, L. F. O uso das TDIC na educação: possibilidades e competências para potencializar a educação. Dissertação (Mestrado em Educação na Cultura Digital), Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC, Florianópolis, 2016.

Publicado

2024-07-29

Como Citar

Silva, K. A. de F., & Matta, C. E. da. (2024). Percepções docentes sobre o conhecimento tecnológico pedagógico em um curso de formação continuada. EmRede - Revista De Educação a Distância, 11. https://doi.org/10.53628/emrede.v11i.1025

Edição

Seção

Artigos