Inteligência artificial na Educação Superior - avanços e dilemas na produção acadêmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v11i.1019

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Educação Superior, Produção Acadêmica

Resumo

A Educação Superior no Brasil tem sido impactada pelas possiblidades da inteligência
artificial (IA), em especial em relação à escrita científica. O
objetivo deste artigo é identificar lacunas, avanços e dilemas no que concerne à implementação da
inteligência artificial no ensino superior, sobretudo na produção de textos acadêmicos. Para tanto, esta
pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória utiliza a hermenêutica reconstrutiva para entender o uso
da IA na produção acadêmica, considerando dilemas éticos e legais. Como resultado, avaliou-se o
potencial de recursos de IA para aprimorar textos acadêmicos, destacando a importância da proteção
de dados e da propriedade intelectual.

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Biografia do Autor

Marcello Ferreira, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil, marcellof@unb.br

.

Marcos Rogério Martins Costa, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil, marcos.costa@unb.br

.

Érika Nazaré Gadelha Meira, Escrita com Ciência (EC), Brasília, Distrito Federal, Brasil, gadelhaerika01@gmail.com

.

Olavo Leopoldino da Silva Filho, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil, olavolsf@unb.br

.

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Publicado

2024-07-02

Como Citar

Ferreira, M., Costa, M. R. M., Meira, Érika N. G., & Filho, O. L. da S. (2024). Inteligência artificial na Educação Superior - avanços e dilemas na produção acadêmica. EmRede - Revista De Educação a Distância, 11. https://doi.org/10.53628/emrede.v11i.1019

Edição

Seção

Artigos