O evento é mais uma das iniciativa da associação Universidade em Rede que realiza debates em todas as regiões brasileiras.
A região sul, coordenada pela professora Mára Lúcia Carneiro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pretende debater aspectos relacionados a curricularização da Extensão e os aspectos que impactam na Educação a Distância, a partir de uma reflexão crítica das Diretrizes para as Políticas de Extensão da Educação Superior Brasileira (Portaria nº 1.350 D.O.U. de 17/12/2018). Nesse sentido, serão compartilhadas experiências nacionais e internacionais de projetos e outras iniciativas que viabilizam a prática da Extensão de forma integrada com ações a distância.
Os representantes da UDESC e UNIPAMPA destacaram a importância do tema para a comunidade educacional brasileira com mensagens de saudação a todos aqueles que organizam e acompanham o evento. O vice-presidente da UniRede destacou as principais ações realizadas pela UniRede, entre elas o programa de mobilidade virtual discente (nacional e internacional – com adesões em andamento), os estudos e pesquisas no campo da formação de competências digitais de docentes que atuam na educação superior, diversos grupos de trabalho que desenvolvem a unirede e o processo de articulação política.
Na sequência deu-se início a programação da Mesa Redonda: Educação a Distância e a Curricularização da Extensão, contando com a presença dos professores(as) Dr. Alfredo Balduíno (UDESC), Dra. Sandra de Deus (UFRGS) e Dr. Diogo Casanova (UAB – Portugal). Os palestrantes abordaram a questão da curricularização da extensão, destacando as questões vinculadas à legislação, bem como refletindo sobre como devemos repensar o modelo de ensino de forma a integrar as ações de extensão. Prof. Diogo trouxe o exemplo das microcertificações (denominadas “microcredenciais em Portugal), que permitem que o aluno realize várias formações de curta duração, compondo seu portfólio, podendo mais adiante solicitar a certificação em uma determinada área.
No turno da tarde foram apresentados alguns relatos de experiências de extensão integrando ações a distância, envolvendo – Universidade Aberta para Pessoas Idosas e as ações a distância – Adriane Teixeira, Maira Rozenfeld Olchik e Mára Lúcia Carneiro (UFRGS), Plataforma PlaforEDU e as ações a distância – Luis Otoni Meireles Ribeiro e Raymundo Carlos Machado Ferreira Filho (IFSUL) e – Projeto Aprendizagens Multiculturais e as ações a distância – Maria Cristina Wernz e Onório de Moura (Unipampa).
Seguiu-se uma roda de conversa reunindo mais de 100 participantes, com grande troca de experiências.
As discussões realizadas no seminário no turno da manhã estão disponibilizadas no link do youtube: https://www.youtube.com/watch?v=WEGewFOt2QA