Submissões
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Dossiê Políticas e tecnologias educacionais: democratização do conhecimento e justiça social na educação aberta e a distância
O dossiê propõe, em movimento teórico e prático, ampliar e fortalecer debates e
proposições conceituais sobre as relações dialógicas entre políticas públicas
educacionais, democratização do conhecimento e justiça social. Tem como finalidade
reunir artigos que analisem as macro e micropolíticas, em âmbito nacional e
internacional, cujos discursos emanem a voz social do direito à educação enquanto
princípio da equidade como condição humana para produção da existência no mundo.
Pressupõe-se análise de repercussões, sentidos e efeitos das políticas, nos contextos das
práticas, a partir dos processos criativos de recontextualização, nas diferentes
ambiências de educação mediada por tecnologias em rede, contemplando a diversidade
de modelos e formatos remotos, a distância, online, híbridos e/ou abertos. Nos
movimentos cíclicos e circulares das políticas, perpassando por produção, práticas e
resultados, há embates, dissensos, conflitos, disputas e acordos que ora minimizam, ora
potencializam rupturas em prol da democratização do conhecimento e da justiça social.
Dependendo dos posicionamentos valorativos das vozes em confronto, também
perpetuam práticas excludentes. Diante disso, o dossiê visa a contemplar análises
críticas de documentos oficiais, bem como movimentos práticos de democratização do
conhecimento - abrangendo acesso, permanência e conclusão de estudos com sucesso,
enquanto marcos denotativos de justiça social.
Internacionalização em Contextos Educativos: tecnologias, personalização e acessibilidade
O tema da internacionalização em desenvolvimento nos últimos anos vem trazendo novos
formatos a partir das tendências de educação resultantes de sistemas online e híbridos.
Recentemente a temática está em larga expansão pelo uso e aprimoramento da educação digital
em larga escala, onde a internacionalização pode ser vista a partir da diversidade de interações e
culturas, estratégias de colaboração entre pares, desenvolvimento de projetos, interações entre
países e contextos e a convergência dessas experiencias em prática pedagógicas qualitativas para
os estudantes. O conceito de internacionalização evoluiu e existem diferentes definições,
a International Association Universites (IAU) adota o seguinte conceito: “Internacionalização do
Ensino Superior é o processo intencional de integração de uma dimensão internacional,
intercultural ou global no propósito, funções e entrega, a fim de melhorar a qualidade da
educação e da pesquisa para todos os alunos e funcionários, e para fazer uma contribuição
significativa para a sociedade”. De Wit, et al. (2015). A definição de internacionalização
pedagógica Barros(2023) pode ser compreendida a partir de três vertentes: a institucional, que
está diretamente relacionada aos interesses e melhorias da instituição, as qualidades dos seus
processos e avaliações ao qual estão diretamente submetidas a nível superior ou ministerial de
cada país; a vertente profissional está relacionada ao desenvolvimento das expertises de áreas de
investigação científica, a troca de conhecimentos e perceções sobre os temas de interesse
juntamente com a prática docente universitária; e, por fim, a vertente pessoal vinculada aos
elementos da aprendizagem experiencial que envolvem as relações interculturais e seus
entornos. Pensar os processos de internacionalização para além dos protocolos, projetos,
iniciativas específicas de investigação, parcerias institucionais de mobilidade e bolsas de estudo,
significa aprofundar e realizar a transposição dos efeitos desses processos, na docência em aula.
Este é o desafio a que nos propomos. Pensar em estratégias, mecanismos e suporte pedagógico é
um dos objetivos para este dossiê temático.
Referências
de Wit, H., Hunter F., Howard L., Egron-Polak E. (Eds.) (2015) Internacionalização do Ensino
Superior, Parlamento Europeu, Bruxelas: UE.
Barros, D. M. V.(2023) Org. Estilos Pedagógicos de Internacionalização no Digital: da alfabetização
ao ensino superior. Universidade Aberta e Imprensa da Universidade de Coimbra. CC BY-NC-SA
4.0.
Qualidade e institucionalização da educação híbrida e a distância
A proposta do dossiê é reunir diferentes visões, experiências e concepções sobre o tema
de institucionalização da educação híbrida e da educação a distância, com foco na
análise sobre o panorama deste processo em diferentes contextos e áreas do
conhecimento. Esta proposta foi organizada para apresentar seis artigos de pesquisas
concluídas ou em andamento que desenvolvam temas ou apresentem experiências
acerca da modalidade a distância ou educação híbrida, a fim de possibilitar uma análise
consubstanciada, relacionando os temas ao processo de institucionalização. Dessa
forma, os artigos submetidos refletirão sobre como esta institucionalização configura-se
como uma estratégia na construção de projetos críticos e reflexivos da educação
mediada por tecnologias e na estruturação de uma EaD pública, gratuita e de qualidade.
Espera-se, então, que o conjunto dos textos contribua para delinear conceitual e
teoricamente os impactos da institucionalização para o desenvolvimento de projetos a
distância e híbridos com base em uma qualidade socialmente referenciada.
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