PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA VIRTUAL DISCENTE
A Associação Universidade em Rede – UniRede, em parceria com instituições associadas, torna pública a chamada para o “Programa de Mobilidade Acadêmica Virtual Discente” – 1ª edição 2021
Este programa possibilitará a matrícula por vínculo temporário em mobilidade acadêmica virtual, autorizando que estudantes possam cursar componentes curriculares em outras instituições, com emissão de documento comprobatório após a conclusão dos estudos, para fins de registro ou aproveitamento de estudos em sua instituição de origem e/ou a realização de atividades complementares/científico culturais, desde que previstas em projetos pedagógicos no âmbito de cada curso/instituição de origem.
Para acesso ao Manual de Mobilidade Acadêmica visite https://www.aunirede.org.br/portal/manualmobrede/.
As seguintes instituições/cursos participam desta edição do Programa de Mobilidade Acadêmica Virtual Discente
- Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
- Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
- Universidade Federal do Piauí (UFPI)
- Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL)
- Universidade Estadual de Goiás (UEG)
A seguir o quadro de disciplinas/componentes curriculares, carga horária, período de início/término, vagas e ementa.
Componente |
Carga Horária |
Início e Término |
Nome do curso |
Vagas |
Ementa do componente Curricular |
INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE – IFSul Link para inscrição: https://www.aunirede.org.br/mobrede/RS |
|||||
Educação de Jovens e Adultos |
60h |
30/08 a 10/10 |
Licenciatura Pedagogia |
3 |
Fundamentos históricos e políticos da EJA. Sujeitos da EJA: Identidade do educador e do educando da EJA. Concepções Teóricas e Práticas. Pressupostos teóricos da EJA. Metodologias e estratégias de ensino. Estratégias político-didático-pedagógicas. Diversidade e Cidadania. Alfabetização e Inclusão Social. Educação e Trabalho na perspectiva de empoderamento e emancipação. Currículo, Direitos Humanos e Economia. Projeto de Intervenção Social. |
Gestão da Educação Pública |
60h |
15/11 a 12/12 |
Formação Pedagógica |
3 |
Políticas Públicas e Financiamento da Educação; Gestão democrática em espaços escolares e não-escolares; A organização da educação básica brasileira no âmbito da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96). Sistema(s) de ensino: a visão teórica e o marco legal. O planejamento da gestão. Avaliação institucional. |
INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE -IFRN Link para inscrição: https://www.aunirede.org.br/mobrede/RN |
|||||
LIC.1003 – LIBRAS |
60h |
25/10 a 23/12/2921 |
Licenciatura em Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados |
5 |
Noções básicas sobre a educação de surdos e sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Compreensão de semelhanças e diferença entre LIBRAS e Português. Introdução à gramática da Língua Brasileira de Sinais. |
LIC.1001 – Educação de Jovens e Adultos |
90h |
25/10 a 23/12/2021 |
Licenciatura em formação Pedagógica para Graduados não Licenciados |
5 |
Fundamentos históricos e políticos da EJA. Sujeitos da EJA: Identidade do educador e do educando da EJA. Concepções Teóricas e Práticas. Pressupostos teóricos da EJA. Metodologias e estratégias de ensino. Estratégias político-didático-pedagógicas. Diversidade e Cidadania. Alfabetização e Inclusão Social. Educação e Trabalho na perspectiva de empoderamento e emancipação. Currículo, Direitos Humanos e Economia. Projeto de Intervenção Social. |
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI Link para inscrição: https://www.aunirede.org.br/mobrede/PI |
|||||
Administração de Marketing |
120h |
21/09/2021 a 31/01/2022 |
Bacharelado em Administração |
15 |
