Desejos pedagógicos e fluir tecnológico no ensino de ciências: extensão e pesquisa na formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.53628/emrede.v11i.1011Palavras-chave:
Formação de professores, Ensino de Ciências, Tecnologias DigitaisResumo
A fim de pesquisar acerca dos desejos pedagógicos docentes na condução do fluir
tecnológico no Ensino de Ciências, foi planejado e desenvolvido um curso de extensão de formação
de professores com essa abordagem. Os resultados da pesquisa evidenciam que o desejo pedagógico
docente e sua Fluência Tecnológico-Pedagógica integram, potencializam e promovem a mediação da
aprendizagem e significação no Ensino de Ciências.
Downloads
Métricas
Referências
CHAGAS, Sinara da Silva. Prática pedagógica círculo integrador e o ambiente interativo de aprendizagem e difusão em ciências: o ensino de ciências em uma perspectiva emancipatória. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), 2021.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. – 12. reimpressão. São Paulo, Atlas, 2009.
MALLMANN, Elena Maria; SCHNEIDER, Daniele da Rocha. Políticas Públicas, tecnologias educacionais e Recursos Educacionais Abertos (REA). RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp. 2, p. 1113-1130, maio 2021. e-ISSN: 1982-5587. Disponível em: https://doi.org/10.21723/riaee.v16iesp2.15118. Acesso em: 18 ago. de 2022. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v16iesp2.15118
MALLMANN, Elena Maria; SONEGO, Anna Helena Silveira. Inovação Tecnológico-Pedagógica em Cursos de Formação de Professores. Revista Educativa, Goiânia, v. 19, n. 1, p. 139-168, jan./abr. 2016. Disponível em: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5020. Acesso em: 11 mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v19i1.5020
MALLMANN, Elena Maria; et. al. Ensino-Aprendizagem Mediado por Tecnologias em Rede: Complexidade da performance docente. REFLEXÃO E AÇÃO. Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado. V.21, n. 2. p. 309-334. 26 dez. 2013. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/3853. Acesso em: 15 mar. 2022.
MATURANA, Humberto. Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte: UFMG, 2014.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Unijuí, 2007.
MOURA, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de; et.al. Tecnologias Digitais no Espaço-Contexto da Educação Superior e nos Espaços-Intuito Interação, Aprender e Pesquisar. In: GUIMARÃES, T. D.; CORRÊA de PAULA, M. (Org.). Better Together: O Uso de Tecnologias Digitais na Educação do Brasil e Espanha. Porto Alegre, RS: EDIPUCRS, 2020, v. 1, p. 203-221. Disponível em: https://coeducarunipampa.files.wordpress.com/2020/04/better_together_cap_espaco_contexto_intuito.pdf. Acesso em: 29 abr. 2020.
MOURA, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de; LAURINO, Débora Pereira; MONTEIRO, Alice Fogaça. Convocação Pedagógica: O Aprender como Constituição de um Território de (Co)Criação. In: MADERS, S. (org). Conversações Cooperativas em Educação: Dialogando com Maturana. Curitiba: CRV, 2020. p.101-112. Disponível em: https://coeducarunipampa.files.wordpress.com/2020/07/convocacao_pedagogica.pdf. Acesso em: 10 mar. 2022.
OMITIDO PELAS AUTORAS, 2022a.
OMITIDO PELAS AUTORAS, 2022b.
SASSERON, Lucia Helena. Ensino de Ciências por Investigação e o Desenvolvimento de Práticas: Uma Mirada para a Base Nacional Comum Curricular. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. RBPEC 18(3), 1061–1085. Dezembro, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4833. Acesso em: 25 jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec20181831061
SCHNEIDER, Daniele da Rocha. Fluência Tecnológica Digital dos Professores e a Organização de Atividades de Ensino no Moodle. Porto Alegre, 2017. Tese de Doutorado. Pós-Graduação em Informática na Educação, do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Repositório Digital. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/172216. Acesso em: 17 mar. 2022.
SCHNEIDER, Daniele da Rocha; SCHRAIBER, Rogério Tubias; MALLMANN, Elena Maria. Fluência Tecnológico-Pedagógica na Docência Universitária. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 20, n. 67, p. 1986-2003, out./dez. 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.20.067.AO05. Acesso em: 02 Jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.067.AO05
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Daniela Veiga Oliveira, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à revista EmRede e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à EmRede: os direitos de primeira publicação e a permissão para que EmRede redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições que permitem a distribuição, remix, adaptação e criação a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito pela criação original à Revista EmRede.
Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY).