AO NORTE TECNOLOGIAS E MODALIDADE A DISTÂNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO ESTADO DO AMAZONAS: EM BUSCA DE UMA TECNOLOGIA SOCIAL PARA A EaD
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v3i1.102Resumo
O uso de tecnologias e a oferta de cursos de nível superior na modalidade a distância no Norte do Brasil têm enfrentado entraves políticos, geográficos e metodológicos que diferentes instituições vem buscando resolver. Relatamos aqui um painel das experiências da Universidade Federal do Amazonas, e também apontamos como os entraves geográficos e metodológicos tem sido superados em busca de uma tecnologia social para a Educação a Distância .
Downloads
Métricas
Referências
BRASIL. Documento Base do Programa Nacional de Banda Larga – PNBL. 68 p. 2010.
NOVAES, Henrique T. ; DIAS, Rafael. Contribuições ao Marco Analítico-Conceitual da Tecnologia Social In: DAGNINO, Renato. Tecnologia social: ferramenta para construir outra sociedade. Campinas,SP.: IG/UNICAMP, 2009.
INEP. Indicadores Educacionais, 2012. HYPERLINK "http://sistemasideb.inep.gov.br/resultado/" http://sistemasideb.inep.gov.br/resultado/. Acesso 18 de novembro de 2012.
GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS / Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia - SECTI. Proposta da Rede Estadual de Comunicação do Amazonas. 28 p. 2011.
KENYON, Natalia de L. Bueno. Cultura tecnológica & educação popular sob a ótica do trabalho do catador de lixo: caminhos á tecnologia social. Artigo elaborado para exposição na Mesa Redonda sobre Cultura Tecnológica e catadores (as) de lixo, promovido pela ONG-Aditepp (Associação Difusora de Treinamentos e Projetos Pedagógicos – www.aditepp.org.br) em setembro de 2003.
MOURÃO, Andreza Bastos. Educação Presencial Mediada por Tecnologia em Tempo Real (dissertação de mestrado). Universidade de São Paulo. Escola Politécnica. Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais. 160 p. 2010.
PEREIRA, Ednaldo Coelho. Infraestrutura Tecnológica em Cursos na modalidade presencial mediada por Tecnologias para o Estado do Amazonas (dissertação de mestrado). Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Departamento de Engenharia da Computação e Sistemas Digitais. 64 p. 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).