Introdução ao Marketing.Evolução do conceito de marketing e suas filosofias. Função e estrutura da administração de marketing. Processo de marketing. Composto de marketing. Sistema de marketing. Marketing de segmentação. Desenvolvimento do mix de marketing: Produto, preço, distribuição e promoção. Novas abordagens para o marketing.Planejamento de marketing. Auditoria de marketing. |
Organização, Sistemas & Método |
60h |
21/09/2021 a 31/01/2022 |
Bacharelado em Administração |
15 |
Abordagem sistêmica da empresa. Fundamentos de Organização e Métodos. Os métodos de trabalho. Instrumentos de comunicação e informação. Organização e métodos: tópicos especiais. A área de OSM inserida no contexto das mudanças nas organizações |
Equipamentos e serviços turísticos: agências de viagens e operadoras |
60h |
21/09/2021 a 31/01/2022 |
Bacharelado em Turismo |
3 |
Definições Técnicas. Antecedentes das agências de viagens e a importância delas no desenvolvimento do turismo. Agências de viagens no Brasil. Parcerias. Setores de uma agência de viagens, Características operacionais e organizacionais. Relações entre agências de viagens e clientes. Orçamento e venda: aspectos financeiros da operação. Negociação e contratação de serviços das agências de viagens. Promoção e venda dos serviços. Sistemas informativos de reserva. GDS. Elaboração de Roteiros Turísticos. |
Cultura dos Povos de Língua Inglesa |
60h |
21/09/2021 a 31/01/2022 |
Licenciatura em Letras Inglês |
5 |
Noções básicas da formação da Língua Inglesa abrangendo aspectos linguísticos e históricos da cultura e da civilização britânica. Noções básicas de Teoria Literária. Estilos de época. Estudo crítico de autores e obras que vão do Período Anglo Saxão ao Período Romântico |
História da Educação |
60h |
21/09/2021 a 31/01/2022 |
Licenciatura em Letras Inglês |
5 |
Fundamentos teórico-metodológicos e importância na formação do educador; Principais teorias e práticas educacionais desenvolvidas na história da humanidade; Visão histórica dos elementos mais significativos da educação brasileira e piauiense, considerando o contexto social, político, econômico e cultural de cada período. |
Física III |
90h |
21/09/2021 a 31/01/2022 |
Licenciatura em Física |
15 |
A Lei de Coulomb. O Campo Elétrico. Potencial Eletrostático. Capacitores e Materiais Dielétreicos. Corrente Elétrica. O Campo Magnético e suas Fontes. A Lei de Ampère. A lei de Indução de Faraday. |
Instrumentação para o Ensino de Física II |
60h |
21/09/2021 a 31/01/2022 |
Licenciatura em Física |
15 |
As concepções alternativas em Física e o seu uso no Ensino Médio. O uso de situações problemas no Ensino de Física. Novas tecnologias da informação e da comunicação no Ensino de Física. Planejamento e Execução de Módulos de Ensino (o ensino por projetos) relativos à conteúod de Física do Ensino Médio. |
Bioestatística |
45h |
21/09/2021 a 31/01/2022 |
Licenciatura em Ciências Biológicas |
45 |
Conceitos e estatística descritiva; Principais Modelos discretos e Contínuos; Ajustamento de Modelos Probabilísticos; Noções de Amostragem e Estimação; Noções de Testes de Hipóteses; Análise de Variância: Classificação Simples; Correlação e Regressão; Noções de estatística multivariada; Noções Sobre Experimentos e Levantamentos; Noções de delineamentos experimentais. |
Sistemática Filogenética |
45h |
21/09/2021 a 31/01/2022 |
Licenciatura em Ciências Biológicas |
45 |
Histórico: sistemática evolutiva, fenética e cladística; Caracteres: tipos, homologia, codificação; reconstrução de filogenias: parcimônia, máxima verossimilhança, índices e estatísticas, árvores de consenso, aproximações sucessivas e pesos implícitos; Programas de computador para análise filogenética: PAUP, PAST, Nexus, TNT, TreeView e outros; Aplicações: coevolução, biogeografia cladística, estudos comparativos; Filogenias e classificação formal. |
Zoologia de Vertebrados II |
