Dossiê Internacionalização em Contextos Educativos: tecnologias, personalização e acessibilidade

2024-05-21

O tema da internacionalização em desenvolvimento nos últimos anos vem trazendo novos
formatos a partir das tendências de educação resultantes de sistemas online e híbridos.
Recentemente a temática está em larga expansão pelo uso e aprimoramento da educação digital
em larga escala, onde a internacionalização pode ser vista a partir da diversidade de interações e
culturas, estratégias de colaboração entre pares, desenvolvimento de projetos,  interações entre
países e contextos e a convergência dessas experiencias em prática pedagógicas qualitativas para
os estudantes. O conceito de internacionalização evoluiu e existem diferentes definições,
a International Association Universites (IAU) adota o seguinte conceito: “Internacionalização do
Ensino Superior é o processo intencional de integração de uma dimensão internacional,
intercultural ou global no propósito, funções e entrega, a fim de melhorar a qualidade da
educação e da pesquisa para todos os alunos e funcionários, e para fazer uma contribuição
significativa para a sociedade”. De Wit, et al. (2015). A definição de internacionalização
pedagógica Barros(2023) pode ser compreendida a partir de três vertentes: a institucional, que
está diretamente relacionada aos interesses e melhorias da instituição, as qualidades dos seus
processos e avaliações ao qual estão diretamente submetidas a nível superior ou ministerial de
cada país; a vertente profissional está relacionada ao desenvolvimento das expertises de áreas de
investigação científica, a troca de conhecimentos e perceções sobre os temas de interesse
juntamente com a prática docente universitária; e, por fim, a vertente pessoal vinculada aos
elementos da aprendizagem experiencial que envolvem as relações interculturais e seus
entornos. Pensar os processos de internacionalização para além dos protocolos, projetos,
iniciativas específicas de investigação, parcerias institucionais de mobilidade e bolsas de estudo,
significa aprofundar e realizar a transposição dos efeitos desses processos, na docência em aula.
Este é o desafio a que nos propomos. Pensar em estratégias, mecanismos e suporte pedagógico é
um dos objetivos para este dossiê temático.

Referências
de Wit, H., Hunter F., Howard L., Egron-Polak E. (Eds.) (2015) Internacionalização do Ensino
Superior, Parlamento Europeu, Bruxelas: UE.
Barros, D. M. V.(2023) Org. Estilos Pedagógicos de Internacionalização no Digital: da alfabetização
ao ensino superior. Universidade Aberta e Imprensa da Universidade de Coimbra. CC BY-NC-SA
4.0.

Submissões: 01/04 a 30/08/2024

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Organizadoras: Profª Drª Daniela Melaré Vieira Barros - Universidade Aberta - UAb – Portugal

Profª Drª Silvia Carrascal - Universidad San Jorge, Zaragoza – España

Profª Drª Juana Maria Anguita Acero - Universidad Complutense de Madrid - UCM - España

Prof. Dr. Óscar Navarro Martínez - Universidad de Castilla - La Mancha – Ciudad Real – España