Dossiê Políticas e tecnologias educacionais: democratização do conhecimento e justiça social na educação aberta e a distância

2024-05-21

O dossiê propõe, em movimento teórico e prático, ampliar e fortalecer debates e
proposições conceituais sobre as relações dialógicas entre políticas públicas
educacionais, democratização do conhecimento e justiça social. Tem como finalidade
reunir artigos que analisem as macro e micropolíticas, em âmbito nacional e
internacional, cujos discursos emanem a voz social do direito à educação enquanto
princípio da equidade como condição humana para produção da existência no mundo.
Pressupõe-se análise de repercussões, sentidos e efeitos das políticas, nos contextos das
práticas, a partir dos processos criativos de recontextualização, nas diferentes
ambiências de educação mediada por tecnologias em rede, contemplando a diversidade
de modelos e formatos remotos, a distância, online, híbridos e/ou abertos. Nos
movimentos cíclicos e circulares das políticas, perpassando por produção, práticas e
resultados, há embates, dissensos, conflitos, disputas e acordos que ora minimizam, ora
potencializam rupturas em prol da democratização do conhecimento e da justiça social.
Dependendo dos posicionamentos valorativos das vozes em confronto, também
perpetuam práticas excludentes. Diante disso, o dossiê visa a contemplar análises
críticas de documentos oficiais, bem como movimentos práticos de democratização do
conhecimento - abrangendo acesso, permanência e conclusão de estudos com sucesso,
enquanto marcos denotativos de justiça social.

Submissões: 01/04 a 30/08/2024

Organizadoras: Profa. Dra. Elena Maria Mallmann - Universidade Federal de Santa Maria 

Profa. Dra. Juliana Sales Jacques - Universidade Federal de Santa Maria