60h |
21/09/2021 a 31/01/2022 |
Licenciatura em Ciências Biológicas |
10 |
Origem, evolução dos tetrápodes e alterações da vida na terra; Reptilia; Aves; Mammalia; Técnicas de coleta, conservação, preparação e pesquisa zoológica. |
Biologia de Vertebrados |
90h |
21/09/2021 a 31/01/2022 |
Licenciatura em Ciências Biológicas |
50 |
Diversidade, origem e evolução dos vertebrados; Aspectos ecológicos e comportamentais; Deslocamentos populacionais; Vertebrados aquáticos Agnatas e Gnathostomata; Ectotermos terrestres; Endotermos terrestres; Ecologia na origem dos Tetrápodas; Homeostase e energia. |
Introdução à Metodologia Científica |
60h |
21/09/2021 a 31/01/2022 |
Filosofia |
50 |
Metodologia do Estudo e do Trabalho Acadêmico: Procedimentos para a leitura de textos teóricos. Modalidades de Resumo. Elaboração de Esquema. Normas de Referências Bibliográficas – ABNT. Documentação de Textos – Ficha Bibliográfica e Ficha Temática. Procedimentos para Seminários. Elaboração de Trabalhos Científicos: Projeto e Relatório de pesquisa. Resenha Bibliográfica. Artigo para Publicação. Monografia. Problemática e Formas do Conhecimento: Senso Comum. Mito. Filosofia. Ciência. Origem e Evolução da Ciência Moderna e do Método Científico. Concepções do Método Científico. Ciência e Perspectivas Éticas. |
Iniciação a Filosofia e à Redação Filosófica |
60h |
21/09/2021 a 31/01/2022 |
Filosofia |
10 |
Caracterização da natureza dos problemas filosóficos, ressaltando a especificidade do discurso filosófico nas relações com os demais saberes. Abordagem panorâmica das origens da Filosofia, seu objetos, métodos e divisões em disciplinas. Vocabulário filosófico básico (ser, não-ser e devir; as categorias; os princípios fundamentais; transcendência, imanência; a priori, a posteriori; etc). Exame de diferentes estilos de exposição e argumentação em filosofia através da análise de textos filosóficos representativos, visando desenvolver a habilidade de ler e escrever textos filosóficos e possibilitar uma compreensão preliminar das questões filosóficas abordadas. (Recomenda-se a adoção de alguma obra filosófica como objeto de trabalho da disciplina) Corequisito: Iniciação à Metodologia Científica |
Química Geral I |
60h |
21/09/2021 a 31/01/2022 |
Licenciatura em Química |
40 |
Arquitetura Atômica. Tabela Periódica Dos Elementos. Ligação Química. Soluções. Reações: Conceito, Tipos, Notação, Ácido-Base, Óxido-Redução. Estequiometria. Cinética Química. |
Introdução à Literatura Nacional Contemporânea |
60h |
21/09/2021 a 31/01/2022 |
Licenciatura em Letras- Português |
07 |
Pré-Modernismo: pressupostos teóricos, autores e obras. A transição operada por Lima Barreto, Euclides da Cunha, Monteiro Lobato, dentro. Modernismo europeu e os movimentos vanguardistas. A Semana de Arte Moderna no Brasil. A produção dos anos 30 aos anos 90, na literatura brasileira. |
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO – UFMT Link para inscrição: https://www.aunirede.org.br/mobrede/MT |
|||||
INTRODUÇÃO A ALGORITMOS |
64h |
21/09/21 a 10/10/2021 |
Licenciatura em Tecnologia Educacional |
4 |
Noções de lógica de programação. dados, expressões e algoritmos sequenciais. estruturas de controle. estruturas complexas. modularização. |
FUNDAMENTOS DE INTERAÇÃO HUMANO COMPUTADOR NOS PROCESSOS EDUCATIVOS |
64h |
27/09/21 a 24/10/2021 |
Licenciatura em Tecnologia Educacional |
3 |
Capacitar o aluno a aplicar metodologias de interação humano-computador na concepção de ambientes virtuais de aprendizagem, produções multimídia e design instrucional, a fim de alcançar sistemas interativos com usabilidade, comunicabilidade e acessibilidade adequada aos usuários. |
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM TRIDIMENSIONAIS |
64h |
25/10/21 a 21/11/2021 |
Licenciatura em Tecnologia Educacional |
4 |
