Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53628/emrede.v7i1.621

Palavras-chave:

Covid-19, Educação Remota, Políticas públicas em educação digital.

Resumo

O Covid-19 espalhou-se rapidamente pelo mundo em 2020 e gerou a inédita situação de 90% da população estudantil estar isolada em todo o mundo. Neste trabalho, procuramos evidenciar a excepcionalidade da situação que levou inúmeros países a desenvolver ações de educação remota emergencial e as implicações nos diferentes níveis educacionais. Analisamos o contexto brasileiro, no qual evidencia-se uma incipiência na apropriação de tecnologias digitais na educação pública. Identificamos as principais informações sobre acesso à internet no país, no sentido de discutir possíveis políticas educacionais com vistas ao fomento d a manutenção do convívio escolar, ainda que em patamares digitais, de maneira a fortalecer a escola como eixo central da sociedade brasileira.

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Biografia do Autor

Eucidio Pimenta Arruda, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), Mestre e Doutor em Educação pela UFMG (2002 e 2009). Trabalhou na Universidade Estadual de Minas Gerais entre 2002 e 2005, nas áreas de Educação, Tecnologia e Metodologia do Ensino de História. Trabalhou na Universidade Fumec entre 2002 e 2008, onde desenvolveu atividades como diretor de EaD, Coordenador do Projeto Veredas, Coordenador do setor de Especialização e desenvolveu diversos projetos de pesquisa e extensão. Trabalhou na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) entre julho de 2008 e agosto de 2012, como professor permanente do Programa de Pós Grduação em Educação (PPGED/FACED/UFU), professor nos cursos de Pedagogia e Comunicação, coordenador do curso de Pedagogia a Distância FACED/UAB/UFU e como responsável pela área de Tecnologia do Centro de Educação a Distância da UFU. Membro da Associação Brasileira de Ensino de História (ABEH). Membro da Associação Nacional de História (ANPUH). Membro da Associação Universidade em Rede (UNIREDE).

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Publicado

2020-05-15

Como Citar

Arruda, E. P. (2020). Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede - Revista De Educação a Distância, 7(1), 257–275. https://doi.org/10.53628/emrede.v7i1.621