Inteligência artificial na Educação Superior - avanços e dilemas na produção acadêmica
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v11i.1019Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Educação Superior, Produção AcadêmicaResumo
A Educação Superior no Brasil tem sido impactada pelas possiblidades da inteligência
artificial (IA), em especial em relação à escrita científica. O
objetivo deste artigo é identificar lacunas, avanços e dilemas no que concerne à implementação da
inteligência artificial no ensino superior, sobretudo na produção de textos acadêmicos. Para tanto, esta
pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória utiliza a hermenêutica reconstrutiva para entender o uso
da IA na produção acadêmica, considerando dilemas éticos e legais. Como resultado, avaliou-se o
potencial de recursos de IA para aprimorar textos acadêmicos, destacando a importância da proteção
de dados e da propriedade intelectual.
Downloads
Métricas
Referências
ANDRADE, J. L.; FRANCISCO, A. S. L; MENEGUSSI, R. A influência da inteligência artificial na educação. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. ano 4, ed. 7, v. 08, p. 50-60. jul. 2019.
ARAÚJO, M. O uso de inteligência artificial para a geração automatizada de textos acadêmicos: plágio ou meta-autoria?. Logeion: Filosofia da Informação, v. 3, n. 1, 2016. DOI: https://doi.org/10.21728/logeion.2016v3n1.p89-107
BRYSON, J.; WINFIELD, A. Standardizing Ethical Design for Artificial Intelligence and Autonomous Systems. Computer, v. 50, n. 1, p. 116-119, 2017. DOI: https://doi.org/10.1109/MC.2017.154
DONATO H, DONATO M. Etapas na Condução de uma Revisão Sistemática. Acta Medica Portuguesa, v. 32, n. 3, p. 227-235, 2019. DOI: https://doi.org/10.20344/amp.11923
FIORIN, J. L. (org.). Novos caminhos da linguística. São Paulo: Contexto, 2017.
GONSALES, P. Inteligência Artificial, educação e pensamento complexo: caminhos para religação de saberes. 131f. 2022. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, São Paulo, 2022.
GONZALEZ ARENCIBIA, Mario; MARTINEZ CARDERO, Dagmaris. Dilemas éticos en el escenario de la inteligencia artificial. Economía y Sociedad, Heredia, v. 25, n. 57, p. 93-109, June 2020. DOI: https://doi.org/10.15359/eys.25-57.5
HARTMANN PEIXOTO, F. Inteligência artificial e direito: convergência ética e estratégica. Curitiba: Alteridade Editora, 2020.
HOLMES, W.; BIALIK, M.; FADEL, C. Artificial Intelligence in Education: promises and implications for Teaching & Learning. Boston: Center for Curriculum Redesign, 2019.
LAUTERJUNG, B. ChatGPT lidera ranking de IA's mais utilizadas do mundo, aponta pesquisa. TI Inside, Inteligência artificial. 2 set. 2023. Disponível em: https://tiinside.com.br/02/12/2023/chatgpt-lidera-ranking-de-ias-mais-utilizadas-do-mundo-aponta-pesquisa/ Acesso em: 07 jan. 2024
LEE, K.-F. Inteligência artificial. Tradução de Marcelo Barbão. Rio de Janeiro: Globo Livros, 2019
MATOS, L. C. S. Inteligência artificial & educação online na escola pública: possibilidades e alcances. 2022.176 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
MCCARTHY, J. What is artificial intelligence? Whaisaid. Stanford University. 2 nov. 2007. Disponível em: https://www-formal.stanford.edu/jmc/whatisai.pdf Acesso em: 05 jan. 2024.
NALINI, Jose Renato. Ética geral e profissional. 5. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2006.
PERES, F. A literacia em saúde no ChatGPT: explorando o potencial de uso de inteligência artificial para a elaboração de textos acadêmicos. Ciência & Saúde Coletiva. v. 29, n. 1, p. 1-13, 2024. Disponível em: http://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/a-literacia-em-saude-no-chatgpt-explorando-o-potencial-de-uso-de-inteligencia-artificial-para-a-elaboracao-de-textos-academicos/18759. Acesso em: 05 jan. 2024 DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232024291.02412023
PETROU, S; KWON, J; MADAN, J. A practical guide to conducting a systematic review and meta-analysis of health state utility values. Pharmacoeconomics. v. 36, p. 1043-1061, 2018. DOI: https://doi.org/10.1007/s40273-018-0670-1
POZZEBON, E.; FRIGO, L. B.; BITTENCOURT, G. Inteligência Artificial na educação universitária: quais as contribuições? Revista do CCEI, Bagé, RS, v. 8, n.13, p. 34-41, 2004.
SAYAD, A. Le V. Inteligência artificial e seu impacto no desenvolvimento do pensamento crítico. 2022. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
SCHERER, M. Regulating Artificial Intelligence Systems: Risks, Challenges, Competencies, and Strategies. Harvard Journal of Law & Technology, v. 29, n. 2, p. 354-400, 2016.
SOUZA, M. N. M. de et al. Do GPT 3 ao ChatGPT: potencialidades e alertas no enfoque da produção acadêmica brasileira. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 16, n. 47, p. 599–620, 2023
VICARI, R. M. Tendências em inteligência artificial na educação no período de 2017 a 2030: Sumário executivo. Brasília: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI, Serviço Social da Indústria, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marcello Ferreira, Marcos Rogério Martins Costa, Érika Nazaré Gadelha Meira, Olavo Leopoldino da Silva Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).