Capacitar o aluno na utilização e gerenciamento de ambientes virtuais de aprendizagem tridimensional, com o propósito de uso e aplicação em contextos educativos. |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ACESSIBILIDADE |
64h |
21/02/22 a 20/03/2022 |
Licenciatura em Tecnologia Educacional |
3 |
Capacitar o aluno na prática e instrumentalização de recursos (hardware e software) assistivas para pessoas especiais. |
ANÁLISE E PROJETO DE SOFTWARE EDUCACIONAL |
64h |
25/04/22 a 22/05/2022 |
Licenciatura em Tecnologia Educacional |
3 |
Possibilitar ao aluno a compreensão de processos de análise e desenvolvimento de sistemas; conceitos e técnicas para coleta de há requisitos de software e gerenciamento de projetos; apresentar as principais linguagens utilizadas para o desenvolvimento de sistemas computacionais de modo articulado com abordagens de programação estruturada, modular e orientada a objetivos; apresentar técnicas de compilação e interpretação utilizadas em desenvolvimento de sistemas. |
JOGOS DIGITAIS INTERATIVOS EDUCACIONAIS |
64h |
21/03/2022 a 24/04/2022 |
Licenciatura em Tecnologia Educacional |
5 |
Compreender os conceitos relacionados com jogos digitais interativos e entretenimento. identificar os fatores críticos de sucesso na construção de jogos digitais pedagógicos. identificar oportunidades do uso dos jogos digitais nas atividades de ensino. avaliar propostas que envolvam a produção e uso de jogos digitais na educação. |
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – UFRN Link para inscrição: https://www.aunirede.org.br/mobrede/RN |
|||||
EDUCAÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE |
60h |
18/10/2021 a 19/02/2022 |
Ciências Biológicas Modalidade a Distância |
20 |
Letramento científico na perspectiva de educação para a sustentabilidade. Educação para a sustentabilidade e a sua vinculação a metas de paz e segurança, direitos humanos, justiça social e cuidados com os recursos naturais. Metas dos Objetivos do Desenvolvimentos Sustentável (UNESCO, 2015) e suas relações com os pilares de desenvolvimento sustentável. |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS – UEG Link para inscrição: https://www.aunirede.org.br/mobrede/GO |
|||||
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
60h |
08/11/2021 a 14/03/2022 |
Programa de Ensino e aprendizagem em Rede (PEAR) |
15 |
Evolução histórica da Psicologia como ciência e profissão. Conceito de Personalidade: constituição e estruturas. Teorias psicológicas que dão suporte à compreensão dos processos de desenvolvimento e aprendizagem |
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
60h |
08/11/2021 a 14/03/2022 |
Programa de Ensino e aprendizagem em Rede (PEAR) |
15 |
Percursos teóricos da sociologia da educação. Educação como processo social. Cultura e educação. O papel da educação na reprodução/transformação da sociedade. Estudos sociológicos da escola no Brasil. |
DIDÁTICA |
60h |
08/11/2021 a 14/03/2022 |
Programa de Ensino e aprendizagem em Rede (PEAR) |
15 |
Pressupostos teóricos da Didática. Teorias, tendências pedagógicas e sua relação com a Didática. Didática e currículo. Processo ensino-aprendizagem (planejamento, objetivos, conteúdos, metodologias, técnicas e avaliação). Relação professor-aluno-conhecimento e os espaços de formação. |
MICROBIOLOGIA |
60h |
08/11/2021 a 14/03/2022 |
Programa de Ensino e aprendizagem em Rede (PEAR) |
15 |
Bactérias e fungos: estrutura celular, genética e controle de microbiológico, microrganismos do solo, ar e água, microbiota normal e principais infecções humanas, métodos de identificação. Vírus: classificação, principais viroses associadas ao homem, métodos de identificação. |
EMPREENDEDORISMO |
60h |
08/11/2021 a 14/03/2022 |
Programa de Ensino e aprendizagem em Rede (PEAR) |
15 |
