O Seminário Regional UniRede – SUL – foi iniciado com a palavra do Prof. Luis Otoni Meireles (IFSUL) – Representante da Região Sul e Coordenador geral do evento. A Profa. Karina Marcon (UDESC) – Representante das IES Estaduais – deu as boas vindas em nome da UDESC, que propiciou as instalações e apoio para realização do evento. Por fim, o Sr. Reitor da UDESC e atual Presidente da Câmara de EaD da ABRUEM, , Prof. Marcus Tomasi , falou da importância desses espaços de discussão e defesa da educação pública, desejando sucesso ao evento.
Na sequência, a profa. Mára Lúcia Carneiro, representante das Universidades Federais no Conselho de Coordenação Política da UniRede, apresentou as principais realizações da Gestão 2018/2019 e os presentes trouxeram suas dúvidas sobre as questões apresentadas, bem como fizeram sugestões de parcerias e contribuições para a atual gestão. Para encerrar a abertura do evento, apresentou-se o site da UniRede e as mídias sociais (Facebook e Instagram), convidando todos a acompanharem as notícias e novidades, ali divulgados.
No período da tarde, os trabalhos iniciaram os relatos do prof. Adriano Marcos Fuzaro (Diretor Administrativo da EaD – IFPR), que apresentou a Experiência EaD com prefeituras e estado do Paraná e o prof. Paulo José Evaristo da Silva (IFSP), que relatou como as parcerias interinstitucionais podem viabilizar a oferta de cursos em tempos de crise, seguido da apresentação e relatos dos presentes. Esse debate foi enriquecido pela participação de profs. de universidades federais, institutos federais, coordenadores UAB e coordenadores de polo, além da contribuição do representante da RNP. Por fim, após o intervalo, foi proposta uma dinâmica, com os participantes sendo divididos em pequenos grupos e cada grupo convidado a abordar uma das questões levantadas pelos palestrantes. Após o debate nos pequenos grupos, os relatores apresentaram as suas propostas de temas a serem aprofundados no Seminário Nacional, visando a construção do documento “Estratégias de financiamento, cooperação e sustentabilidade na EAD pública – Região SUL” .
Como utilizar a gamificação nos cursos EaD
Na oficina “Como utilizar a gamificação nos cursos EaD”Oficina”, a professora Maria Isabel Accorsi demonstrou, por meio de práticas aplicadas, como introduzir a gamificação nos cursos de Educação de Educação a Distância (EaD), utilizando-a como elemento facilitador de aprendizagem e instrumento de motivação os alunos. Para isso, apresentou a experiência do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) envolvendo o uso da gamificação em alguns cursos de extensão a distância. O uso da gamificação nos cursos a distância envolve uso da mecânica e das dinâmicas de jogos, como os desafios, as recompensas e os rankings visando melhorar a motivação, a confiança, a persistência e a aprendizagem do estudante em contextos educativos. Além de apresentar as experiências do IFSC e discutir aspectos importantes que devem ser considerados na utilização da gamificação na EaD – como conhecer o perfil do público para o qual o curso se destina, evitar infantilização/simplificação ou excessos no curso, dentre outros – a palestrante realizou uma atividade prática na qual os participantes da oficina puderam vivenciar a edição de alguns recursos do ambiente virtual de aprendizagem Moodle aplicando princípios de gamificação. A oficina proporcionou importantes reflexões sobre como esses princípios podem ser agregados na elaboração de conteúdos e atividades de aprendizagem em cursos a distância.
A webconferência (MConf) como estratégia para EaD
Ministrada por Mateus Rodrigues Oliveira (Analista de Operações de Serviços de TIC, na Diretoria Adjunta de Gestão de Serviços da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP). Foi apresentada a versão atual do sistema de webconferência MConf, cujo acesso é aberto a todas as instituições públicas cadastradas na RNP, seguida da apresentação e experimentação da nova versão, adaptada para HTML5, a ser disponibilizada a partir de 01/06/2019.