Record Details

Banco de questões de microbiologia: uma ferramenta para o ensino

UTFPR - REA

View Archive Info
 
 
Field Value
 
Title Banco de questões de microbiologia: uma ferramenta para o ensino
 
Creator Zambonato, Juliana
Golias, Halison Correia
 
Subject Microbiologia - Ensino
Micro-organismos - Problemas, questões, exercícios
Biologia - Estudo e ensino (Superior) - Programas de atividades
Microbiologia - Problemas, questões, exercícios
Microbiology - Education
Microorganisms - Problems, exercises, etc
Biology - Study and teaching (Higer) - Activity programs
Microbiology - Problems, exercises, etc
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA
 
Description Edital PROGRAD 21/2013
Microbiology is a discipline with deep and comprehensive theoretical framework that requires a detailed study for its understanding. One way to secure and consolidate learning is through the development of complementary activities (exercises, problems, etc). Thus the objective of the "Bank of microbiology issues: a resource for teaching" aims to consolidate microbiology concepts for teachers and students. The project covers subjects embedded in the institution's educational plan, therefore assisting in the exercise and practice of the contents developed in the classroom. It also offer students the opportunity to check their learning process. Its functionality is due to the fact that the issues of this kind of collection is scarce to study within the university. The question bank is divided into the following topics: history of microbiology, cytology bacteria, and microorganisms control - chemical and physical agents, bacterial growth, chemical and physical factors that influence bacterial growth, bacterial metabolism and main fungal groups, each theme features easy, intermediate and difficult issues. The conclusion of this project was successful. It used the bibliographies of the planned teaching, Microsoft Office Word and Paint platform editing of drawings and images as a support.
Área da saúde e biológicas
A Microbiologia é uma disciplina com referencial teórico profundo e detalhado e que exige um estudo minucioso para sua compreensão. Uma das formas de fixar e consolidar o aprendizado é por meio da realização de atividades complementares (exercícios, problemas). Dessa forma o objetivo do projeto “Banco de questões de microbiologia: um recurso para o ensino” visa consolidar conceitos de microbiologia para docentes e discentes. O projeto abrange temas inseridos no plano de ensino da instituição, auxiliando assim, no exercício e na prática dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula, e ainda oferecer aos alunos a oportunidade de verificar o seu processo de aprendizagem. Sua funcionalidade se dá devido ao fato de que o acervo de questões desse tipo é escasso para estudo dentro da universidade. O banco de questões é dividido nos seguintes temas: histórico da microbiologia, citologia bacteriana, controle de microrganismos – agentes químicos e físicos, crescimento bacteriano, fatores químicos e físicos que influenciam o crescimento bacteriano, metabolismo bacteriano e principais grupos de fungos, sendo que cada tema apresenta questões fáceis, intermediárias e difíceis. A conclusão do projeto foi realizada com êxito, utilizando como suporte as bibliografias do plano de ensino, o Microsoft Office Word e a plataforma Paint de edição de desenhos e imagens.
 
Date 2015-12-04T14:01:27Z
2015-12-04T14:01:27Z
2014
 
Type text
 
Identifier ZAMBONATO, Juliana; GOLIAS, Halisson Correia. Edital PROGRAD 21/2013. Apucarana: [s.n.], 2013.
http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4847
 
Language por
 
Relation Não há pré-requisitos para professores da área da saúde ou biológicas, porém faz-se necessário que os alunos que desejam utilizar o banco de questões estejam cursando ou já tenham cursado a disciplina de microbiologia.
 
Rights openAccess
 
Publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Apucarana
Brasil
UTFPR