Desenvolvimento da capacidade empreendedora na área de gestão, com ênfase no perfil do empreendedor, nas técnicas de identificação de aproveitamento de oportunidades, na aquisição e gerenciamento dos recursos necessários ao negócio, fazendo uso de metodologias que priorizam técnicas de criatividade e inovação abordando o marketing digital e o empreendedorismo social e o intraempreendedorismo |
EDUCAÇÃO E SAÚDE |
60h |
08/11/2021 a 14/03/2022 |
Programa de Ensino e aprendizagem em Rede (PEAR) |
15 |
Educação e Saúde como campo interdisciplinar. Diálogos interdisciplinares entre educação e saúde: dos antecedentes históricos aos temas contemporâneos. Problemas de aprendizagem e suas interfaces com a saúde. Medicalização dos problema de aprendizagem. Fracasso escolar como problema de saúde mental. TDHA e a Cultura. Mal estar e Burnout e adoecimento docente. Escolarização de crianças gravemente enfermas. Saúde e inclusão escolar. |
POLÍTICAS EDUCACIONAIS |
60h |
08/11/2021 a 14/03/2022 |
Programa de Ensino e aprendizagem em Rede (PEAR) |
15 |
Concepções e processos de construção das políticas educacionais. A relação Estado e sociedade na construção das políticas educacionais. Legislação da educação brasileira (CF 1988, LDBN, e LDBE). Políticas de avaliação da educação brasileira. Gestão e financiamento |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
60h |
08/11/2021 a 14/03/2022 |
Programa de Ensino e aprendizagem em Rede (PEAR) |
15 |
Panorama do atendimento ao aluno com necessidades educativas especiais. Trajetória da Educação Especial à Educação Inclusiva: modelos de atendimento, paradigmas: educação especializada / integração / inclusão. Valorizar as diversidades culturais e linguísticas na promoção da Educação Inclusiva. Políticas públicas para Educação Inclusiva – Legislação Brasileira: o contexto atual. Acessibilidade à escola e ao currículo. Adaptações curriculares. Tecnologia Assistiva. |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO |
60h |
08/11/2021 a 14/03/2022 |
Programa de Ensino e aprendizagem em Rede (PEAR) |
15 |
História da Educação e seus fundamentos epistemológicos. Educação e sociedade: percursos históricos. Sociedade, cultura e construção da história da educação no Brasil. O público e o privado na história da educação brasileira. História da educação e formação docente. História da educação em Goiás. |
FILOSOFIA E ÉTICA |
60h |
08/11/2021 a 14/03/2022 |
Programa de Ensino e aprendizagem em Rede (PEAR) |
15 |
Conceito de filosofia: filosofia como doutrina e como ato de pensar. Filosofia e outras formas de conhecimento humano. Características gerais dos grandes períodos da história da filosofia. Conceito de ética. Ética como problema teórico e como problema prático. Ética e responsabilidade. Teorias morais. |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
60h |
08/11/2021 a 14/03/2022 |
Programa de Ensino e aprendizagem em Rede (PEAR) |
15 |
Conceito de filosofia: filosofia como doutrina e como ato de pensar. Filosofia e outras formas de conhecimento humano. Características gerais dos grandes períodos da história da filosofia. Conceito de ética. Ética como problema teórico e como problema prático. Ética e responsabilidade. Teorias morais. |
CONTEÚDOS E PROCESSOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS |
60h |
08/11/2021 a 14/03/2022 |
Programa de Ensino e aprendizagem em Rede (PEAR) |
15 |
Concepção de ciência e ambiente. Contextualização do ensino de ciências naturais na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Objetivos e função social do ensino de ciências. Estudo de conteúdos e procedimentos metodológicos para o ensino de ciências na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Elaboração de propostas metodológicas e recursos didáticos para a ciência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A avaliação da aprendizagem em ciências. |